segunda-feira, 25 de novembro de 2024

Artista belga na exposição “Caipiras: das derrubadas à saudade” - Patrimônio Belga no Brasil

 Como considero a Bélgica minha segunda pátria – mesmo se eu não acredito em pátrias, sendo um simples cidadão do mundo – tenho o prazer de postar esta informação aqui, e tentar visitar essa exposição em SP assim que for possível. PRA


Artista belga na exposição “Caipiras: das derrubadas à saudade”

A Pinacoteca de São Paulo (@pinacotecasp) abriu uma nova exposição no último dia 23 de novembro que, a partir de 70 obras de 35 artistas diferentes, produzidas entre 1840 e 1940, traça um painel histórico da construção do caipira na arte. São três salas com pinturas que nos mostram esse personagem, seus antecedentes e suas relações com a natureza e a vida cotidiana. Segundo o diretor-geral da Pinacoteca, Jochen Volz, “elas fazem parte do movimento do Realismo que buscava uma arte nacional ao representar pessoas comuns e seus cotidianos, rompendo com uma arte da corte”.  Para o curador Yuri Quevedo (@yuriquevedo), a identidade caipira existe até hoje e “resiste no tempo e na memória do presente ... resiste na saudade”.

Entre várias obras do conhecido pintor Almeida Júnior, encontra-se uma pintura do artista belga Adrien van Emelen (1868 – 1943), Caipira picando fumo, provavelmente pintada entre 1920 e 1943, época em que viveu em São Paulo, migrando da Bélgica com a sua família, na busca de melhores condições de vida após a primeira guerra mundial.



A história de van Emelen foi exaustivamente estudada, em arquivos belgas, britânicos e brasileiros pelo pesquisador Marc Storms que, em 2018 publicou o livro “Ad. H. van Emelen: A trajetória de um artista belga em São Paulo". No catálogo da exposição as professoras Aline Montenegro Magalhães e Solange Ferraz de Lima, citam várias vezes o livro e nos convidam a explorar mais as obras desse artista que, embora tenha várias obras expostas e guardadas em museus e centros culturais das cidades de São Paulo, Santos e Itu, ainda é pouco conhecido.

Se você se interessa por arte, não perca a exposição que fica em cartaz até 13 de abril de 2025, na Praça da Luz, 02, em São Paulo E, podem adquirir o livro “Ad. H. van Emelen: A trajetória de um artista belga em São Paulo" por meio do link http://www.belgianclub.com.br/pt-br/content/comprar-livros




Boa leitura! Boa exposição!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.