O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

Existem argumentos racionais para debater com um debil mental? - Ricardo Bergamini

É possível, sim, discutir com um esquerdista, um direitista, até um ignorante. Mas é difícil debater com um débil mental.

É o que deixa entender Ricardo Bergamini, abaixo.

 

Inflação é termômetro, não febre. A febre é o governo de aloprados do Bolsonaro (Ricardo Bergamini).

Prezados Senhores

 

O presidente da República, Jair Bolsonaro, disse neste sábado, 20, que a decisão de afastar Roberto Castello Branco do comando da Petrobras se deu porque a magnitude dos reajustes dos preços dos combustíveis este ano foi uma “covardia”. Para ele, a estratégia de aumentar os valores foi para “atacar” o seu governo.

 

Com base no quadro demonstrativo abaixo, a conspiração é ampla, geral e irrestrita contra o débil mental Bolsonaro.

 

 

IPCA

Dezembro de 2020

 


 

Se a sociedade brasileira não impedir esse desequilibrado: “os vivos invejarão os mortos no Brasil”.  

 

Alguém tem que avisar a esse imbecil que inflação é termômetro, não febre. A febre é o seu governo de aloprados 

 

- O IPCA nos últimos doze meses, até dezembro de 2020, foi de 4,52% ao ano (inflação da primeira classe, a turma dos 40 salários mínimos).

 

- O IGPM nos últimos doze meses, até dezembro de 2020, foi de 23,14% ao ano (inflação real do mercado, aumento dos aluguéis).

 

- O IPP nos últimos doze meses, até dezembro de 2020, foi de 19,40 % ao ano (inflação dos produtores).

 

- Taxa de juros SELIC em dezembro de 2020 foi de 2,00% ao ano. 

 

- Taxa de juros de longo prazo (rolagem da dívida do governo) em dezembro de 2020 foi de 8,37 % ao ano.

 

- Taxa de juros para devedores de segunda classe em dezembro de 2020 foi de 25,5% ao ano.

 

- Taxa de juros para devedores de primeira classe em dezembro de 2020 foi de 7,9% ao ano.

 

 

Bolsonaro fala em ‘covardia’ com reajuste e ‘compromisso zero’ de Castello Branco

 

Estadão, 20/02/21

 

O presidente da República, Jair Bolsonaro, disse neste sábado, 20, que a decisão de afastar Roberto Castello Branco do comando da Petrobras se deu porque a magnitude dos reajustes dos preços dos combustíveis este ano foi uma “covardia”. Para ele, a estratégia de aumentar os valores foi para “atacar” o seu governo.

 

Durante conversa com apoiadores neste sábado, o presidente também prometeu agir no mercado de energia elétrica. “Vamos meter o dedo na energia elétrica, que é outro problema também”, afirmou.

 

O nome do general terá de ser aprovado pelo conselho da companhia, que há 36 anos não era presidida por um militar. “Parecia exorcismo quando eu falei que não ia prorrogar por mais dois anos o mandado do cara (Castello Branco). Compromisso zero com o Brasil, zero. Nunca ajudaram em nada…”, descreveu o presidente.

 

Mais cedo, numa live dentro de um carro, Bolsonaro também criticou o fato de Castello Branco estar trabalhando em home office desde março. Agora, sua insatisfação foi com a elevação dos preços nas bombas, que seria injustificada. “Não é aumentando o preço de acordo com o petróleo lá fora e o dólar aqui dentro, é mais do que isso: a preocupação é ganhar dinheiro em cima do povo. Não justifica 32% de reajuste do diesel no corrente ano. Ninguém esperava essa covardia desse reajuste agora”, afirmou.

A Petrobras é uma companhia mista e tem suas ações negociadas na Bolsa de Valores no Brasil e também no exterior, por meio de ADRs. A decisão da sexta à noite de tirar Castello Branco da estatal fez os preços da companhia despencarem no mercado financeiro aqui e nos Estados Unidos pelo temor de uma interferência do Planalto sobre a empresa. “Ninguém quer interferir ou está interferindo na Petrobras, mas eles estão abusando. Assim como eu dizia que queriam me derrubar na pandemia pela economia, fechando tudo, agora resolveram atacar na energia”, justificou.

 

Ricardo Bergamini

www.ricardobergamini.com.br


Nenhum comentário: