O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sábado, 5 de fevereiro de 2022

Brasil: uma nação à deriva? - Paulo Roberto de Almeida

 Brasil: uma nação à deriva? 

Paulo Roberto de Almeida

Se a PEC de eliminação dos impostos sobre combustíveis (proposta da Casa Civil) sem compensação fiscal passar no Congresso (o que me parece difícil até por contrariar a Lei de Responsabilidade Fiscal), o Brasil poderá ser arrastado para um Hospício Orçamentário que vai terminar por destruir o equilíbrio das contas públicas. As consequências econômicas do populismo eleitoreiro serão terríveis para o país.

Não é possível que estejamos assistindo a tamanha insanidade legislativa, fruto da conivência entre a incompetência administrativa do presidente (e suas necessidades eleitorais) e a total irresponsabilidade política daqueles que de fato comandam o país. 

Eu me preocupo com a sanidade mental do estamento político plutocrático e cleptocrático, atualmente no controle da Casa Civil e da Câmara dos Deputados — ou seja, o núcleo do poder real no Brasil atual —, pois ele pode estar jogando no lixo qualquer resquício de ordem econômica normal no Brasil. 

Pagaremos caro por isso, os mais pobres em primeiro lugar. 

Que tristeza que isso esteja ocorrendo no ano do bicentenário da nação!

Paulo Roberto de Almeida


Nenhum comentário: