O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

domingo, 11 de setembro de 2016

Os refugiados e o refugio no Brasil: debate na USP, 29/09/2016


                                                                                                                                             


Os refugiados e o refúgio no Brasil: a lei, as situações e os desafios.
                         29 de setembro de 2016
Das 9h30 às 12h30 – Prédio das Ciências Sociais, SALA 8 - 
Av. Prof. Luciano Gualberto, 315– Cidade Universitária – SP



PROGRAMAÇÃO

MARIA QUINTEIRO mediadora - Socióloga. Núcleo de Políticas Públicas, NUPPs-USP.
FLÁVIO ANTAS CORRÊA“Plano Estadual de Migração e Refúgio” (relação com educação, saúde, justiça e defesa da cidadania, trabalho, família, desenvolvimento social, cultura e pessoas com deficiência).Advogado, especialista em Direito do Trabalho, Coordenador do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas - NETP, da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo.
BERENICE YOUNG“Leituras possíveis no entendimento psicossocial de refugiados em São Paulo- reflexões e experiências” (características do solicitante de refúgio, vivências, problemas e demandas no contexto do serviço de atendimento psicossocial). Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, USP; psicóloga fundadora do Serviço Psicossocial, no Centro Pastoral da Missão Paz.
ALEX ANDRÉ VARGEM - "Desafios nas garantias de direitos e a proteção dos refugiados no Brasil" (Aplicação do Estatuto dos Refugiados, Políticas Públicas estabelecidas e as ausências- Direito à participação política). Sociólogo, com formação sobre o Direito Internacional dos Refugiados pelo International Institute of Humanitarian Law,Itália.
 MARCELO HAYDU - “A Integração Local de Refugiados na Cidade de São Paulo” (integração, desafios nesse processo, lei e políticas públicas). Especialista em Relações Internacionais, professor de sociologia. Diretor Executivo da ADUS- Instituto de Reintegração dos Refugiados no Brasil.
DEBATE APÓS AS APRESENTAÇÕES



Informações e inscrições:
Vera Cecília da Silva, Analista Acadêmica, NUPPs-USP – nupps@usp.br - (11) 3091.3272 / 3815.4134

Nenhum comentário: