Um apelo de Lourival Sant’Ana
Em outubro de 2021, pedi aqui ajuda para o estudante ruandês de história Nepomuscene Niyobyiringiro realizar seu sonho de fazer mestrado e se tornar professor de História. Com a ajuda de alguns de vocês, e depois de muitas dificuldades, Nepo, como é conhecido, ingressou no ano passado no mestrado em História da Universidade Makerere, em Uganda. Disciplinado e espartano, trabalhando como pedreiro e como guia do museu de história da cidade, sem ter conseguido bolsa, Nepo está agora na reta final do curso.
Com a nossa ajuda, ele pagou o primeiro ano e fez um empréstimo para pagar o segundo. Ele já fez a pesquisa de campo com as vítimas, algozes e testemunhas do Genocídio de Ruanda. Agora Nepo precisa se concentrar na redação e defesa da dissertação.
Nepo precisa pagar 5.613.000 shillings ugandenses (veja a segunda foto), ou R$ 8.853, para a universidade. Se puder ajudar, e quiser falar com o Nepo, por favor me mande mensagem no particular. Conheci o Nepo em 2019, em Butare, Ruanda, quando ele fazia graduação em história e estágio no museu local. Ele me deu uma aula sobre o genocídio, tema do seu trabalho de conclusão de curso. Nepo nasceu quando o genocídio estava acontecendo, em 1994.
Ele não conheceu o pai e sua mãe foi embora depois que ele nasceu, fugindo de uma "feitiçaria", que deixou cicatrizes no corpo dele também. A avó cuidou dele até os 5 anos de idade, quando ela morreu. Uma família o adotou, e o maltratava. Nepo fugiu e passou a viver na rua. Contando com a ajuda de pessoas caridosas, conseguiu estudar. Destacou-se na escola e recebeu uma bolsa para fazer a graduação em história (todo ensino superior é pago em Ruanda).
Eu o ajudei modestamente, para que ele pudesse concluir a gradução. Agora, Nepo faz mestrado sobre o genocídio, em sua busca intelectual constante do significado de sua própria história.
Murakoze ("obrigado" em kinyarwanda, a língua nativa do Nepo).
Criei essa vaquinha: https://lnkd.in/db4kFyud
Nenhum comentário:
Postar um comentário