Nuvens negras começam a amontoar no horizonte
Paulo Roberto de Almeida
Não gostaria de ser ave de mau agouro, mas ao analisar os dados e os debates da atualidade corrente, estou vendo no horizonte algumas nuvens negras para os próximos meses, no segundo semestre e no começo de 2026:
1) Os americanos vão despertar num país muito pior do que na atualidade, com mais inflação, mais recessão, mais conflitos externos e uma desafeição geral dos países europeus e parte considerável do assim chamado Sul Global em relação ao Trump e aos EUA, e portanto, uma aproximação com a China, que está se comportando de maneira a confirmar isso: um elefante na loja de cristais, enquanto a China só observa e retira benefícios desse retraimento do outrora grande líder do Ocidente (agora um vulgar amigo de um procurado pelo TPI, aliás dois, Putin, um assassino cleptocratra confirmado, e Netanyahu, um genocida também incluído no rol dos criminosos de guerra).2) Os brasileiros vão descobrir que as políticas distributivistas e assistencialistas de Lula não vão conseguir baixar a inflação, e vão continuar tão endividados quanto são, atualmente. A política vai continuar polarizada, os partidos do Centrão (traidores como sempre foram) não vão garantir o apoio que o governo precisa para passar seus projetos, sobretudo os fiscais e tributários. As pesquisas de opinião vão continuar negativas, o que levará o governo a aprofundar o populismo, o que só vai servir, consequentemente, para deteriorar ainda mais o cenário econômico. Ou seja, uma corrida ladeira abaixo.
O duro está em suportar, mais do que a desfaçatez da aristocracia do Judiciário, com seus penduricalhos pornográficos e a esbórnia com o dinheiro público, a prepotência de Trump e seus aspones desqualificados. Eles conseguiram perturbar, com a ajuda de Putin, a segurança e a paz no mundo, e vão levar à aceleração da fragmentação do cenário internacional.
Sorry pelo pessimismo, again...
Paulo Roberto de Almeida
Brasília, 25 de março de 2025
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.