O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

Brincando de Arnold Toynbee: os destruidores da ordem mundial - Paulo Roberto de Almeida

Brincando de Arnold Toynbee: os destruidores da ordem mundial 

 

Paulo Roberto de Almeida

Diplomata, professor

(www.pralmeida.org; diplomatizzando.blogspot.com)

 

 

Como sempre, gosto de refletir historicamente. Aqui vão minhas especulações sobre o presente.

Estamos assistindo agora à terceira desordem mundial, criada por Putin. A primeira foi a do Napoleão, que bagunçou toda a ordem tradicional da Europa no início do século XIX. A segunda foi a dos tiranos fascistas na primeira metade do século XX, que levaram à maior destruição desde as guerras de religião do século XVII. A terceira é esta que está diante de nós, fabricada inteiramente por um êmulo de Hitler e de Stalin: o que virá depois?

No início do século XIX tivemos o Congresso de Viena, que trouxe quase um século de paz, na Europa. Em meados do século XX, tivemos Dumbarton Oaks (não San Francisco, mero carimbo e assinaturas), que criou a ordem sob a qual vivemos nos últimos 80 anos. 

Depois da derrota da Rússia, pois ela será derrotada, a despeito da cumplicidade da China, o que só prolongará a agonia, o que teremos? Uma nova conferência multilateral para completar o que ficou faltando implementar na Carta da ONU: uma comissão militar operacional, para segurar os candidatos a novos tiranos? 

Duvido um pouco, pelo menos enquanto Putin e Xi estiverem no poder. 

Aplicando o paradigma Thomas Kuhn, precisaremos esperar a morte dos últimos tiranos?

 

Paulo Roberto de Almeida

Brasília, 4091: 24 fevereiro 2022, 1 p.

 

Nenhum comentário: