E por falar no diabo, eis que ele aparece, aliás duplamente. Lembrei-me de alguns pequenos textos que fiz em intenção dos maiores ditadores vivos da história contemporânea:
1647. “Fidel e o
Brasil: uma reflexão pessoal”, Brasília, 3 agosto 2006, 4 p. Reflexões sobre a
renúncia à inteligência por parte da intelectualidade brasileira no caso do
ditador de Cuba. Enviado em 8 de
agosto de 2006 ao Instituto Millenium. Publicado em 13 de agosto de 2006 (link: http://institutomillenium.org/2006/08/11/fidel-e-o-brasil-uma-reflexao-pessoal/).
Modificado, em 13/08/2006, sob o título de “Cuba e a imprensa brasileira: um
caso de renúncia à inteligência?”: publicado no Observatório da Imprensa (em 15/08/2006; link: http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/artigos.asp?cod=394JDB003);
republicado no site Duplipensar.net, em 16/08/2006 (link: http://www.duplipensar.net/artigos/2006-Q3/fidel-castro-cuba-e-a-imprensa-brasileira-um-caso-de-renuncia-a-inteligencia.html).
Relação de Publicados ns. 685 e 686.
1660. “A
História não o Absolverá: Fidel Castro e seus amigos brasileiros: um caso de
renúncia à inteligência?”, Brasília, 31 agosto 2006, 8 p. Artigo baseado no
trabalho 1645, com modificações e extensão, para a revista Espaço Acadêmico (ano 6, n. 64, setembro 2006; link: http://www.espacoacademico.com.br/064/64almeida.htm).
Objeto de debates na lista da REA. Relação de Publicados n. 695.
2033. “Carta aberta a Raul
Castro sobre Cuba e o socialismo”, Brasília, 2 agosto 2009, 5 p. Sugestões para
uma volta ordenada ao capitalismo e a uma democracia de mercado. Postado no
Blog Diplomatizzando (2.08.2009; link:
http://diplomatizzando.blogspot.com/2009/08/1257-cuba-e-o-socialismo-carta-aberta.html).
Revisto em 11.08.2009, publicado em Via
Política (17.08.2009; link: http://www.viapolitica.com.br/diplomatizando_view.php?id_diplomatizando=106).
Republicado pelo Instituto Millenium (08.09.2009; link: http://www.imil.org.br/artigos/carta-aberta-a-raul-castro-sobre-cuba-e-o-socialismo/).
Relação de Publicados n. 919.
2061. “Nova carta a Raul Castro: seja um pouco mais Gorby e menos Ceausescu”, Brasília, 14 novembro 2009, 3 p. Alerta ao atual presidente de Cuba, no seguimento de minha carta anterior (“Carta aberta a Raul Castro sobre Cuba e o socialismo”, Brasília, 2 agosto 2009, 5 p. Sugestões para uma volta ordenada ao capitalismo e a uma democracia de mercado), desta vez sobre o fim do regime e a repressão aos dissidentes. Postado no Blog Diplomatizzando (14.11.2009; link: http://diplomatizzando.blogspot.com/2009/11/1505-nova-carta-raul-castro.html); publicado em Via Política (16.11.2009; link: http://www.viapolitica.com.br/diplomatizando_view.php?id_diplomatizando=114). Relação de Publicados n. 933.
2108. “Pequena reflexão
sobre o futuro de Cuba”, Brasília, 6 fevereiro 2010, 3 p. Como o nome indica,
digressões sobre o que poderá ocorrer em Cuba com a queda do regime comunista,
personalista. Postado no blog Diplomatizzando
(6.02.2010; link: http://diplomatizzando.blogspot.com/2010/02/1305-pequena-reflexao-sobre-o-futuro-de.html).
2164. “Fidel Castro: sugestão de pronunciamento”, Shanghai, 13 julho
2010, 4 p. Sugestão de discurso de Fidel Castro na televisão cubana,
proclamando a liberdade do povo cubano para se organizar como desejar. Postado
no blog Diplomatizzando (link: http://diplomatizzando.blogspot.com/2010/07/fidel-castro-sugestao-de-pronunciamento.html).
Aproveitado para compor o trabalho 2266, último pronunciamento público de Fidel,
despedindo-se dos cargos, do socialismo e da ditadura.
2185. “O desenvolvimento do
capitalismo em Cuba”, Shanghai, 20 setembro 2010, 1 p. Primeira nota redigida
para o Facebook (link: http://www.facebook.com/note.php?created&¬e_id=160735017274476).
Postado no blog Diplomatizzando
(link: http://diplomatizzando.blogspot.com/2010/09/o-desenvolvimento-do-capitalismo-em.html).
2237. “Cuba e os órfãos do
socialismo: comentários contrarianistas”, Florianópolis, 17 janeiro 2011, 3 p.
Comentários esparsos a texto de Mário Maestri, “Cuba: Sob o signo da restauração capitalista”, Via Política,
14/12/2010; link: http://www.viapolitica.com.br/fronteira_view.php?id_fronteira=322);
divulgado no blog Diplomatizzando (18/01/2011;
link: http://diplomatizzando.blogspot.com/2011/01/cuba-e-os-orfaos-do-socialismo.html
).
2266. “Fidel Castro:
despedida da vida pública e do socialismo”, Brasília, 23 abril 2010, 5 p.
Esquema de último pronunciamento do líder cubano, se despedindo dos cargos, do
socialismo e da ditadura; baseado no trabalho n. 2164. Via Política (25/04/2011; link: http://www.viapolitica.com.br/diplomatizando_view.php?id_diplomatizando=163).
Temas de relações internacionais, de política externa e de diplomacia brasileira, com ênfase em políticas econômicas, viagens, livros e cultura em geral. Um quilombo de resistência intelectual em defesa da racionalidade, da inteligência e das liberdades democráticas. Ver também minha página: www.pralmeida.net (em construção).
sexta-feira, 28 de outubro de 2011
quinta-feira, 27 de outubro de 2011
O Castro da terceira idade, e da quarta...
CUBA: PAÍS PARA VIEJOS
Foreign Policy en Español, 26 de octubre de 2011
La disiente cubana Yoani Sánchez habla de las ruinas del papá Estado, donde papá Fidel sólo es ahora el paciente en jefe.
| AFP/Getty Images |
Al final de su emisión del 31 de julio de 2006, el presentador de las noticias de la televisión cubana, visiblemente nervioso, anunció que habría un anuncio de Fidel Castro. Esto no era ni mucho menos inusual, y sin duda muchos cubanos apagaron la televisión esperando una más de las diatribas del comandante en jefe acusando a Estados Unidos de cometer alguna nueva maldad contra la isla. Pero aquellos de nosotros que seguimos el programa esa noche vimos, en su lugar, a un enrojecido Carlos Valenciaga, secretario personal de Fidel, aparecer ante las cámaras y leer, con voz temblorosa, un documento tan extraordinario como breve. En unas pocas frases cortas, el invencible guerrillero de antaño confesaba que estaba enfermo y repartía las responsabilidades de gobierno entre sus más cercanos colaboradores. En especial, su hermano Raúl quedaba al cargo de los deberes de Fidel como primer secretario del Comité Central del Partido Comunista, comandante en jefe de las Fuerzas Armadas Revolucionarias, y presidente del Consejo de Estado. La sucesión dinástica había comenzado.
Fue un milagro que las viejas centralitas telefónicas, con su anticuado equipamiento de la década de los 30, no se colapsaran esa noche cuando los cubanos corrieron a compartir la noticia en un código que no era secreto para nadie: "Estiró la pata", "El Caballo se ha ido", "El Uno está terminal". Yo cogí el auricular y llamé a mi madre, que nació en 1957, en vísperas de la revolución de Castro; ninguno de las dos había conocido a ningún otro presidente. "Ya no está aquí, mamá", dije, casi en un susurro. "Ya no está aquí". Al otro lado de la línea, ella comenzó a llorar.
Al principio lo que cambió fueron las pequeñas cosas. Las ventas de ron aumentaron. Las calles del centro de la Habana estaban extrañamente vacías. En ausencia del prolífico orador aficionado a interrumpir los programas de televisión para dirigirse a la audiencia, las amas de casa se sorprendían de ver cómo sus telenovelas brasileñas se emitían en los horarios previstos. Los actos públicos comenzaron a disminuir, entre ellos las llamadas manifestaciones “antiimperialismo” que se celebraban regularmente por todo el país para protestar contra el enemigo del norte. Pero el cambio fundamental se produjo en el interior de la gente, de las tres generaciones de cubanos que habían conocido sólo a un único primer ministro, un único primer secretario del Partido Comunista, un único comandante en jefe. Ante la repentina perspectiva de abandono por el papá Estado que Fidel había construido, los cubanos se enfrentaban a una especie de orfandad, aunque una orfandad que traía más esperanza que dolor.
Cinco años después, hemos entrado en una nueva fase en la relación con nuestro gobierno, una relación que es menos personal pero que todavía rinde un profundo culto al hombre que algunos llaman ahora el "paciente en jefe". Fidel continúa viviendo, y Raúl -cuyo poder, como todo el mundo sabe, proviene de sus genes más que de sus aptitudes políticas- ha gobernado desde que finalmente se produjera su toma de posesión en febrero de 2008 sin pasar siquiera por la formalidad de las urnas, suscitando una muestra de humor negro que se cuenta a menudo en las calles de la Habana: "Esta no es una dictadura sangrienta, sino una dictadura consanguínea". Pepito, el travieso muchacho que protagoniza todos nuestros chistes populares, llama a Raúl “Castro Versión 1.5” porque ya no es el número 2, pero todavía no le dejan ser el Uno. Cuando el comandante -ahora apenas una sombra de lo que fue- apareció en la sesión final del sexto congreso del Partido Comunista este abril, cogió el brazo de su hermano y lo elevó entre una clamorosa ovación. Este gesto pretendía consagrar el traspaso de poder, pero para muchos de nosotros los dos hombres parecían estar agarrándose de la mano para intentar darse apoyo mutuo, no como celebración de victoria.
Las tan comentadas reformas de Raúl siguieron a esta supuesta entrega del poder, pero en la realidad no se han tratado tanto de pasos hacia delante como de intentos de reparar las absurdidades legales del pasado. Una de ellas fue el levantamiento del apartheid turístico que impedía a los cubanos disfrutar de las instalaciones hosteleras de su propio país. Durante años, para conectarme a Internet, tenía que disfrazarme de extranjera y murmurar unas cuantas frases breves en inglés o alemán para poder comprar una tarjeta de acceso a la red en la recepción de algún hotel. La venta de ordenadores fue finalmente autorizada en marzo de 2008, aunque para entonces muchos cubanos más jóvenes habían montado sus propios ordenadores con piezas compradas en el mercado negro. La prohibición de que los ciudadanos tuvieran contratos de móvil también fue revocada, acabando con el triste espectáculo de ver a gente suplicando a los extranjeros que les ayudaran a establecer cuentas para teléfonos de prepago. Las restricciones sobre la agricultura se suavizaron, permitiendo a los campesinos arrendar terrenos del gobierno por periodos de 10 años. La liberalización sacó a la luz la triste realidad de que el régimen había permitido que gran parte de las tierras del país (el 70% de ellas estaban en manos del Estado) quedaran descuidadas e invadidas por las malas hierbas.
Aunque oficialmente siga siendo socialista, el Gobierno también ha fomentado la expansión del llamado "autoempleo", enmascarado por el eufemismo de "formas de producción no estatal". Es, en realidad, un sector privado que va emergiendo a trompicones. En menos de un año, el número de autoempleados creció de 148.000 a 330.000, y hay ahora un florecimiento de la producción textil, los puestos de comida, y la venta de CD y DVD. Pero los fuertes impuestos, la ausencia de mercado al por mayor y la incapacidad para importar materias primas independientemente del Estado actúan como un freno a la inventiva de estos emprendedores, al igual que la memoria: la última parte de los 90, en la que el regreso a la centralización y la nacionalización barrió las iniciativas privadas que habían surgido en la economía cubana tras la caída del Muro de Berlín, no está tan lejana.
Así que por ahora, los efectos de las tan publicitadas reformas son apenas perceptibles en nuestros platos y nuestros bolsillos. El país continúa importando el 80% de lo que consumimos, a un coste de más de 1.500 millones de dólares. En las tiendas en dólares, las latas de maíz dicen “Made in the USA”; el azúcar que se proporciona mediante las cartillas de racionamiento viaja desde Brasil; y en los hoteles para turistas de Varadero, una buena parte de la fruta viene de la República Dominicana, mientras que las flores y el café llegan desde Colombia. En 2010, 38.165 cubanos abandonaron la isla para no volver. Mis impacientes amigos declaran que ellos no van a quedarse a "apagar la luz de El Morro" -el faro situado a la entrada de la Bahía de La Habana- "después de que se haya ido todo el mundo".
El nuevo presidente comprende perfectamente que las transformaciones demasiado profundas podrían hacerle perder el control. Los cubanos comparan bromeando su sistema político con una de las desvencijadas casas de La Habana Vieja: Los huracanes no la tiran y las lluvias no la tiran, pero un día alguien intenta cambiar la cerradura de la entrada y todo el edificio se viene abajo. Y por eso el truco más practicado por el Gobierno es el de intentar ganar tiempo con proclamas de supuestas reformas que, una vez puestas en práctica, nunca alcanzan los efectos prometidos.
| Durante los últimos cinco años el Gobierno ha perdido innegable e irreversiblemente el control sobre la difusión de información | ||||||
Pero esto no puede continuar indefinidamente. Antes de que acabe diciembre, Raúl Castro tendrá que cumplir su promesa de legalizar la venta de viviendas, que ha sido ilegal desde 1959, una medida que inevitablemente dará como resultado la redistribución de la gente en las ciudades según su poder adquisitivo. Uno de los más resistentes bastiones de la imaginería revolucionaria -cubanos de clase trabajadora viviendo en los suntuosos hogares de la desaparecida élite- podría desplomarse con el establecimiento de estas acusadas diferencias económicas entre vecindarios.
Pero la vieja Cuba aún persiste en modos sutiles y siniestros. Raúl actúa más discretamente que Fidel, y desde la sombra. Ha aumentado los efectivos de la policía política y los ha equipado con tecnología avanzada para que puedan controlar las vidas de sus críticos, entre ellos yo. Hace mucho que aprendí que lo mejor para burlar la seguridad es hacer público todo lo que pienso, no esconder nada, y al hacerlo quizá pueda reducir los recursos del país que se gastan en los agentes encubiertos, la cara gasolina de los autos en los que se mueven, y los largos turnos de búsquedas en Internet de nuestras divergentes opiniones. Aún así, oímos hablar de breves detenciones que incluyen fuertes dosis de violencia física y verbal que no dejan ningún rastro legal. Las grandes ciudades de Cuba están ahora llenas de cámaras de vigilancia que graban tanto a los que hacen contrabando de puros como a aquellos de nosotros que lo único que portamos son nuestros pensamientos rebeldes.
Pero durante los últimos cinco años el Gobierno ha perdido innegable e irreversiblemente el control sobre la difusión de información. Escondidas en los tanques de agua y detrás de las sábanas que cuelgan de los tendederos, las antenas parabólicas ilegales llevan a la gente noticias prohibidas o censuradas en los medios estatales. La aparición de blogueros críticos con el sistema, la maduración de un periodismo independiente y el aumento de espacios autónomos para el arte han erosionado el monopolio del Estado sobre el poder.
Fidel, mientras tanto, se ha desvanecido. Rara vez aparece, y sólo en fotos, siempre vestido con el chándal de un mafioso avejentado, y nosotros comenzamos a olvidar al hombre combativo y enfundado en uniforme que se inmiscuía en casi cada minuto de nuestra existencia durante medio siglo. Hace sólo un año, mi sobrina de ocho años estaba viendo la televisión y al ver la marchita cara del viejo comandante en jefe, le gritó a su padre: “Papi, ¿quién es este señor?”.
Guerra Fria: Seminario na USP, 7-9/11/2011
Programa
Oficial
Seminário,
Estudos sobre a Guerra Fria,
Universidade
de São Paulo,
7-9
de novembro de 2011, Auditório de História, FFLCH, USP
Conferência
de Encerramento: Alexandre Busko Valim,
Universidade
Federal de Santa Catarina
Quarta-feira,
16hrs e 30 a 18hrs e 30
Não
é necessário se inscrever.
Mais
informações: guerra_friaUSP@yahoo.com.br
1) Segunda-feira, 14hrs-16 hrs
Guerra
Fria: Música Popular e Cinema
·
Eliel W. Cardoso: Cantos da
Guerrra Fria: Alí Primera e a canción necesaria
·
Suelen M.M. Dias: Representações da corrida espacial na canção
brasileira.
·
Maria Rosana Fabris: A batalha
das idéias no cinema italiano do Segundo pós-guerra.
·
Michelly C. da Silva: A Guerrra
Fria no cinema: o exemplo de Eu fui um
comunista para o FBI (1951) como
filme anti-comunista
Debatedor:
Marcos Napolitano, USP
2) Segunda-feira, 16hrs e 30-18hrs e 30
Guerra Fria: Era Atômica
e Espionagem
·
Anelise Suzane F. Coelho: A
guerra secreta da CIA: o componente propagandístico e psicológico da operação encoberta
na Guatemala
·
Julio B. Cattai: O sonho de
Julios e Ethel Rosemberg: anti-semitismo, opinião pública e a USIA
·
Tácito Rolim: Duck and cover
(1952: aprendendo a sobreviver na Guerra Fria e na Era Atômica.
·
Leslie L. C. hein: O imaginário
social da energia atômica em um contexto de conflito internacional (1945-1949).
Debatedor:
Roberto Baptista Junior
3)
Terça-feira, 10hrs-12hrs
Guerra Fria: Raça e
Genêro
·
Aruã Silva de Lima: Black
Liberation, “Alexandre Pushkin” e os
direitos civis: afro-comunistas e o preâmbulo da geopolítica soviética
(1921-1948)
·
Wanderson da Silva Chaves: A
Fundação Ford e Departamento de Estado: a montagem de um modelo e operação
pós-guerra
·
Teresa Marques, O Feminismo no
Brasil e seus diálogos internacionais
Debatedor:
Sean Purdy, USP
4)
Terça-feira, 14hrs-16hrs
Guerra Fria e Brasil
·
Eduardo José Afonso: Para
alguns norte-americanos verem
·
Larissa R. Corrêa:
"Democracia" e "liberdade" no sindicalismo brasileiro
durante a ditadura militar: a atuação da AIFLD.
·
Nilo Dias de Oliveira, A
animosidade dentro das Forças Armadas: Vigilância e expurgo na caserna.
·
Elizabeth Cancelli: O Instituto
Latino-Americano de Relações Internacionais e a Guerra Fria: A Criação de
Agendas Políticas e Intellectuais na América Latina
Debatedor:
Francisco de Assis Queiroz, USP
5) Terça-feira, 16hrs e 30-18hrs e 30
Guerra
Fria: Literatura e Imprensa
·
André Moreira de Oliveira: A
América que nega Buenos Aires ou das aparentes duas mortes de Hector Germán
Oesterheld
·
Matheus Cardoso Silva: Historiografia
e crítica em meio à recepção da obra de George Orwell nos anos da Guerra Fria
Cultural
·
Thiago Fidelis: Política
internacional: a Guerra Fria nas páginas do periódico Civilização Brasileira
·
Luciana Marta: Intelectualidade
brasiliera em tempos de Guerrra Fria: a agenda intelectual comunista nas
revistas político-literárias
Debatedor: Alexandre
Valim, UFSC
Confraternização: terça-feira à noite.
6)
Quarta-feira, 10hrs-12hrs
Guerra Fria: Estado,
Sociedade Civil e Relações Internacionais
·
Virgílio Arraes: A necessidade
de conveniência da Santa Sé com os Estados Unidos ao longo da Guerra Fria
·
Fábio Lucas da Cruz: Denúncia
no exílio: a Frente Brasileira de Informação (1964-1979).
·
Renata Meirelles: Anistia para
o ocidente: perplexidade, desconforto e religiosidade no pós-guerra.
·
Francisco Palomanes
Martinho: Guerra
Fria e Questão Colonial: em torno do caso português.
Debatedor:
Elizabeth Cancelli, USP
7)
Quarta-feira, 14hrs-16hrs
Guerra Fria e
Geopolítica
·
Paulo Roberto Sena Junior: A
organização das Relações Internacionais no contexto bipolar. O conflito EUA e URSS
(1945-1950) e a elaboração da Containment Doctrine norte-americana.
·
Paulo Roberto de Almeida: A
economia política da velha Guerra Fria e a nova "guerra fria"
econômica da atualidade: o que mudou, o que ficou
·
Sandro Heleno M. Zarpelão: A
Guerra do Golfo (1991), os EUA , a Doutrina Powell e a Guerra Fria.
·
Carlos Eduardo Vidigal:
Desenhos Geopolíticos da América do Sul (1945-1982)
Debatedor:
Angelo Segrillo, USP
8)
Quarta-feira, 16hrs e 30-18hrs e 30
Conferência
de Encerramento, Alexandre Busko Valim, Universidade Federal de Santa Catarina
Coordenadores: Elizabeth Cancelli, História, USP; Sean
Purdy, História, USP
Comissão
Científica
Elizabeth Cancelli
Marcos Napolitano
Mary Ann Junqueira
Sean Purdy
Espionagem e Diplomacia: afinidades eletivas? - Paulo Roberto de Almeida
Espionagem e Diplomacia: afinidades eletivas?
Paulo Roberto de Almeida
Respostas a questões colocadas por jornalista.
1) Os diplomatas foram muito associados à espionagem na Idade Média e Moderna. Qual seria o perfil mais comum dos "espiões" ou agentes de inteligência contemporâneos? Os diplomatas continuam ocupando a primeira fila no atual imaginário coletivo ou outras ocupações ganharam espaço?
PRA: De fato, os primeiros “espiões” (certamente não de carreira), no final da Idade Média e no início da era moderna, costumavam ser diplomatas. Os soberanos mandavam “enviados” (algumas vezes “plenipotenciários”) junto a alguma corte estrangeira, amiga ou inimiga, com o intuito principal de se manterem informados sobre os pontos fracos e fortes da potência acolhedora, o estado de suas forças militares, as possibilidades de conquista, de aliança em vista de algum outro inimigo potencial, etc.
Isso deixou de ser verdade depois do Congresso de Viena, quando começaram a ser codificadas as primeiras regras de relações diplomáticas, e quando os Estados nacionais também formalizaram serviços de inteligência que serviam aos governos, especificamente para as forças armadas, mas eventualmente também para os serviços diplomáticos. Sempre houve certa osmose entre os dois serviços de informação, com a diferença que o espião geralmente não negocia, nem representa, mas pode se apresentar como diplomata, o que confunde um pouco as coisas e torna tudo mais complicado para as chancelarias, que têm de conviver com “intrusos” não controlados diretamente por elas, que são serviços civis e burocráticos.
Os modernos serviços de espionagem – digamos EUA, URSS-Rússia e outras grandes potências – costumam atribuir status diplomáticos a seus designados no terreno, mas eles geralmente não têm nada a ver com os serviços diplomáticos, nem costumam passar suas comunicações pelo chefe da missão, possuindo canais próprios, separados da correspondência diplomática. Essa “osmose” indevida, ou essa contaminação do trabalho diplomático pelos espiões profissionais é, sem dúvida alguma, prejudicial ao trabalho diplomático, que possui regras relativamente transparentes, codificadas nos estatutos de Viena (Convenção sobre Relações Diplomáticas).
Em resumo, diplomatas profissionais não são treinados para atuar como espiões, embora seus relatórios e informações possam servir aos serviços de espionagem. Em contrapartida, os serviços de espionagem podem treinar seus agentes a se comportarem como diplomatas, pois é sob essa cobertura que eles vão desempenhar, em parte, suas funções, e é com esse status que eles geralmente escapam de serem capturados e processados pelos governos dos países nos quais atuam. Eles – ou seja, os que dispõem dessa condição – geralmente são considerados personae non gratae e expulsas sumariamente.
2) Quais são as principais mudanças nos serviços de inteligência nestes últimos anos?
PRA: Se tornaram bem mais sofisticados, sem aquele ar de James Bond que só existe no cinema, e sem mais o ranço ideológico dos tempos da Guerra Fria. Permanecem os mesmos objetos de “informação”: forças e fraquezas do país em causa, natureza do processo decisório, posições do país em questões sensíveis do relacionamento bilateral ou da agenda internacional, e agora, cada vez mais, segredos tecnológicos e competição comercial. Ou seja, os agentes ainda são os mesmos, mas as formas de atuação e as ferramentas do ofício saíram daquele terreno nebuloso dos romances de espionagem para o universo mais sofisticado da penetração nas comunicações do país visado. Algumas velhas fórmulas permanecem: compra de informantes, chantagens financeiras, escândalos sexuais, promessas tentadoras, etc.
3) Em sua opinião, por que o governo do premiê Benjamin Netanyahu aceitaria fazer uma nova troca de de prisioneiros por um israelense apenas uma semana depois da liberação do soldado Gilad Shalit?
PRA: Não tenho realmente condições de opinar, pois não venho seguindo o caso, mas me permito responder genericamente. Todo governo que possui um serviço de inteligência profissional, que é caro, tem interesse em preservar e recuperar seus agentes: eles custaram muito a serem formados, e precisam ser “rentabilizados”. Em última instância, também é uma questão corporativa e de lealdade ao funcionário dedicado e fiel (do contrário poucos seriam os candidatos ao serviço, se fossem “abandonados”).
4) Você considera que Ilan Grapel reúne os elementos para ser um agente de inteligência israelense?
PRA: Não tenho condições de responder, por não conhecer o tema e o caso em espécie, mas estimo que qualquer pessoa, por mais “inocente” que pareça, pode ser um agente oficial de espionagem. Aliás, se busca justamente alguém que tenha a capacidade de atuar sem despertar suspeitas, mas são muitos os tipos de espiões, inclusive os “dormentes”, que atuam no longo prazo.
Paulo Roberto de Almeida
Brasília, 27/10/2011
Populacao Mundial: 7 bilhoes; muito?; pouco?; suficiente? - José Eustáquio Diniz Alves
COMO ESTABILIZAR A POPULAÇÃO MUNDIAL?
Fonte: José Eustáquio Diniz Alves(*), Ecodebate de 26.10.2011
De
acordo com o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), o habitante
de número 7 bilhões chegará ao mundo no dia 31 de outubro de 2011. A
espécie humana chegou a 3,5 bilhões em 1968, a 4 bilhões em 1974, a 5
bilhões em 1987 e a 6 bilhões em 1999. Ou seja, em 43 anos (entre 1968 e
2011), a população global dobrou de tamanho, tendo acrescentado 1
bilhão de pessoas apenas nos últimos 12 anos.
Sete bilhões de pessoas é muito, é pouco ou é suficiente?
Evidentemente, assim como quase tudo que se refere às ciências humanas, não existe uma resposta única. Sempre vão existir aqueles que acham que a Terra tem espaço suficiente, enquanto outros acham que a Terra está superpovoada.
Porém, hoje em dia, é crescente o número de pessoas que consideram que as atividades humanas estão destruindo o Planeta e colocando em risco o futuro da humanidade e das outras espécies vivas da Terra. Mas enquanto algumas pesquisadores responsabilizam o crescimento populacional pelo estresse ambiental, outros responsabilizam o crescimento do consumo.
Os primeiros dizem que o consumo é elevado porque existem muitas pessoas no mundo (overpopulation) e que a demanda por bens e serviços sempre tende a crescer porque as aspirações humanas são infinitas. Os segundos consideram que o alto consumo (overconsumption) ocorre devido à máquina de propaganda mobilizada pelo modelo capitalista de produção e acumulação de lucro.
De fato, a população e o consumo têm crescido de maneira exponencial nos últimos 200 anos. Mesmo países como a China e o Vietnã, que resistiram às ideologias dos países capitalistas ocidentais (inclusive são até hoje dirigidos por partidos comunistas), têm adotado medidas para controlar a população, enquanto promovem o consumo amplo e irrestrito. Cada vez existem mais países em desenvolvimento que querem copiar os "sucessos" da China contemporânea na produção de bens de consumo. Os países em desenvolvimento já são responsáveis pela metade da produção econômica mundial.
Com um número maior ou menor de pessoas, o fato inequívoco é que precisamos mudar o padrão de produção e consumo. Este é o grande desafio do século XXI. Principalmente, é preciso controlar, o consumo desregrado que reduz cada vez mais a capacidade de regeneração do meio ambiente. Inclusive ajuda muito quando as pessoas optam por viver de maneira ambientalmente sustentável e adotam a filosofia de vida baseada na simplicidade voluntária. Mas isto não é excludente com a autodeterminação reprodutiva e autonomia para ter o número de filhos desejados.
Sete bilhões de habitantes no mundo poderia não ser muito se houvesse a adoção de um nível de consumo compatível com a sustentabilidade ambiental. Porém, o consumo médio da população mundial já está acima da capacidade de regeneração do Planeta e a demanda agregada continua crescendo. Um crescimento do PIB de 3,5% ao ano significa dobrar a produção econômica em 20 anos. O crescimento populacional, em última instância, tem funcionado como força impulsora de mais crescimento econômico.
Porém, o Planeta tem os seus limites e os próprios autores da economia clássica já falavam que o crescimento econômico chegaria, algum dia, ao "Estado Estacionário".
Assim, mais cedo ou mais tarde, a hipótese da estabilização populacional estará colocada no horizonte. Ao invés de uma população crescendo rumo ao infinito, uma estabilidade do número de habitantes poderá ajudar os investimentos em qualidade de vida e bem-estar das pessoas e não em aumentos puramente quantitativos. Ou seja, a estabilização da população mundial pode ser uma forma de valorização do ser humano e do meio ambiente ao mesmo tempo.
A estabilidade da população mundial não requer esforços extraordinários. Já existem países nos quais a população está decrescendo, como: Cuba, Rússia, Japão, Ucrânia, etc. Existem outros que vão ter suas populações caindo num futuro próximo, pois já possuem taxas de fecundidade abaixo do nível de reposição, tais como: Brasil, Chile, China, Coréia do Sul, Irã, Vietnã, etc. Também há um grande grupo de países que estão em processo de transição de altas para baixas taxas de fecundidade e devem atingir o nível de reposição em um espaço curto de tempo.
O Plano de Ação da Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento (CIPD), realizada no Cairo em 1994, diz em seu parágrafo 3.14: "Estão se fortalecendo mutuamente os esforços para diminuir o crescimento demográfico, para reduzir a pobreza, para alcançar o progresso econômico, melhorar a proteção ambiental e reduzir sistemas insustentáveis de consumo e de produção. Em muitos países, o crescimento mais lento da população exigiu mais tempo para se ajustar a futuros aumentos demográficos. Isso aumentou a capacidade desses países de atacar a pobreza, proteger e recuperar o meio ambiente e lançar a base de um futuro desenvolvimento sustentável. A simples diferença de uma única década na transição para níveis de estabilização da fecundidade pode ter considerável impacto positivo na qualidade de vida".
Portanto, a estabilização das taxas de fecundidade pode melhorar o bem-estar do população. Contudo, existem atualmente cerca de 30 países que possuem taxas de fecundidade muito altas e cujos governos apresentam dificuldades para ajudar suas populações a atingir o tamanho de famílias que desejam. Nestes países -- que geralmente são pobres e possuem altos índices de violência e insegurança -- o fenômeno da gravidez indesejada é muito alto. A maior parte do crescimento populacional projetado até 2.100 está concentrada nestes poucos países (a grande maioria na África ao sul do Saara).
Desta forma, não é tarefa impossível evitar o crescimento populacional não planejado (e não desejado). As populações pobres, de modo geral, e os pobres dos países pobres, em particular, têm muitos filhos por falta de acesso aos métodos de regulação da fecundidade, falta de acesso aos direitos sexuais e reprodutivos e falta de acesso à educação, saúde e trabalho. Existem cerce de 215 milhões de mulheres no mundo sem acesso aos métodos contraceptivos.
Portanto, com inclusão social as famílias tendem a limitar seu tamanho pelos seus próprios meios. A cidadania é o melhor contraceptivo.
Além do mais, como colocado no parágrafo 3.14 da CIPD/1994 do Cairo, quando as taxas de fecundidade começam a cair se reduz, também, a razão de dependência demográfica e se cria uma janela de oportunidade para melhorias na educação, saúde, mercado de trabalho, etc. Em geral, a redução do ritmo de crescimento demográfico e a mudança da estrutura etária cria um círculo virtuoso que tende a contribuir para o bem-estar da população.
Da mesma forma como é impossível o consumo crescer ao infinito, também é impossível que a população cresça infinitamente. Por isto, algum dia, a população vai se estabilizar. Mas devido à estrutura etária jovem prevalencente em uma parcela ampla da população mundial, mesmo com uma queda rápida da fecundidade, o crescimento atual da populaçao vai continuar devido à inércia demográfica. Depois dos 7 bilhões de habitantes de 2011 os 8 bilhões de habitantes já estão encomendados para algum ano entre 2025 e 2030. Entretanto, a população mundial pode parar de crescer antes de chegar aos 9 bilhões de habitantes.
Na verdade, o problema de alto crescimento demográfico é um problema localizado nos citados cerca de três dezenas de países e que pode ser solucionado com vontade política e uma fração dos recursos mundiais gastos com despesas militares. O processo de urbanização do mundo, que vai se aprofundar nas próximas décadas, tende a abrir novas oportunidades para a implementação dos direitos de cidadania.
Para estabilizar a população dos países com alto crescimento demográfico, ainda no século XXI, seria preciso trazer as taxas de fecundidade para o nível de reposição (2,1 filhos por mulher), por meio das seguintes medidas:
1.Universalizar o ensino fundamental para todas as crianças e jovens do mundo;
2.Garantir o pleno emprego e o trabalho decente;
3.Garantir direitos iguais para homens e mulheres (equidade de gênero);
4.Garantir habitação e serviços adequados de água, esgoto, lixo e luz para todos;
5.Reduzir a mortalidade infantil e garantir o acesso universal à saúde, à higiene, combatendo as principais causas de epidemias;
6.Garantir acesso universal à saúde sexual e reprodutiva (o que inclui disponibilidade e variedade de métodos de regulação da fecundidade);
7.Garantir liberdade de organização, manifestação e acesso à informação;
8.Garantir a governança nacional e o apoio e a coordenação internacional para implementar, de maneira universal e indivisível, a plenitude dos direitos humanos.
(*) José Eustáquio Diniz Alves, colunista do EcoDebate, é Doutor em demografia e professor titular do mestrado em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais da Escola Nacional de Ciências Estatísticas -- ENCE/IBGE; Apresenta seus pontos de vista em caráter pessoal. E-mail: jed_alves@yahoo.com.br
Sete bilhões de pessoas é muito, é pouco ou é suficiente?
Evidentemente, assim como quase tudo que se refere às ciências humanas, não existe uma resposta única. Sempre vão existir aqueles que acham que a Terra tem espaço suficiente, enquanto outros acham que a Terra está superpovoada.
Porém, hoje em dia, é crescente o número de pessoas que consideram que as atividades humanas estão destruindo o Planeta e colocando em risco o futuro da humanidade e das outras espécies vivas da Terra. Mas enquanto algumas pesquisadores responsabilizam o crescimento populacional pelo estresse ambiental, outros responsabilizam o crescimento do consumo.
Os primeiros dizem que o consumo é elevado porque existem muitas pessoas no mundo (overpopulation) e que a demanda por bens e serviços sempre tende a crescer porque as aspirações humanas são infinitas. Os segundos consideram que o alto consumo (overconsumption) ocorre devido à máquina de propaganda mobilizada pelo modelo capitalista de produção e acumulação de lucro.
De fato, a população e o consumo têm crescido de maneira exponencial nos últimos 200 anos. Mesmo países como a China e o Vietnã, que resistiram às ideologias dos países capitalistas ocidentais (inclusive são até hoje dirigidos por partidos comunistas), têm adotado medidas para controlar a população, enquanto promovem o consumo amplo e irrestrito. Cada vez existem mais países em desenvolvimento que querem copiar os "sucessos" da China contemporânea na produção de bens de consumo. Os países em desenvolvimento já são responsáveis pela metade da produção econômica mundial.
Com um número maior ou menor de pessoas, o fato inequívoco é que precisamos mudar o padrão de produção e consumo. Este é o grande desafio do século XXI. Principalmente, é preciso controlar, o consumo desregrado que reduz cada vez mais a capacidade de regeneração do meio ambiente. Inclusive ajuda muito quando as pessoas optam por viver de maneira ambientalmente sustentável e adotam a filosofia de vida baseada na simplicidade voluntária. Mas isto não é excludente com a autodeterminação reprodutiva e autonomia para ter o número de filhos desejados.
Sete bilhões de habitantes no mundo poderia não ser muito se houvesse a adoção de um nível de consumo compatível com a sustentabilidade ambiental. Porém, o consumo médio da população mundial já está acima da capacidade de regeneração do Planeta e a demanda agregada continua crescendo. Um crescimento do PIB de 3,5% ao ano significa dobrar a produção econômica em 20 anos. O crescimento populacional, em última instância, tem funcionado como força impulsora de mais crescimento econômico.
Porém, o Planeta tem os seus limites e os próprios autores da economia clássica já falavam que o crescimento econômico chegaria, algum dia, ao "Estado Estacionário".
Assim, mais cedo ou mais tarde, a hipótese da estabilização populacional estará colocada no horizonte. Ao invés de uma população crescendo rumo ao infinito, uma estabilidade do número de habitantes poderá ajudar os investimentos em qualidade de vida e bem-estar das pessoas e não em aumentos puramente quantitativos. Ou seja, a estabilização da população mundial pode ser uma forma de valorização do ser humano e do meio ambiente ao mesmo tempo.
A estabilidade da população mundial não requer esforços extraordinários. Já existem países nos quais a população está decrescendo, como: Cuba, Rússia, Japão, Ucrânia, etc. Existem outros que vão ter suas populações caindo num futuro próximo, pois já possuem taxas de fecundidade abaixo do nível de reposição, tais como: Brasil, Chile, China, Coréia do Sul, Irã, Vietnã, etc. Também há um grande grupo de países que estão em processo de transição de altas para baixas taxas de fecundidade e devem atingir o nível de reposição em um espaço curto de tempo.
O Plano de Ação da Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento (CIPD), realizada no Cairo em 1994, diz em seu parágrafo 3.14: "Estão se fortalecendo mutuamente os esforços para diminuir o crescimento demográfico, para reduzir a pobreza, para alcançar o progresso econômico, melhorar a proteção ambiental e reduzir sistemas insustentáveis de consumo e de produção. Em muitos países, o crescimento mais lento da população exigiu mais tempo para se ajustar a futuros aumentos demográficos. Isso aumentou a capacidade desses países de atacar a pobreza, proteger e recuperar o meio ambiente e lançar a base de um futuro desenvolvimento sustentável. A simples diferença de uma única década na transição para níveis de estabilização da fecundidade pode ter considerável impacto positivo na qualidade de vida".
Portanto, a estabilização das taxas de fecundidade pode melhorar o bem-estar do população. Contudo, existem atualmente cerca de 30 países que possuem taxas de fecundidade muito altas e cujos governos apresentam dificuldades para ajudar suas populações a atingir o tamanho de famílias que desejam. Nestes países -- que geralmente são pobres e possuem altos índices de violência e insegurança -- o fenômeno da gravidez indesejada é muito alto. A maior parte do crescimento populacional projetado até 2.100 está concentrada nestes poucos países (a grande maioria na África ao sul do Saara).
Desta forma, não é tarefa impossível evitar o crescimento populacional não planejado (e não desejado). As populações pobres, de modo geral, e os pobres dos países pobres, em particular, têm muitos filhos por falta de acesso aos métodos de regulação da fecundidade, falta de acesso aos direitos sexuais e reprodutivos e falta de acesso à educação, saúde e trabalho. Existem cerce de 215 milhões de mulheres no mundo sem acesso aos métodos contraceptivos.
Portanto, com inclusão social as famílias tendem a limitar seu tamanho pelos seus próprios meios. A cidadania é o melhor contraceptivo.
Além do mais, como colocado no parágrafo 3.14 da CIPD/1994 do Cairo, quando as taxas de fecundidade começam a cair se reduz, também, a razão de dependência demográfica e se cria uma janela de oportunidade para melhorias na educação, saúde, mercado de trabalho, etc. Em geral, a redução do ritmo de crescimento demográfico e a mudança da estrutura etária cria um círculo virtuoso que tende a contribuir para o bem-estar da população.
Da mesma forma como é impossível o consumo crescer ao infinito, também é impossível que a população cresça infinitamente. Por isto, algum dia, a população vai se estabilizar. Mas devido à estrutura etária jovem prevalencente em uma parcela ampla da população mundial, mesmo com uma queda rápida da fecundidade, o crescimento atual da populaçao vai continuar devido à inércia demográfica. Depois dos 7 bilhões de habitantes de 2011 os 8 bilhões de habitantes já estão encomendados para algum ano entre 2025 e 2030. Entretanto, a população mundial pode parar de crescer antes de chegar aos 9 bilhões de habitantes.
Na verdade, o problema de alto crescimento demográfico é um problema localizado nos citados cerca de três dezenas de países e que pode ser solucionado com vontade política e uma fração dos recursos mundiais gastos com despesas militares. O processo de urbanização do mundo, que vai se aprofundar nas próximas décadas, tende a abrir novas oportunidades para a implementação dos direitos de cidadania.
Para estabilizar a população dos países com alto crescimento demográfico, ainda no século XXI, seria preciso trazer as taxas de fecundidade para o nível de reposição (2,1 filhos por mulher), por meio das seguintes medidas:
1.Universalizar o ensino fundamental para todas as crianças e jovens do mundo;
2.Garantir o pleno emprego e o trabalho decente;
3.Garantir direitos iguais para homens e mulheres (equidade de gênero);
4.Garantir habitação e serviços adequados de água, esgoto, lixo e luz para todos;
5.Reduzir a mortalidade infantil e garantir o acesso universal à saúde, à higiene, combatendo as principais causas de epidemias;
6.Garantir acesso universal à saúde sexual e reprodutiva (o que inclui disponibilidade e variedade de métodos de regulação da fecundidade);
7.Garantir liberdade de organização, manifestação e acesso à informação;
8.Garantir a governança nacional e o apoio e a coordenação internacional para implementar, de maneira universal e indivisível, a plenitude dos direitos humanos.
(*) José Eustáquio Diniz Alves, colunista do EcoDebate, é Doutor em demografia e professor titular do mestrado em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais da Escola Nacional de Ciências Estatísticas -- ENCE/IBGE; Apresenta seus pontos de vista em caráter pessoal. E-mail: jed_alves@yahoo.com.br
Fundacao Alexandre de Gusmao - MRE: 40 anos
FUNAG - 40 Anos
A Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG) acaba de completar 40 anos. Criada pela Lei nº 5.717, de 26 de outubro de 1971, a Fundação tem como patrono o jurista e diplomata Alexandre de Gusmão (1695-1753), considerado o “avô da diplomacia brasileira” pela negociação do Tratado de Madri (1750), marco importante para a configuração das linhas gerais do atual território brasileiro. A íntegra do texto comemorativo dos 40 anos da FUNAG encontra-se disponível na página http://www.funag.gov.br.| FUNAG 40 Anos |
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"A FUNAG é a vanguarda da diplomacia brasileira."
Embaixador Samuel Pinheiro Guimarães
Hoje,
26 de outubro de 2011, a Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG)completa
40 anos. Criada pela Lei n. 5.717 de 26/10/1971, a FUNAG atua como
“braço acadêmico do Itamaraty”, no dizer de um de um de seus
ex-presidentes, o Embaixador João Clemente Baena Soares. A Fundação leva
o nome do jurista e diplomata Alexandre de Gusmão (1695-1753),
considerado o “avô da diplomacia brasileira”,pela negociaçãodo Tratado
de Madri (1750), marco importante para a solução das disputas
territoriais entre Portugal e Espanha e para a configuraçãodas linhas
gerais do atual território brasileiro. Inspirados nesse exemplo, ao
longo dessas décadas, funcionários e servidores da FUNAG têm se
esforçado para superar desafios e cumprir integralmente os objetivos de
divulgar a política externa brasileira e contribuir para a formação de
uma opinião pública sensível a problemas internacionais, realizando,
para tanto, atividades culturais e pedagógicas no campo das relações
internacionais e promovendo estudos e pesquisas sobre o tema.
O
primeiro estatuto da Fundação foi aprovado por decreto em junho de
1972. Contudo, a FUNAG só iniciou efetivamente suas atividades em 1981,
quando foi nomeado seu primeiro presidente, o Embaixador Wladimir do
Amaral Murtinho, falecido em 2003. Imbuído de espírito público genuíno, o
Embaixador Wladimir Murtinho deu início à construção desta instituição
numa época em que o Brasil passava pela transição do governo autoritário
para a democracia. Segundo o Embaixador Gelson Fonseca Júnior,
presidente da FUNAG de 1992 a 1995, a iniciativa de abertura de um novo
canal de diálogo com a sociedade civil representou uma ação política do
Estado brasileiro em favor da democracia. Ao ampliar o debate com a
sociedadesobre o rumo da política externa brasileira, gesto que conferiu
maior legitimidadeà atuação do Itamaraty, a FUNAG contribuiu para o
enraizamento das estruturas da democracia no país.
Ao
longo dessas últimas décadas, por meio de convênios, seminários,
publicações, prêmios e atividades de fomento a pesquisa, a FUNAG veio
formando uma sólida rede de parcerias com outras instituições
governamentais, universidades, faculdades, centros de pesquisa e
colaboradores individuais, nacionais e estrangeiros. Ao final da
primeira década do século XXI, a FUNAG pode exibir um alentado catálogo
com mais de 500 publicações, dentre as quais destacam-se teses
defendidas por diplomatas no Curso de Altos Estudos do Instituto Rio
Branco (IRBr) e textos apresentados em palestras por renomados
estudiosos dos mais diversos temas da política externa e internacional.
Centenas de alunos passaram por seus cursos e milhares de estudantes
puderam se beneficiar de congressos e palestras gratuitos. Eles são os
cidadãos que compõem o público altamente qualificado de antigos,atuais e
futuros profissionais envolvidos com a atuação internacional do
Brasil.São eles que criarão o ambiente adequado para difusão livre e
debate crítico das diretrizes governamentais que informam a atuação do
país no cenário internacional.
Dois
órgãos específicos da atual estrutura organizacional da FUNAG
contribuem para a realização de sua missão: o Instituto de Pesquisa de
Relações Internacionais (IPRI) e o Centro de História e Documentação
Diplomática (CHDD). Criado em 1985, o IPRI visa consolidar a interação
do Itamaraty com a Academia por meio de: promoção e divulgação de
estudos e pesquisas sobre relações internacionais; coleta e
sistematização de dados; intercâmbio científico e colaboração com
instituições nacionais e estrangeiras e realização de cursos,
conferências e seminários. O CHDD, por sua vez, foi criado em 2001, com
sede no Palácio Itamaraty do Rio de Janeiro, onde está localizado o mais
rico acervo sobre a história diplomática do Brasil. Com o objetivo de
estimular estudos sobre a história das relações internacionais e
diplomáticas do Brasil, o CHDD atua em várias frentes, como a criação e
difusão de instrumentos de pesquisa, a edição de livros e documentos e a
realização de exposições sobre esses temas. A Agência Brasileira de
Cooperação (ABC), responsável por coordenar a cooperação técnica
internacional do Brasil, fez parte da estrutura da FUNAG de 1987 a 1996.
Parabéns
a todos funcionários da FUNAG! Que venham muitas outras décadas de
trabalho sério, dedicado a contribuir da melhor forma para enriquecer e
ampliar o debate junto à sociedade sobre a condução da política externa
brasileira.
Gilberto Vergne Saboia
Presidente da Fundação Alexandre de Gusmão
Presidentes da FUNAG:
- Wladimir do Amaral Murtinho (1981 a 1984)
- Marcos Castrioto de Azambuja (1985 a 1987)
- Paulo Tarso Flecha de Lima (1987 a 1992)
- Synesio Sampaio Goes Filho (1992)
- Gelson Fonseca Júnior (1992 a 1995)
- João Clemente Baena Soares (1995 a 1998)
- Álvaro da Costa Franco Filho (1998 a 2000)
- Maria Lucy Gurgel Valente de Seixas Corrêa (1999 a 2001)
- André Mattoso Maia Machado (2001)
- Thereza Maria Machado Quintella (2001 a 2005)
- Maria Stela Pompeu Brasil Frota (2005 a 2006)
- José Jeronimo Moscardo de Souza (2006 a 2010)
- Gilberto Vergne Saboia (2011 até hoje)
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