O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida.

quarta-feira, 12 de março de 2025

Pequenas notas "negativas": inflação, vacinas, morticínio na Ucrânia - Paulo Roberto de Almeida



Não! O novo secretário antivacinal da Saúde, nos EUA, ainda não é responsável pelas recentes mortes por sarampo em alguns estados daquele país mais desenvolvido e avançado do mundo. Esses estados já apresentavam uma baixa cobertura vacinal tradicionalmente, numa taxa bem abaixo da ideal.
Sim, o antivacinal convicto Robert Kennedy Jr. será o responsável exclusivo pelas próximas e futuras mortes de pessoas (adultos e crianças) por sarampo e outras enfermidades que poderiam ser facilmente combatidas por campanhas de vacinação em massa.
Serão feitas? Duvido que ocorra em nível federal, tanto porque os estados possuem "soberania" nessa e em outras esferas (como pena de morte, por exemplo).

De certa forma, a postura antivacinal já é uma espécie de "pena de morte" sobre cidadãos inocentes, sobretudo crianças.

Não! O governo Lula não é o responsável direto pelos aumentos de preços de alimentos (e de outras coisas também). Preços sobem pelo desequilíbrio entre a demanda, em expansão, e a oferta, que não consegue atender o mercado.
O governo Lula só é "culpado" pelo aumento do emprego e da renda, coisas boas em si, mas que estimulam a demanda, em descompasso com o potencial de crescimento ou de oferta total de bens e serviços.
Muito da demanda ampliada é o resultado direto do aumento da liquidez, inteiramente a cargo do governo, no seu afã de "colocar mais dinheiro no bolso do cidadão", como quer o presidente.

Vai que uma coisa "case" com a outra... 


Não! Trump não é o responsável direto pelo aumento do número de mortes (assassinatos) provocados pelas forças russas em sua guerra de agressão à Ucrânia, que já completou três anos. Putin é o principal responsável pelo morticínio, que ele provocou deliberadamente e que pretende manter indefinidamente, até conseguir cumprir seus objetivos insanos.
Trump é apenas responsável pelo número de mortes ADICIONAIS de ucranianos, e pela destruição continuada do patrimíonio material do país, no seguimento de sua interrupção de ajuda militar e cessação de fornecimento de inteligência tática.
Sim, ambos, Trump e Putin, são responsáveis por diversas grandes e pequenas tragédias, não só na Ucrânia, mas no mundo inteiro.
O mundo ficou temporariamente dominado por dois autocratas.

Nenhum comentário: