O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

Sobre a resistível ascensão de um oportunista no Itamaraty - Paulo Roberto de Almeida

 Sobre a resistível ascensão de um oportunista no Itamaraty

Paulo Roberto de Almeida 

EA se formou no ano em que Collor foi impeached, 1992. Percorreu uma carreira de aparente conformismo burocrático, sempre defendendo as políticas do momento, até com certo entusiasmo, pois é perfeitamente conhecida sua plena identificação com posturas que agora condena de forma veemente, sobretudo durante a tucanocracia e sob o lulopetismo diplomático. Há registros disso.

Parece que não aprendeu nada nos 30 anos seguintes à sua formatura, ou então desaprendeu a partir da ascensão da direita, depois das manifestações de 2013.

O que pode ter ocorrido nos anos da transição pós-lulismo, é mais oportunismo do que diplomacia. Foi oportunista na carreira e na política. Há registros...

Paixões humanas são poderosas: aguentam 30 anos de armário. 

Acho que é isso!

Mas assim como Orwell brincou com a aspiração igualitária da Esquerda — segundo a qual “todos são iguais, mas alguns são mais iguais do que outros” —, na Direita também existem os mais comprometidos, até exageradamente, com certas causas: EA se comprometeu inteiramente com as causas dos novos donos do poder, por mais esquizofrênicas que elas fossem e mais contraditórias e divergentes com tudo o que “aprendeu” ou praticou (fielmente) em sua trajetória profissional diplomática.

O caráter exacerbado de sua adesão ao olavismo sofístico, ao bolsonarismo político, sua extrema submissão ao bolsolavismo diplomático comandado por seus mestres, aos quais ele se sujeita caninamente, até com certo entusiasmo, demonstram, porém, uma personalidade profundamente desequilibrada.

Indivíduos assim são muito infelizes, desconfortáveis consigo mesmos.

Mas não sou psiquiatra para estabelecer um diagnóstico preciso: sou apenas um observador da realidade. E essa realidade é profundamente insana, sendo partilhada por todos os que integram o círculo íntimo do poder; todos os demais são em geral oportunistas ou pessoas sem caráter.


Paulo Roberto de Almeida

Brasília, 16/02/2021

Nenhum comentário: