O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sexta-feira, 1 de janeiro de 2021

Relações econômicas internacionais do Brasil, 1945-2020 - Paulo Roberto de Almeida

 Relações econômicas internacionais do Brasil, 1945-2020  

Paulo Roberto de Almeida

(www.pralmeida.orghttp://diplomatizzando.blogspot.com)

 

Sumário: 

Introdução: o Brasil no sistema econômico multilateral do pós-guerra

A ordem econômica internacional do pós-guerra e a economia brasileira

O multilateralismo econômico do pós-guerra e o Brasil

Brasil: cronologia sumária do multilateralismo econômico, 1944-2019

Vetores das relações econômicas internacionais do Brasil, 1944-2020

 

 

Introdução: o Brasil no sistema econômico multilateral do pós-guerra

O presente texto examina mais detidamente a diplomacia econômica do Brasil na era contemporânea, com o objetivo de preparar o terceiro volume de minha trilogia em torno da formação da diplomacia econômica no Brasil, cujo primeiro volume, dedicado ao período monárquico, foi publicado em 3ra. edição em 2017, pela Fundação Alexandre de Gusmão (disponível em sua Biblioteca Digital: Volume Ilink: http://funag.gov.br/loja/index.php?route=product/product&product_id=907; e Volume II, link: http://funag.gov.br/loja/index.php?route=product/product&product_id=908).

Esse primeiro volume partia do período colonial, quando ainda não existia o Brasil enquanto nação independente, e se estendia, mais especificamente, a partir de 1808, quando passamos a ter relações exteriores a partir do Brasil, prolongando-se até 1889, ou seja, até o final do Império. Mas esse primeiro volume também tem, ao seu final, um longo capítulo republicano, trazendo nossas relações econômicas internacionais até o final do século XX, ou até um pouco além, pois nesta 3ra edição estendi a informação factual até cobrir nosso ingresso oficial no Clube de Paris, como país credor, em outubro de 2016, bem como nossa demanda de adesão plena à OCDE, em junho de 2017 (ainda em curso). 

O segundo volume comporta certo trabalho de sistematização no que se refere à informação estatística serial, dadas as enormes rupturas econômicas ocorridas desde o deslanchar da Grande Guerra, em 1914, no decorrer das crises do entre guerras, sobretudo a partir de 1931, mais até do que em 1929, e depois até o final da Segunda Guerra Mundial, ou até praticamente 1948, quando são instituídas as organizações primaciais da ordem econômica mundial contemporânea, as duas irmãs de Bretton Woods e o Gatt, tornado órfão com o fracasso da OIC, a primeira organização dedicada ao comércio multilateral, criada em Havana, ao final da terceira grande conferência econômica do pós-guerra. O terceiro volume trará a história de Bretton Woods aos nossos dias, e é em torno desse período que formulo meus desenvolvimentos neste ensaio, mas o faço apenas com base em notas sintéticas, sem grande suporte factual ou documental.

 (...)


Ler a íntegra neste link: 

https://www.academia.edu/44814518/3571_Relacoes_economicas_internacionais_do_Brasil_1945_2020

Nenhum comentário: