O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

Entrevista de Paulo Roberto de Almeida ao UOL sobre o Itamaraty e a questão da Ucrânia - Chico Alves

 'Postura do Itamaraty é vergonhosa', critica embaixador


Chico Alves
Colunista do UOL
25/02/2022 11h47

Com a experiência de 44 anos de serviço na diplomacia, o embaixador Paulo Roberto Almeida se mostra bastante crítico quanto ao desempenho do Itamaraty em na mais grave crise internacional das últimas décadas. Ele considera que o ministro das Relações Exteriores, Carlos França, está sendo humilhado pelo presidente Jair Bolsonaro na forma como lida com a invasão da Ucrânia pela Rússia.

"É uma situação difícil, Carlos França está na corda bamba, mas poderia encontrar uma maneira de dizer que o Itamaraty não é isso. Não o fez", comentou Almeida à coluna. "Está sendo submisso demais ao presidente".

Ainda no estágio anterior da crise, quando a Rússia reconheceu duas regiões ucranianas como repúblicas independentes, o representante brasileiro leu uma nota no Conselho de Segurança da ONU. "Ali, o Itamaraty, provavelmente orientado pela Presidência, trata o caso como se as duas partes fossem equivalentes, fala em 'preocupações legítimas de segurança de todos'", lembra o embaixador, que se aposentou no fim do ano passado. "É uma coisa vergonhosa, nesse momento em que temos uma potência intimidando um outro Estado, fazendo atos ilegais".

Já na visita de Bolsonaro a Vladimir Putin, Almeida acredita que o Itamaraty alertou o presidente brasileiro de que o momento era inoportuno. Mas Bolsonaro "bateu o pé e foi".

"O chanceler não tem nenhuma autonomia. Bolsonaro constrange todos os seus ministros, o das Relações Exteriores é um deles", avalia o embaixador.

"No último episódio, Carlos França foi levado na live do presidente para contestar a fala do vice-presidente Hamilton Mourão, que tinha defendido reação armada. O chanceler não poderia dizer que não iria, ficou ali parado, do lado do presidente", recorda. "Está manchando a biografia".

O embaixador considera que a permanência do chanceler no cargo atende até mesmo o pedido dos diplomatas, que estão aliviados em ter à frente do ministério alguém muito melhor que o antecessor, Ernesto Araújo, que Almeida classifica como "um louco".

"Nesse desgoverno, o substituto sempre pode ser pior. Mas é triste que França não consiga colocar em prática a postura técnica do Itamaraty em uma questão tão crucial", lamenta.

https://noticias.uol.com.br/colunas/chico-alves/2022/02/25/postura-do-itamaraty-e-vergonhosa-critica-embaixador.htm


Nenhum comentário: