O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

terça-feira, 8 de fevereiro de 2022

O estupro do Orçamento - Paulo Roberto de Almeida

 O estupro do Orçamento 

Foi assim que eu chamei, já algumas semanas atrás, o novo “processo” orçamentário pelo qual o estamento político cleptocrático do Congresso — que é constituído pela MAIORIA dos líderes dos partidos ali representados, da extrema-direita às esquerdas, com a notável exceção do Novo — esquarteja de forma horripilante o projeto de orçamento anual enviado pelo Executivo, corta sem dó verbas destinadas a programas e projetos de relevância nacional e social (como saúde, educação, C&T, grandes obras de infraestrutura) e destina essas verbas a projetinhos paroquiais de parlamentares que apoiam o governo, complacente no estupro, pois é a única forma desse desgoverno do Bozo se manter em face de mais de 130 pedidos de impeachment pelos CRIMES já cometidos contra a Constituição e a democracia de baixíssima qualidade que temos no Brasil.

Alguns dias atrás, eu fiz um desafio aqui:

“Os petistas que me adoram poderiam informar, por favor, se o PT pretende manter ou descartar essa inovação?

"Líderes no Congresso, da base e da oposição, afirmam que o orçamento secreto será mantido ou mesmo ampliado no próximo governo, seja qual for o resultado das eleições." (Globo)”

Nenhum deles se dignou a responder até o momento, o que me deixa supor que Lula o seu partido de algibeira estão inteiramente de acordo com o ESTUPRO ORÇAMENTÁRIO.

Era o que eu tinha a concluir.

Um país não “morre” de repente por alguma crise maior, mesmo uma disrupção econômica ou social. Mas ele pode morrer moralmente quando suas elites dirigentes e dominantes se empenham em dilapidar os “súditos” — sim, porque não podem mais serem chamados de cidadãos— de seus recursos, praticando apropriação e roubo declarado contra a sua criação de riqueza.

É o que se pode chamar de PATRIMONIALISMO GANGSTERISTA!

É a isso a que o Brasil foi reduzido, desde algum tempo já, processo aperfeiçoado durante a gestão altamente corruta do PT e agora consolidado durante o desgoverno incompetente do psicopata de ocasião.

Paulo Roberto de Almeida

Brasília, 8/02/2022

Nenhum comentário: