O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

domingo, 16 de abril de 2017

Roberto Campos no Estadao: artigos diversos

Começando pelo seu discurso de despedida do Congresso, pronunciado num plenário quase vazio da Câmara dos Deputados em janeiro de 1999, o Estadão reproduz uma série de artigos publicados pelo economista-diplomata-intelectual, neste link:
http://brasil.estadao.com.br/blogs/arquivo/roberto-campos-no-estadao/

Roberto Campos no Estadão

Edmundo Leite
O Estado de S. Paulo, 15 Abril 2017 | 16h28

Além de ser personagem de inúmeras reportagens durante sua trajetória de economista, diplomata, ministro, parlamentar e escritor, Roberto Campos (1917-2001) escreveu dezenas de artigos que foram publicados ao longo de mais de quatro décadas no Estadão. O seu discurso de despedida da vida parlamentar foi publicado na íntegra em 31 de janeiro de 1999.
“Comecei esse discurso dizendo de minha frustração por ter ao fim de três mandatos encontrado o país com os mesmos problemas do início. Isso me faz lembrar o famoso e quase intraduzível poema de T.S. Elliot, o ‘East Giddings’, no ‘Four Quartets’: “The end of all our exploring / Will be to arrive where we started / And know the place for the first time.” “O fim de toda a nossa busca / Será chegar ao lugar onde começamos / E ter a sensação de descobri-lo pela primeira vez”.

Estadão – 31.1.1999

Nenhum comentário: