O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

quarta-feira, 16 de março de 2016

Site de simulações sobre a Previdência - Fábio Giambiagi, Sérgio Barbosa Villas Boas

Prezados: nos últimos meses, como consequência de mais de 20 anos de dedicação ao tema, desenvolvi, em conjunto com Sérgio Barbosa Villas Boas, um simulador financeiro para servir de apoio às decisões de natureza previdenciária que cada indivíduo pode tomar ao longo da vida. A maioria dos simuladores disponibilizados na internet não são muito "friendly" e requerem o preenchimento de vários dados para, no final, ter UMA resposta. Em contraste com isso, nossa concepção é que, para o indivíduo que precisa tomar decisões, o interessante é ter: 

i) uma visão gráfica do que deve acontecer; e 
ii) uma visão panorâmica comparando situações parecidas. 

Assim, a pessoa pode saber a resposta para uma pergunta como "Quanto devo poupar por mês a partir dos 20 anos para me aposentar com X a partir dos 60 anos?" mas, imediatamente, pode também comparar essa situação com a alternativa de começar a poupar com 30 ou se aposentar aos 55 anos. Nosso simulador permite essa visualização rápida. Há outros produtos concorrentes relacionados a simuladores financeiros, mas muitas vezes esses produtos são complexos, incompletos ou inadequados. Queremos que nosso produto não seja assim e que permita "tocar" o coração de muita gente. Para isso, precisamos mais do que um simulador sem bugs. Precisamos de uma interface amigável e que mostre como se usa o produto para facilitar a atração de novos usuários.

É um produto inteiramente grátis, disponível no site web 
www.pensione21.com ou www.pensione21.org e que pode ter alcance internacional, com alternativa de migração para o inglês e o espanhol. Se dispuser de um tempo, convidamos você a visitar o site. Ele pode ser útil para: 

* escolas e universidades, em cursos relacionados a finanças
* corretores de produtos de previdência
* educadores financeiros
* pessoas em geral, procurando apoio para seu planejamento financeiro pessoal 

Estamos, através desta mensagem, dando ciência aos amigos e conhecidos acerca da existência do site. Ele pode ser útil para quem estiver lendo esta mensagem, um conhecido ou um amigo. Esperamos que ele possa servir para que pessoas que se interessem pelo assunto encontrem, nos simuladores, um instrumento para programar financeiramente as suas vidas. Por ser algo inteiramente gratuito e tanto o Sérgio como eu termos a nossa vida profissional e o ganha-pão em paralelo, a disponibilidade de tempo que tivemos para aprimoramentos mais profundos era naturalmente limitada. Havia mais coisas que poderiam ter sido feitas, mas confiamos que isto seja suficiente para gerar certa atratividade para o site. 

Fábio Giambiagi

Nenhum comentário: