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Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida.

sexta-feira, 10 de junho de 2016

A producao brasileira em RI; notas e entrevista-video: Paulo Roberto de Almeida

Recebi hoje, 10/06/2016, de meu colega, amigo, diretor interino do Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais, do Funag-MRE, Ministro Alessandro Candeas, o link para a entrevista que gravamos em 29/04, e que finalmente está disponível, com diversas outras, no canal YouTube do IPRI, como registrado abaixo.
Ao mesmo tempo aproveito para repostar minhas notas que eu havia elaborado antes da entrevista, apenas para guiar meu pensamento e expressão de ideias quando da entrevista, e que obviamente não foram lidas, mas que oferecem um roteiro mais detalhado daquilo que eu falei, por vezes de forma desorganizada (o pensamento costuma ir mais rápido do que a expressão), e até com alguns equívocos por fruto da desatenção (como falar da Rodada Uruguai no final dos anos 1990, quando o correto seria, como é, final dos anos 1980). Mas creio que tanto a entrevista, quanto as notas transcritas novamente abaixo transmitem um pouco da minha experiência e conhecimento acumulado nessa área.
Disponham...
Paulo Roberto de Almeida



 

Paulo Roberto de Almeida
 [Notas para uma entrevista concedida a Alessandro Candeas, feita em 29/04/2016, no Anexo II do Itamaraty; para divulgação em arquivo de vídeo pelo IPRI-Funag.]


Tendo exercido, voluntária e episodicamente, desde o início dos anos 1990, atividades didáticas e de pesquisa em diversos campos das relações internacionais do Brasil, e tendo também elaborado alguns trabalhos de história diplomática do nosso país, o que igualmente incluiu resenhas críticas das mais importantes obras publicadas nesses campos, creio possuir alguma autoridade acadêmica, ou puramente pessoal, para pronunciar-me sobre essa produção intelectual desde a primeira publicação de um livro meu que traz exatamente esse título: “O Estudo das Relações Internacionais do Brasil” (Brasília: LGE Editora, 2006).
Cabe primeiramente esclarecer que o livro que leva esse título, tendo como subtítulo “um diálogo entre a diplomacia e a academia”, tinha sido publicado uma primeira vez em 1999, como resultado de aulas e palestras que eu havia ministrado no imediato seguimento de um outro livro meu, publicado em 1998, chamado, precisamente Relações internacionais e política externa do Brasil: dos descobrimentos à globalização (Porto Alegre: Editora da UFRGS, 1998). Tendo continuado a exercer atividades didáticas e continuado a pesquisar nesses diferentes terrenos no período imediatamente subsequente publiquei, logo em seguida, o livro que pode ser considerado a primeira edição dessa obra, intitulada apenas O Estudo das Relações Internacionais do Brasil (São Paulo: Editora da Universidade São Marcos, 1999), justamente no seguimento de cursos que eu havia ministrado naquela instituição de São Paulo. Entre a primeira e a segunda edição, diversos capítulos foram revistos, atualizados, expandidos, alguns suprimidos, outros acrescentados. Nele já constava um capítulo sobre “A produção brasileira em relações internacionais: tendências e perspectivas”, que tratava justamente das obras mais relevantes no campo desde épocas pretéritas até os anos 1990.
Esse texto descritivo e analítico foi transposto para o livro de 2006, como primeiro capítulo, tendo recebido o conceito de “avaliação” no seu subtítulo, o que indicava justamente o esforço de exame qualitativo de cada uma das obras ali consideradas. Desde então, não voltei mais a atualizar esse trabalho, que certamente mereceria complemento analítico e descritivo, com base na produção acumulada nos últimos dez anos, mas a tarefa foi, de certa forma, coberta em outros trabalhos e livros publicados desde então. Por exemplo, em meu livro Relações internacionais e política externa do Brasil: a diplomacia brasileira no contexto da globalização (Rio de Janeiro: LTC, 2012), retomo um trabalho pioneiro que havia publicado pela primeira vez em 1992, na revista Contexto Internacional, num plano bem mais metodológico do que propriamente substantivo, inaugurando esse livro e intitulado “Introdução ao Estudo das Relações Internacionais do Brasil”, imediatamente seguido por um outro, chamado “Historiografia Brasileira de Relações Internacionais”, no qual percorro a longa lista de grandes autores e obras decisivas no campo puramente historiográfico – e menos em ciência política – desde Pandiá Calógeras até as contribuições mais recentes de diplomatas e acadêmicos, passando por Hélio Vianna, Delgado de Carvalho (cuja História Diplomática do Brasil, de 1959, fiz reeditar facsimilarmente pela Editora do Senado), o manual bastante conhecido de História da Política Exterior do Brasil, de Amado Cervo e Clodoaldo Bueno, e uma recuperação por Ricardo Seitenfus de aulas dadas no Instituto Rio Branco nos anos 1950 pelo historiador José Honório Rodrigues (até a gestão Rio Branco), que ele complementou até o ingresso do Brasil na Segunda Guerra Mundial. Esse meu livro também comporta uma extensa bibliografia de todas as obras relevantes publicadas até 2012.
Não cabe mencionar aqui muitos outros artigos que publiquei em diversas revistas nessa mesma problemática, com destaque para a Revista Brasileira de Política Internacional, da qual sou editor-adjunto, e a já referida Contexto Internacional. Mas cabe, sim, mencionar que mantenho, desde 2004, a seção “Prata da Casa” na revista da ADB, Associação dos Diplomatas Brasileiros, na qual faço curtas notas sobre os livros (em todos os gêneros) de diplomatas, em sua grande maioria teses do Curso de Altos Estudos, e portanto publicados não exatamente pelos diplomatas em edições comerciais, mas pela Fundação Alexandre de Gusmão (o que não subtrai em nada sua qualidade). Essas muitas dezenas de “miniresenhas”, junto com diversas resenhas críticas, bem mais longas, de livros de diplomatas e não diplomatas, sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil, bem como sobre assuntos da política internacional e da economia mundial, foram por mim coletadas em livros digitais livremente disponíveis em plataformas de cooperação acadêmica, como Academia.edu ou Research Gate, com títulos sugestivos: Prata da Casa: os livros dos diplomatas (Edição de Autor; Versão de: 16/07/2014; completo), Polindo a Prata da Casa: mini-resenhas de livros de diplomatas (Amazon Digital Services: Kindle edition, 2014), Codex Diplomaticus Brasiliensis: livros de diplomatas brasileiros (Hartford, Edição de Autor, 2014) e uma compilação digital das resenhas de livro de não-diplomatas Rompendo Fronteiras: a Academia pensa a Diplomacia (Hartford, Edição de Autor, 2014).
Creio, assim, estar plenamente habilitado a discorrer sobre a produção de acadêmicos e diplomatas brasileiros nas diversas áreas setoriais das RRII do Brasil, muito embora eu não seja um pesquisador em tempo integral – tendo de dividir o meu tempo entre atividades profissionais e estudos voluntariamente conduzidos nas horas vagas – e não exercendo sequer uma atividade didática nessa área específica, uma vez que, desde mais de dez anos divido minhas atividades diplomáticas com a função de professor de Economia Política nos programas de mestrado e doutorado em Direito do Centro Universitário de Brasília (Uniceub). Mas é a partir desse patrimônio de estudos e publicações acumuladas desde pouco mais de três décadas, coincidentes com minha carreira diplomática, que posso manifestar-me a respeito dessa temática, a partir do roteiro muito bem traçado de perguntas formuladas por meu colega e amigo Alessandro Warley Candeas, diretor do IPRI-Funag.

1) Como evoluiu a produção do conhecimento na área de RRII no Brasil nas últimas 2 décadas?

Ela acompanhou, de certa forma, a expansão dos cursos de RRII em nível de graduação, bem como o surgimento de diversos programas de mestrado em universidades públicas já possuindo uma graduação nesse campo (as faculdades particulares, mais numerosas na oferta de cursos de graduação, não se lançam, em sua grande maioria, nos estudos pós-graduados stricto senso, embora possam fazê-lo no tipo lato senso ou cursos de extensão mais genéricos ou focados em áreas mais operacionais, tipo administração de negócios ou comércio exterior). Não tenho certeza de que se possa falar concretamente de “produção de conhecimento”, pois isso implicaria que a pesquisa nessa campo tenha avançado tanto quanto a multiplicação de cursos em nível de graduação, nos quais a transpiração costuma ser bem maior do que a inspiração.
Em todo caso, os professores desses cursos tentam se posicionar numa escala mais favorável nos indicadores de produtividade – bem mais quantitativos do que propriamente qualitativos – que lhes possam permitir um belo currículo Lattes, ou a conhecida distinção entre os pares. O grande elemento propulsor, aqui, foi a constituição da ABRI, em 2005, e seu desenvolvimento satisfatório desde então, muito embora, antes de sua aparição, a realização dos encontros anuais da ENERI ou FENERI tenha oferecido uma boa plataforma para a apresentação de trabalhos, contatos com palestrantes brasileiros e conferencistas estrangeiros. Cabe reconhecer o papel da ABRI no aperfeiçoamento dos padrões de qualidade na pesquisa e interação entre os atores da área, professores, alunos, alguns diplomatas ou personalidades da vida civil com alguma atuação prática no campo das RRII do Brasil.
As “semanas de RRII” nas faculdades, em número bem mais restrito do que o volume de cursos, também ofereceram espaço para o aprofundamento de alguns temas desse campo, congregando o público interno e alguns estudiosos externos, servindo também, tanto quanto os encontros da ABRI, para a divulgação de obras produzidas pelos pesquisadores brasileiros ou edições brasileiras das obras estrangeiras mais conhecidas e já utilizadas. Os cursos de RRII, por sua vez, ascenderam quase exponencialmente no final dos anos 1990 e início dos anos 2000, para bater no teto do mercado, em meados dessa data, para começar a diminuir lentamente a partir daí, mas se trata de um fenômeno típico de oferta e demanda em função das oportunidades ainda relativamente modestas de emprego nessa área (lembrando que a profissão não se encontra regulada em formato de reserva de mercado para “internacionalistas” e não parece haver chance de a hipótese se concretize).
Editoras universitárias ou comerciais passaram a lançar maior volume de livros didáticos de RRII, ou obras gerais dentro do campo, mas o fenômeno editorial mais relevante, com grande intensidade nos últimos dez anos, foi a ascensão da Funag como a maior editora e distribuidora (gratuitamente nas versões digitais) de um alto volume de obras a cada ano. Esse fenômeno é provavelmente tão importante quanto a expansão da diplomacia – no plano funcional corporativo – e da política externa brasileira nos anos aparentemente gloriosos dos governos lulopetistas no Brasil, a partir de 2003. O grande ativismo – alguns diriam a pirotecnia diplomática – conduzido pelo próprio Lula e por seu chanceler foi um grande elemento de propulsão do interesse pela carreira e pelos estudos de RRII nesse período, inclusive porque grande parte da produção acadêmica nesse terreno se dedica mesmo às etapas contemporâneas da diplomacia brasileira.
Em resumo, a produção de conhecimento na área de RRII se densificou, se consolidou, e ao mesmo tempo se diversificou (o que parece óbvio e natural), com a multiplicação de revistas, de seminários, de encontros de pesquisa e de debates, com o aumento da oferta de livros e outros recursos livremente disponíveis, mas não existem ainda condições para se fazer um mapeamento metodológico muito preciso de todas as tendências observadas nos últimos vinte anos, que foram certamente ricas, mas precisam ser avaliadas nas suas diversas categorias analíticas e metodológicas. Talvez o IPRI pudesse promover um encontro de discussão sobre a questão.

2) Quais os principais eixos analíticos e temas?

Existem duas grandes áreas de trabalho, ou seja, de pesquisa e de produção de contribuições significativas nas RRII: a história e a ciência política, ou de ciências sociais, num sentido mais amplo (compreendendo, digamos, sociologia política ou relações econômicas internacionais, esta aqui bem menos explorada na pesquisa ou nas publicações especializadas. Em ambas as dimensões mais relevantes, existem estudos monográficos, de amplo escopo analítico (ou de síntese), trabalhos diacrônicos (ou seja, históricos), e em cada uma delas, o Brasil, sua diplomacia e suas relações exteriores, também chamada de política externa, constituem naturalmente os objetos centrais dos trabalhos de pesquisa e de elaboração na academia brasileira. Mais raros, embora também existam, são os trabalhos na perspectiva comparativa, seja com vizinhos que de fato possuem elementos comparáveis, como a Argentina, por exemplo, seja com grupos ou blocos artificialmente reunidos, como pode ser o Brics, uma assemblagem bizarra de cinco países totalmente díspares em suas características próprias, mas unidos num mesmo foro apenas por iniciativa diplomática de duvidosa racionalidade.
Os temas geralmente tangenciam a grande agenda da diplomacia brasileira: as relações bilaterais (especialmente com grandes atores mundiais), a integração regional (com destaque para o Mercosul), o multilateralismo político (com ênfase na ONU e seu Conselho de Segurança), os novos temas da cooperação internacional (como energia ou meio ambiente, por exemplo) e os das negociações comerciais multilaterais ou mesmo “minilaterais” (bilaterais ou regionais).

3) Quais as principais orientações teórico-metodológicas?

Não existe muita unidade teórico-metodológica nos trabalhos de RRII produzidos no Brasil, pelo menos numa avaliação superficial da literatura publicada, em formato de artigos ou de livros. Manuais à parte – e eles são poucos, inexistindo aqui o modelo dos textbooks muito usados nas academias dos EUA ou da Europa – os textos singulares publicados evidenciam grande diversidade nos métodos de abordagem e nos chamados “marcos teóricos” utilizados, por vezes mais para responder a uma demanda expressa de algum orientador do que a decisões voluntárias daqueles que trabalham nessas áreas. Em situações “normais” de ensino e pesquisa, e em condições normais de exercício da atividade diplomática, a academia brasileira formulou suas próprias orientações em matéria de metodologia dos trabalhos publicados, havido preferência, durante certo momento, pelos estudos em torno da “diplomacia do desenvolvimento”, juntos ou separados com trabalhos sobre as relações com os principais atores nessa equação, os Estados Unidos ou países europeus.
Mas ocorreu, também, a importação de modelos estrangeiros, seja no terreno da história – onde o conceito de “forças profundas”, recolhido em Renouvin, fez sucesso a partir da sua disseminação por um professor renomado como Amado Cervo – ou no da ciência política – como o de Soft Power, aparentemente uma compensação teórica, no nosso caso, por ser um país sem maior dotação de poder material. Aparentemente, no Brasil já fizemos a nossa “substituição de importações” nos estudos de RRII, o que não garante, no entanto, que os novos conceitos e orientações sejam metodologicamente fundamentados e logicamente consistentes. Um dos grandes fantasmas não só dos estudos, em si, mas da própria atividade diplomática e até da postura internacional do Brasil, é a famosa “busca pela autonomia”, talvez uma espécie de compensação psicológica justamente em virtude da pouca autonomia do Brasil na dotação real de fatores de poder, o que se chama de “capacidades”, ou capabilities.
É provavelmente devido a essa obsessão com a autonomia da política nacional, externa ou na área econômica, que o conceito de soberania também é extremamente valorizado na ideologia diplomática nacional. A construção da autonomia, ou da afirmação soberana do país no cenário internacional, emerge naturalmente com o nacionalismo econômico no decurso do século 20, até chegar à sua versão algo caricatural na chamada diplomacia altiva, aquela que se afirmaria de forma autônoma, ou seja, sem a tutela do imperialismo, esse tigre de papel de todos os esquerdistas que se acreditam defensores da soberania nacional, quando na maior parte das vezes estão contribuindo para a introversão econômica e o provincianismo diplomático.

4) Quais autores e obras de maior impacto?

Efetuar uma seleção de obras ou de autores é extremamente arriscado, pois sempre se corre o risco de cometer alguma injustiça com autores consagrados, ou até com autores menos conhecidos que ofereceram trabalhos de alta qualidade, mas que se tornaram menos divulgados por razões diversas. Entre os diplomatas, alguns nomes se tornaram ícones da produção com pretensões a servir de referência nos estudos de área. Pode-se mencionar, por exemplo, Gelson Fonseca, na área da ciência política, ou das relações internacionais sentido estrito. Entre os não diplomatas, o cientista político e ex-chanceler Celso Lafer também produziu uma obra relevante, feita de estudos teóricos, de reflexões sobre os grandes temas de negociações internacionais de que participou (e dos quais foi, muitas vezes, formulador) e de incontáveis artigos de imprensa sobre os mais diversos temas da agenda internacional do Brasil e da realidade política mundial.
Entre os diplomatas, existem incontáveis trabalhos preparados no âmbito do Curso de Altos Estudos do IRBr, e uma seleção certamente implicaria certa dose de arbítrio na indicação dos melhores (que de toda forma foram publicados pela Funag e registrados em minha seção Prata da Casa da revista da ADB e compilados em meus livros digitais de resenhas de livros de diplomatas. Obras produzidas paralelamente a esse âmbito ou fora do ambiente funcional, mas ainda assim atinentes ao universo da diplomacia brasileira podem ser destacadas nos exemplos a seguir: Luis Cláudio Villafañe Gomes Santos tem produzido trabalhos muito consistentes no terreno da história diplomática brasileira, em especial no período imperial e primeira República. Fernando Mello Barreto produziu uma sequência de três grandes obras, resumindo a atuação diplomática de todos os chanceleres da República a partir de Rio Branco até a atualidade, na gestão Celso Amorim, que aliás ofereceu diversas contribuições tanto no terreno memorialístico, como de reflexão sobre sua atividade em diversas grandes temas da política exterior brasileira, tendo tido uma longevidade como chanceler (em duas administrações) que ultrapassou a até então a mais longeva, a do Barão do Rio Branco. Eugênio Vargas Garcia, historiador, trabalhou com grande competência a história (e a pré-história) do multilateralismo brasileiro, em trabalhos de pesquisa sobre a Liga das Nações, sobre a política externa brasileira no entre-guerras e sobre a participação do Brasil na criação da ONU, ademais de ter editado compêndios de documentos históricos e uma cronologia das relações internacionais do Brasil.
Caberia incluir nesse cômputo minha própria contribuição, sob a forma de diversos livros de relações econômicas internacionais, em especial o livro de pesquisa histórica, Formação da diplomacia econômica no Brasil: as relações econômicas internacionais no Império (em duas edições pela Editora Senac- São Paulo, 2001 e 2005). Ainda no terreno da história, não se pode descurar alguns dos livros do diplomata historiador pernambucano Evaldo Cabral de Melo, em especial O Negócio do Brasil, que trata da “recompra” do Nordeste por Portugal aos Países Baixos. Os embaixadores Rubens Ricupero, Luiz Felipe Seixas Correa, Samuel Pinheiro Guimarães e Rubens Barbosa também produziram trabalhos dignos de registro em qualquer compilação de obras de diplomatas, assim como o ex-chanceler Luiz Felipe Lampreia, tanto no terreno das memórias como no da análise de questões da atualidade diplomática (atividade também reproduzida em veículos digitais e artigos de jornais).
Entre os não diplomatas, destacam-se, obviamente, as diversas edições do livro de Amado Cervo e Clodoaldo Bueno sobre a História da Política Exterior do Brasil, bem como diversos trabalhos organizados ou escritos por Henrique Altemani e Antonio Carlos Lessa, entre eles a obra de referência organizada por ambos, Relações internacionais do Brasil, ademais de coleções editadas no âmbito do Instituto Brasileiro de Relações Internacionais (que edita a Revista Brasileira de Política Internacional), do próprio IRel-UnB, ou com editoras comerciais. Registre-se igualmente o ativismo de acadêmicos como Paulo Vizentini, Demetrio Magnoli, Moniz Bandeira, Francisco Doratioto, Ricardo Seitenfus, Tullo Vigevani ou ainda o eminente jurista Antonio Augusto Cançado Trindade, autor de imponente obra no campo do direito internacional e juiz da Corte da Haia.
Cabe aqui uma digressão pessoal quanto ao que me parecem ser as orientações da produção brasileira em RRII segundo a afiliação institucional de seus “produtores”, e se pode aqui distinguir essa comunidade razoavelmente heteróclita – pois que feita de profissionais e de “amadores” da diplomacia – como constituída, grosso modo, de agentes da diplomacia real, que também se dedicam às artes da escrita independente, e de analistas externos, ou seja, todos os acadêmicos e jornalistas, ou quaisquer outros observadores não profissionais da diplomacia, que também se ocupam de descrever, analisar, interpretar os aspectos mais relevantes da política externa do Brasil ou as características da política internacional, incluindo aqui os arqueólogos das relações internacionais, ou seja, historiadores da diplomacia brasileira de eras passadas ou da política mundial ou regional segundo escolhas pessoais.
As orientações da diplomacia profissional, tal como reveladas num exame mesmo perfunctório dos trabalhos por ela publicados (textos resultantes dos Cursos de Altos Estudos em sua vasta maioria), são obviamente quase que um espelho fiel das orientações conjunturais dessa diplomacia, ou seja, da política externa do governo em vigor. Não poderia ser de outro modo: diplomatas são, na grande maioria dos casos, seres perfeitamente imbuídos de princípios e valores da diplomacia tradicional, que por vezes se deixam arrastar por inclinações temporárias ou opções políticas momentâneas, e se guiam, salvo em poucos casos “libertários” (por sua própria conta e risco) pelas duas características sempre repetidas como fazendo parte do padrão comportamental da corporação (tanto quanto para os militares e membros da Igreja Católica): hierarquia e disciplina. Não se pode esperar, assim, que as análises e propostas de políticas feitas por esses profissionais se afastem muito do cânon do momento, ou do governo.
Quanto à academia e ao jornalismo especializado em RRII seria de se esperar uma maior diversidade de opiniões, de metodologias, de orientações políticas e de posturas quanto às políticas concretas que caberia adotar na frente externa das políticas públicas, o que de certo modo ocorria até algumas décadas atrás. Desde o início do milênio, porém, não por acaso coincidente com o governo do PT no Brasil, amplamente bem acolhido, saudado e elogiado por vastos setores da comunidade acadêmica, não foi o que ocorreu e o que se observou nestes anos todos, com uma ampla aceitação, até entusiástica, por parte da academia brasileira, sobretudo (e isso é óbvio) por parte dos professores das faculdades de humanidades em geral, com destaque até para os da área específica de RRII. A falta de senso crítico quanto aos aspectos nefastos, histriônicos e até danosos ou criminosos da diplomacia lulopetista em relação sobretudo a “aliados” regionais, inclusive as piores ditaduras do continente e de outras regiões. Que isso se tenha tornado tão evidente, aos olhos de todos – com os empréstimos ditos “secretos” a algumas dessas ditaduras, por exemplo, em total desrespeito ao Senado Federal e à Constituição – e que isso não tenha despertado o espírito crítico dos acadêmicos, é uma realidade que fere a consciência não só da cidadania organizada, como deveria chamar a atenção de qualquer acadêmico dotado apenas de senso de equilíbrio e espírito crítico.
Estas observações são importantes porque elas revelam uma característica que se tornou marca registrada de grande parte da produção acadêmica durante os anos do lulopetismo diplomático: a adesão acrítica – e até imoral no caso das ditaduras – à tal de diplomacia ativa e altiva que possui aspectos obscuros que não foram e talvez não sejam jamais revelados em todos os seus matizes e fundamentação documental. O que é ainda mais surpreendente é que esses acadêmicos tenham baseado seus argumentos apenas nas declarações do próprio governo, sem o cuidado – que deveria ser uma condição essencial do trabalho acadêmico – de ir buscar fontes independentes, ou de aferir quanto ao resultado dessas políticas no mundo real, ou seja, distante das declarações oficiais e sem embasamento num volume adequado de dados empíricos quanto aos resultados e efeitos concretos dessas políticas – do tipo Sul-Sul, politização do Mercosul, aliança com certos parceiros escolhidos apenas por suas posturas antiocidentais – e sua própria adequação aos objetivos iniciais (reforço do Mercosul, ingresso no Conselho de Segurança, conclusão de negociações comerciais, por exemplo, todos frustrados).

5) Em termos comparativos com os Estados Unidos e a Europa, como a produção brasileira recente se situa? É possível falar em uma contribuição nacional específica para o avanço nessa disciplina?

Difícil fazer uma comparação nessa área, pois a nossa produção ainda é muito incipiente quando confrontada à diversidade e quantidade dos trabalhos de todos os tipos produzidos nos grandes centros acadêmicos, think tanks e mesmo de governos nas duas grandes massas democráticas e de conhecimento avançado do Atlântico norte. Os autores ali são prolíficos, sofisticados e atuantes em determinadas agendas diplomáticas, em função de uma osmose bem mais frequente e mais intensa com os serviços nacionais da área diplomática, de planejamento político e de inteligência, o que praticamente inexiste no Brasil, onde esses órgãos estatais são excessivamente introvertidos e pouco abertos à colaboração acadêmica na agenda efetiva das relações exteriores.

6) Quais são as tendências e perspectivas em RRII no Brasil e no mundo?

Esta é uma questão que exigiria uma elaboração bem mais cuidada e cuidadosa, do que a permitida neste espaço. Melhor deixar a questão para uma discussão mais elaborada em oportunidade futura. Entendo que uma aposta genérica possa se referir ao crescimento tanto organizacional quanto substantivo dessa área, tanto no plano puramente acadêmico, quanto sua crescente interação, talvez osmose futura, com os profissionais da diplomacia e outros agentes das posturas externas do Brasil (como os encarregados do comércio internacional, por exemplo, ou das finanças internacionais).
Ocorrerá, provavelmente, uma crescente diversificação das abordagens e dos objetos de trabalho, até num sentido ridiculamente adepto de vertentes analíticas baseadas no politicamente correto, como questão de gênero ou de minorias sociais na diplomacia, e várias outras metafísicas metodológicas. Mas uma análise consistente dessas possíveis tendências e perspectivas das RRII no Brasil depende de um balanço adequado do que foi efetuado até aqui e de alguns prognósticos que possam ser feitos, provavelmente de modo colaborativo, com base nesse balanço qualitativo dos últimos vinte anos. Pretendo dedicar-me a isto num futuro não muito distante, mas apenas e exclusivamente em relação ao Brasil, pois não tenho a pretensão de tentar abarcar os mesmos aspectos em relação às RRII no mundo.

Paulo Roberto de Almeida 
Brasília, 29 de abril de 2016


Atualizado em 29/04/2016

33) Going Global: Brazil and Latin America in International Context (em preparação, 2016).
32) Do passado para o presente: clássicos revisitados na perspectiva da modernidade (em preparação, 2016).
31) Nunca Antes na Diplomacia…: a política externa brasileira em tempos não convencionais (Curitiba: Editora Appris, e-book, 2016; link: https://editoraappris.lojasdot.com.br/produto/e-book-nunca-antes-na-diplomacia-a-politica-externa-brasileira-em-tempos-nao-convencionais).
30) Révolutions bourgeoises et modernisation capitaliste: Démocratie et autoritarisme au Brésil (Sarrebruck: Éditions Universitaires Européennes, 2015, 496 p.; ISBN: 978-3-8416-7391-6). divulgado no blog Diplomatizzando (link: http://diplomatizzando.blogspot.com/2015/10/avant-propos-revolutions-bourgeoises-et.html). Relação de Originais n. 2863.
29) Die brasilianische Diplomatie aus historischer Sicht: Essays über die Auslandsbeziehungen und Außenpolitik Brasiliens (Saarbrücken: Akademiker Verlag, 2015, 204 p.; Übersetzung aus dem Portugiesischen ins Deutsche: Ulrich Dressel; ISBN: 978-3-639-86648-3).
28) O Panorama visto em Mundorama: Ensaios Irreverentes e Não Autorizados (Hartford: 2a. edição do autor, 2015, 294 p.; DOI: 10.13140/RG.2.1.4406.7682), available: Academia.edu; link: http://www.academia.edu/12038814/29_O_Panorama_Visto_em_Mundorama_2015_2a._edicao_).
27) Paralelos com o Meridiano 47: Ensaios Longitudinais e de Ampla Latitude (Hartford: edição do autor, 2015, 380 p.; DOI: 10.13140/RG.2.1.1916.4006; available: Academia.edu; link: https://www.academia.edu/11981135/28_Paralelos_com_o_Meridiano_47_ensaios_2015_).
26) Volta ao Mundo em 25 Ensaios: Relações Internacionais e Economia Mundial, Hartford, 5 novembro 2014, 110 p. Livro montado com base nos textos preparados para o site Ordem Livre em dezembro de 2009 e janeiro de 2010, e divulgados ao longo de 2010, e esporadicamente e aleatoriamente ulteriormente. Publicado como Kindle book (file size: 809 KB; ASIN: B00P9XAJA4; link: http://www.amazon.com/dp/B00P9XAJA4). Inserido na plataforma Academia.edu (link: https://www.academia.edu/9126863/26_Volta_ao_Mundo_em_25_Ensaios_Rela%C3%A7%C3%B5es_Internacionais_e_Economia_Mundial_2014_). Researchgate.net (DOI: 10.13140/2.1.3057.5683). Divulgado no blog Diplomatizzando (link: http://diplomatizzando.blogspot.com/2014/11/volta-ao-mundo-em-25-ensaios-relacoes.html). Relação de Originais n. 2712. Relação de Publicados n. 1149.
25) Rompendo Fronteiras: a Academia pensa a Diplomacia, Hartford, 4 novembro 2014, 414 p. Livro de resenhas de não-diplomatas, completando os dois anteriores na série de três derivados do Prata da Casa. Editado em formato Kindle (1202 KB, ASIN: B00P8JHT8Y; link: http://www.amazon.com/dp/B00P8JHT8Y). Researchgate.net (DOI: 10.13140/2.1.4106.1447). Disponibilizado na plataforma Academia.edu (link: https://www.academia.edu/9108147/25_Rompendo_Fronteiras_a_academia_pensa_a_diplomacia_2014_). Informado no blog Diplomatizzando (link: http://diplomatizzando.blogspot.com/2014/11/rompendo-fronteiras-academia-pensa.html). Relação de Originais n. 2710. Relação de Publicados n. 1148.
24) Codex Diplomaticus Brasiliensis: livros de diplomatas brasileiros, Hartford, Edição de Autor, 2014, 326 p. Livro digital, plataforma Academia.edu (link: https://www.academia.edu/9084111/24_Codex_Diplomaticus_Brasiliensis_livros_de_diplomatas_brasileiros_2014_). Kindle Edition (1117 KB; ASIN: B00P6261X2; link: http://www.amazon.com/dp/B00P6261X2). Researchgate.net (DOI: 10.13140/2.1.2008.9927). Relação de Originais n. 2707. Relação de Publicados n. 1147.
23) Polindo a Prata da Casa: mini-resenhas de livros de diplomatas (Amazon Digital Services: Kindle edition, 2014, 151 p. 484 KB; ASIN: B00OL05KYG; DOI: 10.13140/2.1.4630.4325; disponível na Amazon; link: http://www.amazon.com/dp/B00OL05KYG; e na plataforma Academia.edu; link: https://www.academia.edu/8815100/23_Polindo_a_Prata_da_Casa_mini-resenhas_de_livros_de_diplomatas_2014_). Prefácio e Sumário disponíveis no blog Diplomatizzando (link: http://diplomatizzando.blogspot.com/2014/10/mini-resenhas-de-livros-de-diplomatas.html). Relação de Originais n. 2693. Relação de Publicados n. 1145.
22) Prata da Casa: os livros dos diplomatas (book reviews; Edição de Autor; Versão de: 16/07/2014, 663 p.; disponível nos links: Academia.edu: página do livro: https://www.academia.edu/5763121/Prata_da_Casa_os_livros_dos_diplomatas_Edicao_de_Autor_2014_; link direto para download do arquivo em pdf: https://www.academia.edu/attachments/34209509/download_file?s=work_strip&ct=MTQwNzAwODExOCwxNDA3MDExMjI5LDc4NTEwNjY; divulgado neste link: http://diplomatizzando.blogspot.com/2014/07/prata-da-casa-os-livros-dos-diplomatas.html; disponível em Researchgate.net: https://www.researchgate.net/publication/269701236_Prata_da_Casa_os_livros_dos_diplomatas?ev=prf_pub; DOI: 10.13140/2.1.4908.9601). Relação de Originais n. 2533. Relação de Publicados n. 1136.
21) Nunca Antes na Diplomacia...: A política externa brasileira em tempos não convencionais (Curitiba: Editora Appris, 2014, 289 p.; ISBN: 978-85-8192-429-8); Hartford, 30 março 2104, 312 p. (Academia.edu, link: https://www.academia.edu/6999273/21_Nunca_Antes_na_Diplomacia_a_politica_externa_brasileira_em_tempos_nao_convencionais). Relação de Originais n. 2596. Relação de Publicados n. 1133.
20) O Príncipe, revisitado: Maquiavel para os contemporâneos (Hartford, 8 Setembro 2013, 226 p. Revisão atualizada do livro de 2010) Publicado em formato Kindle (disponível: http://www.amazon.com/dp/B00F2AC146). (Academia.edu, link: https://www.academia.edu/5547603/20_O_Principe_revisitado_Maquiavel_para_os_contemporaneos_2013_Kindle_edition). Relação de Originais n. 2512; Relação de Publicados n. 1111.
19) Integração Regional: uma introdução (São Paulo: Saraiva, 2013, 174 p.; ISBN: 978-85-02-19963-7; site da Editora: http://www.saraivauni.com.br/Obra.aspx?isbn=9788502199637). Relação de Originais ns. 2996, 2998, 2300, 2303, 2304, 2313, 2316, 2317, 2373, 2383, 2431, 2438 e 2449. Divulgado no blog Diplomatizzando (link: http://diplomatizzando.blogspot.com/2013/04/integracao-regional-novo-livro-enfim.html). (Academia.edu, link: https://www.academia.edu/attachments/32644653/download_file). Relação de Publicados n. 1093.
16) O Moderno Príncipe (Maquiavel revisitado) (versão impressa: edições do Senado Federal volume 147: Brasília: Senado Federal, Conselho Editorial, 2010, 195 p.; ISBN: 978-85-7018-343-9; link: http://www.pralmeida.org/01Livros/2FramesBooks/95MaquiavelRevisitado.html). (Academia.edu, link: https://www.academia.edu/attachments/32642375/download_file). Relação de Originais n. 1804. Relação de Publicados n. 1014.
15) O Moderno Príncipe: Maquiavel revisitado (Rio de Janeiro: Freitas Bastos, edição eletrônica, 2009, 191 p.; ISBN: 978-85-99960-99-8; R$ 12,00; disponível para aquisição no seguinte link: http://freitasbas.lojatemporaria.com/o-moderno-principe.html). Anunciado no site pessoal (link: http://www.pralmeida.org/01Livros/2FramesBooks/95maquiavelrevisitado.html) e no blog Diplomatizzando (21.12.2009; link: http://diplomatizzando.blogspot.com/2009/12/1591-novo-livro-pra-o-moderno-principe.html), com livre disponibilidade do Prefácio, da Dedicatória, da carta a Maquiavel e das Recomendações de Leitura. (Academia.edu, link: https://www.academia.edu/5546980/15_O_Moderno_Principe_Maquiavel_revisitado_2009_e-pub). Relação de Originais n. 1804. Relação de Publicados n. 940.
14) O Estudo das Relações internacionais do Brasil: um diálogo entre a diplomacia e a academia (Brasília: LGE Editora, 2006, 385 p.; ISBN: 85-7238-271-2; link: http://www.pralmeida.org/01Livros/2FramesBooks/93EstudoRelaIntBr2006.html). (Academia.edu, link: https://www.academia.edu/attachments/32642184/download_file).
12) Relações internacionais e política externa do Brasil: história e sociologia da diplomacia brasileira (2ª ed.: revista, ampliada e atualizada; Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2004, 440 p.; coleção Relações internacionais e integração nº 1; ISBN: 85-7025-738-4; link: http://www.pralmeida.org/01Livros/2FramesBooks/74UFRGS2004.html). (Academia.edu, link: https://www.academia.edu/attachments/32642325/download_file).
11) A Grande Mudança: consequências econômicas da transição política no Brasil (São Paulo: Editora Códex, 2003, 200 p.; ISBN: 85-7594-005-8; link: http://www.pralmeida.org/01Livros/2FramesBooks/58GrdeMudanca.html). (Academia.edu, link: https://www.academia.edu/5546940/11_A_Grande_Mudanca_consequencias_economicas_da_transicao_politica_no_Brasil_2003_).
10) Une histoire du Brésil: pour comprendre le Brésil contemporain (avec Katia de Queiroz Mattoso; Paris: Editions L’Harmattan, 2002, 142 p.; ISBN: 2-7475-1453-6; link: http://www.pralmeida.org/01Livros/2FramesBooks/48HistoireBresil2002.html). (Academia.edu, link: https://www.academia.edu/attachments/32642309/download_file).  
09) Os primeiros anos do século XXI: o Brasil e as relações internacionais contemporâneas (São Paulo: Editora Paz e Terra, 2002, 286 p.; ISBN: 85-219-0435-5; link: http://www.pralmeida.org/01Livros/2FramesBooks/45SeculoXXI2002.html). (Academia.edu, link: https://www.academia.edu/attachments/32642303/download_file).
8) Formação da diplomacia econômica no Brasil: as relações econômicas internacionais no Império (São Paulo: Editora Senac, 2001, 680 pp., ISBN: 85-7359-210-9; link: http://www.pralmeida.org/01Livros/2FramesBooks/44FDESenac2001.html). (Academia.edu, link: http://www.academia.edu/attachments/32642297/download_file).
7) Le Mercosud: un marché commun pour l’Amérique du Sud, Paris: L’Harmattan, 2000, 160 p.; ISBN: 2-7384-9350-5; link: http://www.pralmeida.org/01Livros/2FramesBooks/40Mercosud2000.html). (Academia.edu, link: https://www.academia.edu/attachments/32642281/download_file).
6) O estudo das relações internacionais do Brasil (São Paulo: Editora da Universidade São Marcos, 1999, 300 p.; ISBN: 85-86022-23-3; link: http://www.pralmeida.org/01Livros/2FramesBooks/31EstudoRelaIntBr1999.html). (Academia.edu, link: https://www.academia.edu/5546888/06_O_estudo_das_relacoes_internacionais_do_Brasil_1999_).
5) O Brasil e o multilateralismo econômico (Porto Alegre: Livraria do Advogado Editora, na coleção “Direito e Comércio Internacional”, 1999, 328 p.; ISBN: 85-7348-093-9; link: http://www.pralmeida.org/01Livros/2FramesBooks/30Multilateralismo1999.html). (Academia.edu, link: http://www.academia.edu/attachments/32642262/download_file).
4) Velhos e novos manifestos: o socialismo na era da globalização (São Paulo: Editora Juarez de Oliveira, 1999, 96 p.; ISBN: 85-7441-022-5; link: http://www.pralmeida.org/01Livros/2FramesBooks/29Manifestos1999.html). (Academia.edu, link: https://www.academia.edu/attachments/32642256/download_file).
3) Mercosul: Fundamentos e Perspectivas (São Paulo: Editora LTr, 1998, 160 p.; ISBN: 85-7322-548-3; link: http://www.pralmeida.org/01Livros/2FramesBooks/26MercosulLTr1998.html). (Academia.edu, link: https://www.academia.edu/attachments/32642244/download_file).
2) Relações internacionais e política externa do Brasil: dos descobrimentos à globalização (Porto Alegre: Editora da UFRGS, 1998, 360 p.; ISBN: 85-7025-455-5); link: http://www.pralmeida.org/01Livros/2FramesBooks/25RelaIntPExtUFRGS1998.html). (Academia.edu: https://www.academia.edu/attachments/32642231/download_file ).


Disponibilizado no blog Diplomatizzando (30/04/2016; link: http://diplomatizzando.blogspot.com.br/2016/04/o-estudo-das-relacoes-internacionais-do.html); disseminado no Facebook (https://www.facebook.com/paulobooks/posts/1143656715697777). Entrevista divulgada em 10/06/2016, link: https://www.youtube.com/watch?v=As78ES-kFSk).



Academia.edu: minhas estatisticas de acesso - Paulo Roberto de Almeida

Dois meses depois de uma consulta às estatísticas de acesso de meus papers no Academia.edu, fui verificar novamente o que teria ocorrido com dois papers recentes, sobre partidos políticos e política externa, um de 1993, outro recém escrito (mas ainda não terminado, pois está ainda sendo elaborado), e que já foram acessados de forma mais ou menos intensa.
Sempre é interessante conferir quem busca o quê, ou de onde vêem as buscas a textos meus, e quais seriam esses textos, e quais meios de acesso (e o Facebook já começa a predominar sobre todos os demais).
Paulo Roberto de Almeida
Brasília, 10/06/2016


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10 de junho de 2016

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quinta-feira, 9 de junho de 2016

Venezuela: de ruim a pior, e de pior a... (nao sabemos). O que faz o Mercosul? O que faz a Unasul?

Mercosul e Unasul assistem inermes à mais espantosa derrocada de um todo um país, em todo o continente, em toda a sua história (talvez só encontrando paralelo com a guerra civil no México, cem anos atrás, ou episódios pós-independência do Haiti).
Nunca antes no continente, tivemos um povo inteiro condenado a passar fome por inépcia e corrupção de seus dirigentes (bem, tivemos exemplos em outras países também, mas não com essa extensão). Nunca antes, tivemos um total bloqueio de soluções (aqui tivemos o impeachment; lá eles não conseguem apelar a soluções constitucionais, por conivência da suprema corte, totalmente dominada pelos totalitários a mando dos cubanos.
Além de comida, medicamentos, água, energia, o que mais falta na Venezuela é LIBERDADE. E democracia, obviamente.
Parece, mas apenas parece, que tanto o Mercosul quanto a Unasul possuem uma coisa chamada "cláusula democrática" em seus respectivos instrumentos institucionais.
Mas parece também que, a pretexto de cautela diplomática, hesitam ao ponto da inação em apelar para essa ferramenta. Até quando?
Até os mortos se multiplicarem?
Paulo Roberto de Almeida

Artigos recebidos de InfoLatam, em 9//06/2016

Venezuela revocatorio
Venezuela: Apalean a diputados y líderes opositores

Varios diputados, entre ellos, Julio Borges, jefe de la oposición en el Parlamento, fueron agredidos frente a la sede del Poder Electoral cuando protestaban para exigir una respuesta sobre el referendo revocatorio del mandato del presidente Nicolás Maduro.

Venezuela crisis
Capriles rechaza propuestas de Maduro para diálogo en Venezuela

El dirigente Henrique Capriles dijo al secretario general de la Unasur, Ernesto Samper, que bajo las condiciones en las que se encuentra actualmente Venezuela no puede haber un diálogo entre el Gobierno y la oposición.

Venezuela OEA
Países ALBA rechazaran en bloque Carta Democrática de OEA a Venezuela

La canciller venezolana, Delcy Rodríguez, aseguró que los países miembro de la Alternativa Bolivariana para los Pueblos de América acudirán a la OEA para rechazar la activación de la Carta Democrática a Venezuela.

Venezuela revocatorio

Venezuela: Apalean a diputados y líderes opositores en una protesta por revocatorio

Infolatam/Efe
Caracas, 9 de junio de 2016
Las claves
  • Policía Nacional Bolivariana (PNB) durante una manifestación en la Universidad Central de Venezuela (UCV) en Caracas.
Varios diputados venezolanos, entre ellos, Julio Borges, jefe de la bancada opositora del Parlamento, fueron agredidos frente a la sede del Poder Electoral cuando protestaban para exigir una respuesta del organismo sobre el proceso de referendo revocatorio del mandato del presidente Nicolás Maduro.
El jefe de la fracción que domina la Asamblea Nacional recibió fuertes golpes en el rostro de parte de presuntos partidarios del chavismo cuando lideraba frente a la sede del Consejo Nacional Electoral (CNE) una protesta de parlamentarios en favor del referendo para revocar a Maduro.
La agresión a Borges le dejó una herida abierta en el rostro. Borges denunció que colectivos armados los agredieron con tubos y artefactos explosivos. Dijo que “el general Zavarce dio la orden de q nos empujaran a los colectivos, quienes nos agredieron con tubos y artefactos explosivos”.
“Dijimos muchas veces que ibamos en paz, con la Constitución  en la mano, simplemente para ser escuchados. Pero las rectoras se negaron a atendernos, ellas creen que están por encima de la Constitución, por encima del pueblo”, ratificó.
Otros de los más de 60 parlamentarios que estaban frente a la sede electoral acompañando a Borges fueron víctimas de acciones similares sin que se conozcan hasta el momento la magnitud de las agresiones.
La violencia se inició cuando los diputados y seguidores de la oposición intentaron pasar la barricada de la Policía y la Guardia Nacional que custodiaba el CNE.
Los militares desalojaron a la fuerza a los diputados que, tras quedar en la mitad de calle, fueron agredidos a puños y con objetos contundentes por supuestos oficialistas que se abalanzaron contra el grupo opositor.
Los diputados se trasladaron al CNE para exigir una respuesta formal sobre el proceso de validación y verificación de las firmas con las que iniciaron hace más de un mes la solicitud del referendo revocatorio.
“Vamos a seguir presionando hasta que se dé esa verificación y logremos el derecho que tienen todos los venezolanos a tener la validación de sus firmas, a tener el voto, y a decidir”, dijo a periodistas Borges poco antes de la agresión.

O liberalismo: as falacias da esquerda e a incapacidade dos liberais - Fernanda Barth (O Voto)

Destaco este trecho do artigo transcrito por inteiro mais abaixo:

Sejamos sinceros, o liberalismo nunca soube vender bem seu peixe no Brasil, produzir respostas para temas prioritários da sociedade, mostrando-se como uma alternativa. Não sabe se comunicar. Não faz o enfrentamento de ideias no campo teórico e não constrói lideranças no campo político. Os poucos pensadores liberais que temos hoje, buscaram seu referencial teórico para além das Universidades, em institutos liberais ou fora do país.
A verdade é que o PT e a esquerda sempre souberam produzir respostas sobre temas prioritários, mesmo que suas respostas sejam ruins ou insustentáveis ou careçam de lógica. Eles têm argumentos para todas as questões. O nosso lado não tem produzido respostas que cheguem a novos públicos. Não conseguimos mostrar nossa visão de mundo para fora do campo econômico.


Exatamente isto.  Não se pode acusar o Estado, ou a esquerda, apenas eles, por nossos fracassos, insuficiências, lacunas, omissões e insucesso. Os liberais carregam sua responsabilidade por não saberem se comunicar...
Arregaçar as mangas e trabalhar contra as falácias da esquerda e os desastres que suas políticas provocaram contra o país e a sociedade.
Esta é tarefa daqueles que se opõem às políticas públicas, não apenas as do PT, que provocaram esse Grande Desastre, mas as do Estado em geral, que só trata de obter financiamento para suas muitas "missões".
Abaixo, o artigo em questão.
Paulo Roberto de Almeida

Revista O Voto, Artigos - 07/06/2016 - 11h58

Artigo sobre liberalismo: o problema, as causas e algumas soluções

Fernanda Barth é consultora de inteligência política
 
No liberalismo somos seres independentes, que exercemos o livre arbítrio em nossa busca pela felicidade. O Estado Liberal se propõe a garantir as condições indispensáveis para que isto aconteça, como o direito à vida, à liberdade e à propriedade. No liberalismo econômico clássico, com um capitalismo de livre mercado, somos livres para empreender, inovar, criar, competindo em igualdade de condições para oferecer os melhores serviços e bens para a sociedade. Ao propor que o indivíduo seja responsável pelo seu futuro, bota nas mãos de cada um a responsabilidade sobre seu fracasso ou seu sucesso e assusta àqueles acostumados com um governo populista, assistencialista, que age como um paizão.
Fernanda Barth é consultora de inteligência política Fernanda Barth é consultora de inteligência política
Não existe época na história brasileira em que o indivíduo tenha sido o verdadeiro condutor das mudanças. Fomos Estado antes de ser sociedade. Aqui sempre foi difundida a ideia de que o Estado autoritário e centralizador é necessário para a condução política e econômica deste país de proporções continentais, “impedindo o caos”. Este pensamento legitima um Estado centralizador, anti-federalista, clientelista e patrimonialista.  O governo se torna o maior provedor e o maior empregador, sob o grande engano de que é o Estado que cria, que distribuir riqueza e que torna uma nação rica. Para além de qualquer raiz de nosso passado colonial, o que importa é que esta cultura persiste e o resultado dela é uma sociedade subdesenvolvida, infantilizada e dependente, como um setor empreendedor e uma classe média sufocadas, sustentando o setor público e as elites coronelistas no poder.

Sejamos sinceros, o liberalismo nunca soube vender bem seu peixe no Brasil, produzir respostas para temas prioritários da sociedade, mostrando-se como uma alternativa. Não sabe se comunicar. Não faz o enfrentamento de ideias no campo teórico e não constrói lideranças no campo político. Os poucos pensadores liberais que temos hoje, buscaram seu referencial teórico para além das Universidades, em institutos liberais ou fora do país.

A verdade é que o PT e a esquerda sempre souberam produzir respostas sobre temas prioritários, mesmo que suas respostas sejam ruins ou insustentáveis ou careçam de lógica. Eles têm argumentos para todas as questões. O nosso lado não tem produzido respostas que cheguem a novos públicos. Não conseguimos mostrar nossa visão de mundo para fora do campo econômico.

Para o ativista político Yaron Brook, presidente e diretor executivo do Ayn Rand Institute, uma das causas desta dificuldade em abraçar o liberalismo no Brasil está nos autores que são escolhidos para compor a base filosófica na academia. Desprezamos os filósofos iluministas do século XVIII (The Age of Enlightenment), como Locke, Newton, Franklin, Jefferson e Adam Smith, que produziram os conceitos que norteiam o pensamento anglo-americano. Valorizamos apenas autores como Fourier, Robert Owen, Rousseau, Hegel, Heiddeger, Kant, Sartre, Marx, Saint-Simon, Lévi-Strauss, Comte, Durkhein, Proudhon e Babeuf, todos autores obrigatórios em qualquer curso da área de humanas. Esta base teórica defende o Estado como o tutor, condutor e organizador do caos e da irracionalidade “intrínseca” aos seres humanos. O modelo é hostil ao racionalismo, ao indivíduo, à liberdade. A educação que é dada nas universidades e na formação de docentes é toda baseada neste modelo parcial. Isto precisa ser combatido e mudar.

Precisamos das ferramentas para desmascarar as respostas inventadas pela esquerda, mostrando que elas não são soluções, que são apenas utopias, falácias, que comprometem o futuro. Mostrar, como diz Brook, que o socialismo não passa do triunfo da fé sobre a razão, que é uma crença, não é baseada em ciência. É fruto de um engano que é plantado em nós, desde crianças, uma falsa moral - o mito do BOM SACRIFÍCIO que diz que “minha vida não me pertence, que a felicidade é um ato egoísta e que devemos dividir tudo e dar aos outros o que é nosso”.

Temos que aprender a dizer e a provar que as sociedades liberais são mais saudáveis, inovadoras e criativas e que elas produzem pessoas com mais capacidade de esforço, auto interesse e desenvolvimento. O Índice de Liberdade Econômica demonstra isto claramente, os números falam por si mesmos. Quanto mais liberdade, mais riqueza. Quanto menos liberdade, mais pobreza. Quanto mais liberdade, menos corrupção.

Mostrar, em contraponto, que todas os governos socialistas fracassaram, trouxeram pobreza em larga escala, destruíram a economia e o futuro de seus cidadãos, abusaram do autoritarismo e da violência para imporem seu projeto injusto de nivelar todos pela mediocridade e deixaram um saldo de milhares de mortos. Ao se utilizarem do princípio aparentemente bem intencionado da luta pelo “bem comum”, criam o Estado autoritário, centralizador e gigante, destroem a liberdade e o próprio indivíduo. Precisamos de uma revolução de ideias, contrapondo os filósofos socialistas com seu antídoto, os filósofos da razão. Assim daremos as ferramentas necessárias para que mais e mais pessoas entendam a lógica liberal, adotando e defendendo o liberalismo em seu dia-a-dia.

Sobre as relacoes internacionais e a politica externa do Brasil - Ricardo Gomes (revista Voto)

Por que há esperança

Ricardo Gomes, advogado

Revista Voto, 08/06/2016 - 16h12

http://www.revistavoto.com.br/site/colunistas_detalhe.php?id=801&t=Por_que_ha_esperanca 

O governo de Michel Temer, ainda provisório e antes de completar um mês de duração, já perdeu dois ministros por estarem envolvidos, direta ou indiretamente, com a Operação Lava Jato. Revelou uma expectativa de déficit de cerca de R$ 170 bilhões, e anunciou queda no PIB do primeiro trimestre. É um governo cheio de más notícias nos campos da economia e do controle da corrupção, que tomadas isoladamente sugeririam previsões pessimistas e desesperançadas – especialmente porque a economia e a corrupção foram aspectos cruciais da crise que resultou no afastamento de Dilma Rousseff, cuja confirmação pelo Senado é provável, embora ainda incerta.

Por que, então, não estão as ruas novamente cheias, e há um certo ar de esperança entre os brasileiros, refletida na retomada (ainda que contida) da confiança de investidores? Para entender o otimismo com o governo Temer é preciso compreender melhor o governo petista, e dirigir um olhar a dois aspectos que não estão na superfície das análises políticas. É preciso examinar a orientação geopolítica esposada pela diplomacia brasileira sob o PT e a concepção da própria sociedade que foi implementada nas últimas quatro administrações.

Assim como viveu crises ética e econômica, o Brasil viveu uma crise diplomática, que não veio à tona, mas que contribuiu para a insatisfação geral que reduziu a aprovação de Dilma a pó, e uma crise social, que agora se mostra na forma de isolados radicalismos. Essas são as chaves para compreender a diferença Dilma-Temer.

Isolamento comercial
Desde o governo Lula, a orientação geopolítica brasileira tendeu a apoiar e alinhar-se com o chamado bloco bolivariano, notadamente manejado pela antiga ditadura cubana e pela adolescente ditadura venezuelana. A ânsia por liderar um bloco formado por parceiros puramente ideológicos acabou por excluir o Brasil de todas as novas rotas comerciais que nasceram na última década e meia.

Historicamente um país fechado ao comércio internacional, em 2015 o Brasil não teve participação superior a 1% das exportações globais – mesmo sendo a sétima economia do planeta. Em 2011, tínhamos 1,4%, índice que já era baixo. Dos 150 países avaliados pelo Banco Mundial, ocupamos a 144ª posição em participação do comércio exterior no PIB. Esse isolamento comercial não é novidade, mas os esforços do Itamaraty centrados em alianças com países absolutamente periféricos do ponto de vista econômico é. O resultado foi o agravamento deste distanciamento brasileiro do comércio internacional.

Apesar do isolamento comercial, o que causou maior impacto sobre o desastre de Dilma foi o temor à natureza antidemocrática do regimes que ela apoiou – todos reunidos no Foro de São Paulo, organização nascida em um aperto de mãos entre Lula e Fidel Castro que reuniu a esquerda latino-americana. Nas manifestações que pautaram o processo de impeachment não faltaram cartazes com dizeres como "o Brasil não é a Venezuela" e "Fora Foro de São Paulo".

Esse é um fenômeno notável. As relações internacionais, que ocupam parte importante dos debates presidenciais nos Estados Unidos (vejam-se as críticas a Donald Trump por sua infame ideia de murar a fronteira com o México) nunca adquiriram relevância nas campanhas eleitorais brasileiras. Ao tratar a diplomacia brasileira – até então com reputação sólida e reconhecimento internacional – como um departamento do PT, Dilma trouxe o tema à tona. Custaram-lhe caro os bilhões de reais do BNDES que foram destinados a obras – geralmente das empreiteiras amigas – nos países do bloco esquerdista que se instalou na América Latina. A diplomacia brasileira, que deveria ser órgão do Estado, foi subordinada ao projeto continental do PT.

Além das relações internacionais subordinadas ideologicamente ao partido, outro aspecto que resultou na rejeição do povo ao governo recém-reeleito foi a estratégia de divisão social. Talvez apenas agora, quando saem às ruas minorias claramente organizadas pela esquerda brasileira para iniciar uma oposição ao governo Temer, é que tenhamos a clareza sobre a profundidade da transformação social iniciada pelo PT. Essa divisão social é deliberada e tem objetivos bastante claros, como Stephen Hicks mostra magistralmente em seu livro Explicando o pós-modernismo.

Desde a queda do muro de Berlim, a esquerda ocidental, em crise com o retumbante fracasso do socialismo, reestruturou completamente sua estratégia de combate ao que chama de capitalismo, reformulando a teoria da revolução marxista. Marx explicava a sociedade a partir das relações econômicas – era o sistema econômico que sustentava a "cultura burguesa", isto é, a religião, a estética, as artes, a moral, a ciência, tudo decorria do modo de produção capitalista. A luta de classes, portanto, contrapunha patrão e empregado, agentes econômicos, e a vitória proletária resultaria no nascimento de uma nova sociedade.

Divisões sociais
Com a queda da União Soviética, ficou escancarada a incapacidade do modelo socialista de produzir riquezas – e, evidentemente, distribui-las. O Oeste, no entanto, gerava as sociedades mais prósperas do mundo. Não havia mais espaço para defender uma revolta dos trabalhadores nos países capitalistas. A new left americana, inspirada em Antonio Gramsci, preservou a estrutura da luta de classes, mas substituiu os agentes. Compreendendo que, na verdade, a estrutura econômica é resultado – e não origem – da estrutura cultural, a esquerda moderna partiu para um novo tipo de luta de classes: a divisão social.

O PT abusou dessa compreensão de mundo para fomentar, inclusive com dinheiro público, organizações e políticas públicas que distanciassem negros e brancos, homens e mulheres, homossexuais e heterossexuais, ateus e religiosos e assim sucessivamente. A esquerda moderna, antes mesmo de ser contra o capitalismo, é contra a cultura ocidental – e acredita que a melhor forma de tomar o poder é produzir microrrevoluções em cada campo da sociedade.

Há uma série de símbolos produzidos pelo governo federal sob Lula e Dilma que traduzem essas fissuras que o PT buscou produzir e ampliar na sociedade. No mais das vezes, parecem batizadas pelo próprio George Orwell. A Secretaria da Promoção da Igualdade Racial é um órgão nitidamente destinado a produzir legislações que estabeleçam distinções raciais. A Secretaria de Políticas para as Mulheres é outro exemplo – "mulhericídio" virou um tipo de crime. Sob o argumento de ter políticas específicas para grupos específicos, o que se pretendeu foi contrapor partes da sociedade, gerando tensão e conflito. Não é, portanto, coincidência que a parada gay de São Paulo tenha se transformado, nesta última edição, em uma passeata anti-Temer, e que grupos feministas tenha marchado no centro de Porto Alegre/RS com cartazes dizendo "ser Mulher sem Temer". Essas são apenas expressões da profunda relação que o pensamento esquerdista brasileiro criou com quaisquer grupos que possam desafiar o status quo social.

O radicalismo, as denúncias de "crime de ódio" e a incapacidade de estabelecer um diálogo frutífero e respeitoso são consequências de anos de aparelhamento de movimentos sociais pelo PT e seus aliados ainda mais radicais. Não por acaso, essas três características são absolutamente incompatíveis com a democracia – que exige exatamente ponderação, compreensão e diálogo. O grande paradoxo do movimento de defesa de Dilma – e de ataque a Temer – é que grupos com conduta claramente antidemocrática usam justamente a defesa da democracia como principal argumento.

Ao fim e ao cabo, há numerosos focos de manifestações contra Temer e a favor de Dilma, mas todos com número diminuto de pessoas. Todos, também, convocados e organizados a partir de grupos que foram semeados, adubados e regados com verbas públicas e políticas que lhes eram favoráveis. O que se vê nas ruas, portanto, não é a expressão autêntica da vontade da maioria, mas sim a colheita de pauta social deliberadamente pensada para produzir divisão.

Sinais do rompimento
Há, sim, uma divisão. Ela não é, todavia, entre defensores de Temer e defensores de Dilma por um motivo muito claro: Temer não tem seguidores. Ninguém, salvo alguns atores políticos muito próximos ao PMDB, enxerga em Michel Temer um salvador da pátria, o caminho para as transformações que foram pedidas nas ruas durante 2015.

Há esperança de que seu governo caminhe em direção ao equilíbrio fiscal, mas também há certeza de que não haverá profundas reformas estruturais no Estado brasileiro. O PMDB apoiou o PT durante todo o seu governo, e não apresentou um modelo diferente de gestão do orçamento. Por que, então, ter esperança e otimismo?

No campo econômico as mudanças demorarão a ser sentidas, e, no combate à corrupção, ainda mais. Não há solução de curto prazo para esse verdadeiro vício do sistema político brasileiro. Quanto às alianças com ditaduras e quanto à tentativa de divisão social, no entanto, há sinais de um claro rompimento com a era petista. E é aí que está a esperança dos brasileiros. A esperança no governo Temer não reside naquilo que ele é, mas naquilo que ele não é.

Ricardo Gomes, advogado, membro da Mont Pèlerin Society, fundada pelo vencedor do Nobel de Economia Friedrich Hayek.