O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Pesquisa analisa a gestao da politica externa nos dois mandatos de FHC - livro de Erica Cristina Alexandre Winand (Unesp)



Pesquisa analisa a gestão da política externa nos dois mandatos de FHC
quinta-feira, 22 de setembro de 2016



Presidente argentino Fernando de La Rua (esq.) encontra o presidente Fernando Henrique Cardoso (dir.) durante encontro bilateral realizado em Quebec, Canadá, em 20 de abril de 2001 (Fonte: gettyimages) Especialista elucida a rivalidade histórica ao examinar as relações brasileiras e argentinas no campo da Defesa durante os anos de 1995 a 2002
Em suas histórias independentes, Brasil e Argentina nutriram grande rivalidade na persistente competição pela preponderância regional.  Em Diplomacia e defesa na gestão Fernando Henrique Cardoso (1995-2002): história e conjuntura na análise das relações com a Argentina, Érica Cristina Alexandre Winand analisa as condicionantes históricas e circunstanciais para compreender essa relação no campo da Defesa ao longo dos anos em que Fernando Henrique Cardoso presidiu a República, mostrando-nos seus meandros, voltas e reviravoltas – muitas delas apenas aparentes.
O livro traz um panorama histórico com o surgimento, evolução e reflexos da rivalidade entre Brasil e Argentina, as percepções brasileiras sobre cooperação regional como condicionantes do vínculo com a Argentina e as particularidades da dinâmica decisória de nossa diplomacia. Nascida do esforço de pensar as relações internacionais a partir da abordagem metodológica da História, esta obra revela ainda como o processo de decisão da política exterior brasileira é caracterizado por uma ausência de sintonia e de diálogo entre os corpos militar e diplomático, tão parecidos um com o outro e, por conta disso mesmo, tão afastados entre si.
Em sua extensa pesquisa, Érica Winand trabalhou com muitas fontes, dentre elas um grande número de discursos, além de ter realizado diversas entrevistas com agentes da diplomacia brasileira e também analisado as correspondências da chancelaria que estão no acervo do Arquivo Histórico do Itamaraty, apresentando-nos uma obra fundamental para a compreensão de nosso passado recente e lançando indagações sobre nosso presente como país latino-americano.
Sobre a autora – Érica Cristina Alexandre Winand é mestre e doutora em História e Cultura Política pela Universidade Estadual Paulista, com ênfase em História Militar, da Guerra e das Relações Internacionais. Possui experiência nas áreas de história das relações internacionais e política externa brasileira, particularmente nas temáticas sobre cooperação regional, relações com a Argentina e relações entre diplomacia e Forças Armadas. É pesquisadora do Grupo de Estudos da Defesa e Segurança Internacional (Gedes) e líder do Grupo de Estudos Comparados em Política Externa e Defesa (Copede). Atualmente, é professora adjunta do curso de Relações Internacionais da Universidade Federal de Sergipe (UFS).
Título: Diplomacia e defesa na gestão Fernando Henrique Cardoso (1995-2002): história e conjuntura na análise das relações com a Argentina 
Autora: Érica Cristina Alexandre Winand
Número de páginas: 318 
Formato: 14 x 21 cm 
Preço: R$ 68,00 
ISBN: 978-85-393-0638-1

Nenhum comentário: