O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sábado, 5 de fevereiro de 2022

Olhando a paisagem ao redor - Paulo Roberto de Almeida

 Olhando a paisagem ao redor

Paulo Roberto de Almeida

Contemplando pelo noticiário da antiga capital federal o rol de crimes (inclusive e provavelmente sobretudo) pela polícia, pela disseminação de armas, o racismo e a má educação persistentes, os inúmeros casos de corrupção em todas as esferas da administração pública, o desleixo geral e a imoralidade públicas e manifestas por parte dos “representantes do povo” (vários das milícias, na verdade), constato que o Rio de Janeiro está se autodestruindo, mas também vejo que o Brasil, para nossa maior tristeza, parece seguir atrás.

Temos duas cleptocracias em ação no país: o estamento político oligárquico tradicional e certas seitas evangélicas que também se voltaram para a política. Estas são as duas saúvas que ameaçam destruir o país, não apenas pelo roubo e pela corrupção, mas também no plano cultural, educacional e principalmente moral.

Parece que não existe DDT social ou nacional capaz de eliminar essas duas pragas; dessa forma, continuaremos nossa trajetória para a anomia política e social, o que indica que a deterioração do país tem um grande futuro pela frente.

Antigamente eram os mais pobres que saiam do país para trabalhar em outros lugares. Agora é a classe média que rejeita a imoralidade, a insegurança, a má qualidade dos serviços públicos (a despeito dos altos impostos), a má educação, a falta de perspectivas, para tomar o caminho da expatriação. 

O Brasil tem futuro?

Stefan Zweig, antes de se suicidar, 80 anos atrás, acreditava que sim, numa perspectiva otimista, sobretudo pela plasticidade de nossa formação e nossa integração cultural. 

Começo a duvidar dessa visão, mas é importante não insistir nos elementos corruptores de nossa boa índole e procurar, ao contrário, enfatizar nossas boas realizações. Sempre há esperança, quando adquirimos consciência do desmazelo e das ameaças e tomamos a via da correção e da (re)construção.

Será um caminho longo, mas não temos outra opção: este é o nosso país, esta é a nação que estamos soberanamente construindo há dois séculos; e a mesma que vamos legar a nossos filhos, netos e bisnetos. Nossa missão é sempre construir,  jamais destruir.

Persistiremos…

Paulo Roberto de Almeida 

Brasília, 5 de fevereiro de 2022

Nenhum comentário: