O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Como destruir um país em menos de 4 anos: crônica da era lulopetista - Monica De Bolle

Apenas chamando a atenção, sem recomendação por enquanto. Creio que as críticas às políticas econômicas desse último governo, destruidor par excellence da economia brasileira, podem ser estendidas ao conjunto do período, ou seja, a todos os governos lulopetistas. Entre 2003 e 2008, a situação não foi ruim, inclusive porque Lula, sabedor que os economistas do PT eram todos aloprados, preservou as bases da política econômica anterior, e a demanda chinesa fez o Brasil surfar em águas tranquilas. Mas Madame Pasadena começou a exercer seus podres poderes desde essa época, quando substituiu o Stalin Sem Gulag em 2005, e impedir que a ala econômica do governo fizesse um ajuste fiscal real. Depois começaram as barbaridades, com gastos públicas sempre maiores do que o crescimento da economia, as taxas de inflação e a expansão da produtividade (sempre mediocre). Quanto Madame Pasadena se instalou de vez na presidência, toda a sua incompetência pode se exercer livremente.
O resultado está aí.
Paulo Roberto de Almeida

Sinopse

Conta-se que, na década de 1970, ao tentar se livrar de uma superpopulação de coelhos, os ingleses adotaram uma política tão bem-intencionada quanto equivocada, que culminou com a extinção da borboleta- azul no sul do país. O triste fim da bela borboleta é a metáfora escolhida pela economista Monica Baumgarten de Bolle para descrever a desconstrução do Brasil durante os anos de Dilma Rousseff à frente da nação. Depois de o Plano Real reduzir a inflação a patamares suportáveis e permitir a implantação de um conjunto de políticas sociais mais inclusivas, a presidente chegou ao poder determinada a reformular tudo. Na prática, sua gestão levou a economia brasileira a uma situação catastrófica cujos efeitos se farão sentir por muito tempo.
Em texto fluente, Monica acompanha erros e desacertos da presidente, ano a ano, desvendando cada um de seus desatinos. Porém, no lugar de gráficos e tabelas, o leitor encontra drama, uma história de suspense e terror, com vilãs, vilões e pouquíssimos heróis, narrada com pitadas de surrealismo e saborosas citações a filmes e obras da literatura. A dura realidade ganha contornos humanos e compreensíveis mesmo para quem não tem nenhuma familiaridade com o chamado economês.

Descrição do produto e ficha técnica

Título: Como Matar a Borboleta-Azul - Uma Crônica da era Dilma
Autor: Monica Baumgarten de Bolle
Editora: Intrínseca
Edição: 1
Ano: 2016
Especificações: Brochura | 272 páginas
ISBN978-85-5100-076-2
Peso: 520g
Dimensões: 230mm x 160mm x 15mm

Nenhum comentário: