Alguns acham que o Brasil vai muito bem em termos de política econômica, e creditam ao atual governo todo o sucesso do crescimento econômico na fase presente. Exibem números e dizem que o Brasil é um sucesso.
A verdade é que, durante todo o período de crescimento da economia mundial, o Brasil se manteve sistematicamente abaixo das médias mundiais, fazendo inclusive três vezes menos do que os emergentes dinâmicos.
Agora, que a economia mundial está na recessão, se diz que estamos bem, apenas porque ficamos um pouco melhor na fotografia.
Se esquece de relembrar que isso é em grande medida o resultado da manutenção da política econômica anterior, sem NADA de novo.
Aliás, o que existe de novo é a manutenção, por CINCO ANOS, da mesma taxa de inflação, que é mais do que o dobro da mundial.
Aos olhos de qualquer economista sucesso, isso é um fracasso completo. E que não se credite isso ao Banco Central, que teria gostado de baixar a meta para uma medida mais razoável.
Ou seja, o governo ENCOMENDA inflação para corroer nosso poder de compra. Isso é simplesmente um roubo...
Vejam a matéria abaixo.
Paulo Roberto de Almeida
A meta de inflação que deu certo, segundo o ministro
Editorial Econômico
O Estado de S.Paulo, 25 de junho de 2010
O Conselho Monetário Nacional (CMN) manteve, para 2012, a mesma meta de inflação de 2011, isto é, o centro da meta em 4,5%, com margem de tolerância de dois pontos porcentuais, para mais ou para menos.
A decisão era prevista, mas mostra a disposição do governo de manter uma meta elevada, evitando que o Banco Central tenha de praticar uma política monetária muito restritiva, que, aos olhos do governo, freia o crescimento econômico.
Entre os países com política monetária baseada em meta de inflação, a do Brasil é a mais alta. Além disso, a meta não muda desde 2005, dando a impressão de que, apesar do crescimento da economia desde então, não conseguimos reduzir a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) - o índice de referência para a meta.
Desde 2005, a inflação medida pelo IPCA ficou duas vezes abaixo da meta, uma vez praticamente igual e os outros anos, acima, sem ultrapassar a margem de tolerância superior. Daí a declaração do ministro da Fazenda de que o CMN escolheu "a meta que está dando certo".
Para um país que pretende se equiparar aos do Primeiro Mundo, é preciso notar que nossa inflação é praticamente o dobro da que neles ocorre. Mas o mais grave é que nos resignamos a uma inflação que se aproxima de 5% ao ano, sem um esforço sério para diminuí-la.
A cada ano, apesar de uma taxa cambial valorizada - que nos leva a comprar no exterior produtos mais baratos -, nosso poder aquisitivo real perde 5%. E esse é um bom pretexto para os sindicatos defenderem uma política de indexação dos salários, levando em conta não apenas a inflação passada, mas também a que é tida como meta futura.
Perdemos de vista o fato de que uma inflação oficialmente aceita serve de base para os reajustes dos serviços e que a concorrência não é intensa o bastante para compensar.
A escolha do governo se baseia no princípio de que um pouco de inflação é necessário para o crescimento econômico. Na realidade, o que mais teme o governo é a política monetária do Banco Central, que fixa uma taxa básica de juros que se traduz por uma alta do spread bancário e tem influência desastrosa sobre o custo da dívida interna, ao mesmo tempo que atrai investimentos estrangeiros de renda fixa. Em período de inflação baixa, nunca se pensou em reduzir a Selic para evitar esses inconvenientes, mas sempre se aceita que ela suba fortemente em períodos de pressão inflacionária.
Temas de relações internacionais, de política externa e de diplomacia brasileira, com ênfase em políticas econômicas, viagens, livros e cultura em geral. Um quilombo de resistência intelectual em defesa da racionalidade, da inteligência e das liberdades democráticas. Ver também minha página: www.pralmeida.net (em construção).
sexta-feira, 25 de junho de 2010
Entre o Gulag e o exilio: dificil escolha
Tem uma seleção que está saindo da primeira fase da Copa com 0 pontos.
Bem, eles tiveram certo "sucesso" contra o Brasil, limitando o desgaste.
Mas, depois, foram 7 a 0 e agora 5 a 0.
Depois dessa, só sobrou o Gulag.
Acho que já recomendei o exílio, coletivo...
Vai ser complicado voltar...
Bem, eles tiveram certo "sucesso" contra o Brasil, limitando o desgaste.
Mas, depois, foram 7 a 0 e agora 5 a 0.
Depois dessa, só sobrou o Gulag.
Acho que já recomendei o exílio, coletivo...
Vai ser complicado voltar...
"Herois" nacionais: Stalin desmantelado...
Onde vamos parar? Já não se respeitam nem os grandes nomes nacionais...
Remueven estatua de Stalin en su pueblo natal en Georgia
Margarita Antidze
Reuters América Latina, 25.06.2010
Una estatua del dictador soviético Josef Stalin aparece en esta imagen luego de ser removida de la plaza central de su ciudad natal de Gori, jun 25 2010.

GORI Georgia (Reuters) - Las autoridades de Georgia removieron el viernes por la madrugada una imponente estatua del dictador soviético Josef Stalin de la plaza central de su ciudad natal, retirando del espacio público el monumento del georgiano más famoso.
La estatua de bronce de 6 metros de altura será trasladada al patio de un museo dedicado a Stalin en su nativa Gori, y su lugar en la plaza principal lo ocupará un monumento a las víctimas de la guerra del 2008 en la que Georgia enfrentó a Rusia, informó un funcionario local.
En una operación no anunciada que comenzó después de la medianoche y concluyó antes del amanecer, trabajadores municipales y policías bajaron a la estatua de su pedestal de piedra en la pequeña ciudad, ubicada 80 kilómetros al oeste de la capital, Tiflis.
"Fue muy inesperado", dijo a Reuters Lado Bichashvili, un periodista de la televisora local Trialeti. "Creo que muchas personas estarán enojadas", agregó.
El periodista dijo que la policía trató de evitar que los periodistas filmaran el proceso, llegando en algunos casos a golpear a quienes lo intentaban.
"Este monumento será trasladado al patio del museo Stalin", dijo posteriormente Zviad Khmaladze, un líder del ayuntamiento, en comentarios televisados. "Un nuevo monumento dedicado a las víctimas de la agresión rusa será erigido en ese lugar", agregó.
Las señales visibles del culto a Stalin fueron removidas luego de su muerte en 1953 en toda Georgia y el resto de la Unión Soviética.
Pero el líder sigue siendo admirado por muchos en su ciudad natal, donde el monumento -uno de los pocos dedicados a Stalin que aún seguía en pie- fue levantado un año antes de su muerte.
"Personas de todo el mundo solían visitar Gori para ver ésta estatua y rendirle sus respetos a Stalin", dijo Nugzar Lamazov, quién vive en un pueblo cercano.
Para muchos responsable de millones de muertes en purgas políticas, campos de trabajos forzados y una colectivización agrícola forzada, Stalin es considerado un héroe por quienes dicen que la Unión Soviética no habría derrotado a la Alemania nazi o no se habría industrializado sin él.
Para muchos georgianos, incluido el presidente pro occidental Mikheil Saakashvili, el monumento era un símbolo de la todavía presente influencia de Moscú dos décadas después de que la pequeña nación obtuvo su independencia en 1991 tras el colapso soviético.
Gori fue la ciudad que más sufrió la guerra de cinco días contra Rusia en agosto del 2008. Las bombas impactaron la plaza principal cerca de la estatua y edificios aledaños.
La ciudad fue ocupada durante semanas por tropas rusas después del conflicto, que comenzó cuando Georgia buscó retomar el control de la provincia separatista de Osetia del Sur -apoyada por Moscú-, que está al norte de la ciudad.
Luego del conflicto, algunos funcionarios y georgianos prominentes pidieron la remoción del monumento, diciendo que su presencia en Gori era inmoral luego del bombardeo y la ocupación rusa.
Gori también alberga estatuas y bustos de menor tamaño de Stalin, así como un museo dedicado al dictador fallecido, que nació el 21 de diciembre de 1879.
Muchos partidarios ancianos se reúnen afuera del museo dos veces al año, en su cumpleaños y en el día de su fallecimiento.
Stalin, cuyo nombre real era Dzhugashvili, gobernó la Unión Soviética desde 1924 hasta su muerte.
Remueven estatua de Stalin en su pueblo natal en Georgia
Margarita Antidze
Reuters América Latina, 25.06.2010
Una estatua del dictador soviético Josef Stalin aparece en esta imagen luego de ser removida de la plaza central de su ciudad natal de Gori, jun 25 2010.

GORI Georgia (Reuters) - Las autoridades de Georgia removieron el viernes por la madrugada una imponente estatua del dictador soviético Josef Stalin de la plaza central de su ciudad natal, retirando del espacio público el monumento del georgiano más famoso.
La estatua de bronce de 6 metros de altura será trasladada al patio de un museo dedicado a Stalin en su nativa Gori, y su lugar en la plaza principal lo ocupará un monumento a las víctimas de la guerra del 2008 en la que Georgia enfrentó a Rusia, informó un funcionario local.
En una operación no anunciada que comenzó después de la medianoche y concluyó antes del amanecer, trabajadores municipales y policías bajaron a la estatua de su pedestal de piedra en la pequeña ciudad, ubicada 80 kilómetros al oeste de la capital, Tiflis.
"Fue muy inesperado", dijo a Reuters Lado Bichashvili, un periodista de la televisora local Trialeti. "Creo que muchas personas estarán enojadas", agregó.
El periodista dijo que la policía trató de evitar que los periodistas filmaran el proceso, llegando en algunos casos a golpear a quienes lo intentaban.
"Este monumento será trasladado al patio del museo Stalin", dijo posteriormente Zviad Khmaladze, un líder del ayuntamiento, en comentarios televisados. "Un nuevo monumento dedicado a las víctimas de la agresión rusa será erigido en ese lugar", agregó.
Las señales visibles del culto a Stalin fueron removidas luego de su muerte en 1953 en toda Georgia y el resto de la Unión Soviética.
Pero el líder sigue siendo admirado por muchos en su ciudad natal, donde el monumento -uno de los pocos dedicados a Stalin que aún seguía en pie- fue levantado un año antes de su muerte.
"Personas de todo el mundo solían visitar Gori para ver ésta estatua y rendirle sus respetos a Stalin", dijo Nugzar Lamazov, quién vive en un pueblo cercano.
Para muchos responsable de millones de muertes en purgas políticas, campos de trabajos forzados y una colectivización agrícola forzada, Stalin es considerado un héroe por quienes dicen que la Unión Soviética no habría derrotado a la Alemania nazi o no se habría industrializado sin él.
Para muchos georgianos, incluido el presidente pro occidental Mikheil Saakashvili, el monumento era un símbolo de la todavía presente influencia de Moscú dos décadas después de que la pequeña nación obtuvo su independencia en 1991 tras el colapso soviético.
Gori fue la ciudad que más sufrió la guerra de cinco días contra Rusia en agosto del 2008. Las bombas impactaron la plaza principal cerca de la estatua y edificios aledaños.
La ciudad fue ocupada durante semanas por tropas rusas después del conflicto, que comenzó cuando Georgia buscó retomar el control de la provincia separatista de Osetia del Sur -apoyada por Moscú-, que está al norte de la ciudad.
Luego del conflicto, algunos funcionarios y georgianos prominentes pidieron la remoción del monumento, diciendo que su presencia en Gori era inmoral luego del bombardeo y la ocupación rusa.
Gori también alberga estatuas y bustos de menor tamaño de Stalin, así como un museo dedicado al dictador fallecido, que nació el 21 de diciembre de 1879.Muchos partidarios ancianos se reúnen afuera del museo dos veces al año, en su cumpleaños y en el día de su fallecimiento.
Stalin, cuyo nombre real era Dzhugashvili, gobernó la Unión Soviética desde 1924 hasta su muerte.
Pausa para o futebol (miserável)
Não sei o que foi pior: as seleções de Portugal e do Brasil, no 0 a 0 com excessos de caneladas e golpes baixos, ou a Vuvuzela, que até andou discreta nesse jogo.
Acho que a vuvuzela ganha de 1 a 0...
Acho que a vuvuzela ganha de 1 a 0...
Dividas soberanas: a posicao dos principais paises
"Soberana" é uma palavra muito bonita para um fenômeno que se baseia, na verdade, na irresponsabilidade dos governantes, ao pretender fazer mais do que o permitido por simples leis econômicas.
Antigamente, se recorria a métodos inflacionários, desvalorização da moeda ou outros expedientes de duvidosa racionalidade, mas que faziam sentido em sistemas mais ou menos insulados da economia nacional.
Com a globalização financeira, a integração dos mercados, ou a camisa de força da moeda única (como no caso europeu), esses expediente se tornaram mais difíceis ou impossíveis.
Os governos então recorrem ao financiamento externo, facilitado por enormes volumes de liquidez mundial e facilidade de transações financeiros inter-mercados. Muito fácil fazer syndicated loans -- com os bancos comerciais -- ou emissões de global bonus, com os intermediários financeiros.
A dívida vai se acumulando, com base em projeções superotimistas de melhorias futuras.
Quando ocorre uma crise, como agora, os capitais se retraem e os governos irresponsáveis ficam a descoberto.
Acho tudo isso muito bom, diga-se de passagem, pois vai educando as pessoas -- e, supõe-se também os legisladores -- para a necessidade de comportamentos responsáveis, como, aliás, cada um deve fazer com o seu orçamento pessoal...
Paulo Roberto de Almeida
Economia global
Gráfico mostra dívida mundial
Opinião e Notícia, 25/06/2010
O gráfico interativo mostra os níveis totais de dívida para diferentes países
(a partir da The Economist)
Apesar de as manchetes falarem bastante da dívida dos governos, essa questão é só uma parte do problema. O fato é que a dívida cresceu, seja de consumidores com os cartões de crédito, empresas pegando empréstimos, ou empresas financeiras utilizando dívidas para comprar ativos arriscados.
O gráfico interativo mostra os níveis totais de dívida para diferentes países. Ele se baseia em dados fornecidos pelo Instituto “McKinsey Global Institute”. Na teoria, não há nível máximo para dívidas em relação ao PIB (Produto Interno Bruto), mas a Irlanda e a Islândia (que não estão no mapa) encontraram o limite na prática. Isso aconteceu quando a dívida dos dois países atingiu de 8 a 10 vezes o PIB.
Veja aqui o gráfico interativo
Dívida mundial (Fonte: Economist)
A dívida também está fragmentada por setor, como pode-se observar no gráfico. Os bancos da Inglaterra em relação à sua economia são enormes. Além disso, a dívida corporativa da Espanha também é bem alta.
Estas figuras irão preocupar os proprietários de títulos do governo desde que a crise de 2008 mostrou que os governos podem ser forçados a garantir a dívida do setor privado.
Pode-se observar também uma atualização da tabela divulgada pela Economist em fevereiro. Ela traz um ranking em termos de seu saldo orçamental primário e de dívida do PIB mais a relação entre o rendimento de sua dívida e o crescimento econômico. A Espanha agora ocupa o lugar da Grécia como o país na pior posição:
Antigamente, se recorria a métodos inflacionários, desvalorização da moeda ou outros expedientes de duvidosa racionalidade, mas que faziam sentido em sistemas mais ou menos insulados da economia nacional.
Com a globalização financeira, a integração dos mercados, ou a camisa de força da moeda única (como no caso europeu), esses expediente se tornaram mais difíceis ou impossíveis.
Os governos então recorrem ao financiamento externo, facilitado por enormes volumes de liquidez mundial e facilidade de transações financeiros inter-mercados. Muito fácil fazer syndicated loans -- com os bancos comerciais -- ou emissões de global bonus, com os intermediários financeiros.
A dívida vai se acumulando, com base em projeções superotimistas de melhorias futuras.
Quando ocorre uma crise, como agora, os capitais se retraem e os governos irresponsáveis ficam a descoberto.
Acho tudo isso muito bom, diga-se de passagem, pois vai educando as pessoas -- e, supõe-se também os legisladores -- para a necessidade de comportamentos responsáveis, como, aliás, cada um deve fazer com o seu orçamento pessoal...
Paulo Roberto de Almeida
Economia global
Gráfico mostra dívida mundial
Opinião e Notícia, 25/06/2010
O gráfico interativo mostra os níveis totais de dívida para diferentes países
(a partir da The Economist)
Apesar de as manchetes falarem bastante da dívida dos governos, essa questão é só uma parte do problema. O fato é que a dívida cresceu, seja de consumidores com os cartões de crédito, empresas pegando empréstimos, ou empresas financeiras utilizando dívidas para comprar ativos arriscados.
O gráfico interativo mostra os níveis totais de dívida para diferentes países. Ele se baseia em dados fornecidos pelo Instituto “McKinsey Global Institute”. Na teoria, não há nível máximo para dívidas em relação ao PIB (Produto Interno Bruto), mas a Irlanda e a Islândia (que não estão no mapa) encontraram o limite na prática. Isso aconteceu quando a dívida dos dois países atingiu de 8 a 10 vezes o PIB.
Veja aqui o gráfico interativo
Dívida mundial (Fonte: Economist)
A dívida também está fragmentada por setor, como pode-se observar no gráfico. Os bancos da Inglaterra em relação à sua economia são enormes. Além disso, a dívida corporativa da Espanha também é bem alta.
Estas figuras irão preocupar os proprietários de títulos do governo desde que a crise de 2008 mostrou que os governos podem ser forçados a garantir a dívida do setor privado.
Pode-se observar também uma atualização da tabela divulgada pela Economist em fevereiro. Ela traz um ranking em termos de seu saldo orçamental primário e de dívida do PIB mais a relação entre o rendimento de sua dívida e o crescimento econômico. A Espanha agora ocupa o lugar da Grécia como o país na pior posição:
Reforma bancaria e financeira nos EUA: visoes contrastantes
Abaixo, um relato do American Banker, órgão informativo da American Banker Association, sobre a reforma regulatória e financeira aprovada em versão preliminar pelo Senado americano, e que deve, provavelmente, ser assinada como lei pelo presidente Barack Obama em aproximadamente uma semana.
Ainda que eu não tenha lido em detalhes a proposta congressual (em grande medida impulsionada pelo Executivo) e que não me julgue minimamente competente neste tipo de assunto, tenho minha opinião sobre o assunto, derivada de certo conhecimento dos mercados financeiros e minhas impressões sobre medidas de política econômica de governos tendencialmente keynesianos, como a atual administração americana.
A despeito de o presidente Obama ter imediatamente anunciado, ao partir para o summit do G20 financeiro no Canadá, que os EUA necessitam um "robust financial sector", minha impressão é a de que os EUA vão continuar a perder espaço no sistema financeiro mundial para parceiros mais ageis e menos regulado.
O que a reforma faz, basicamente, é atar uma bola de ferro nos pés dos banqueiros americanos, para impedi-los de fazer todas aquelas loucuras que resultaram na crise de 2007-2008.
Bem, aquelas "loucuras" foram TODAS estimuladas pela política oficial do FED -- ao manter taxas de juros artificialmente baixas durante muito tempo -- e pela irresponsabilidades das próprias autoridades regulatórias americanas do setor imobiliário -- que avalizaram empréstimos hipotecários por mais de 6 trilhões de dólares, ATENÇÃO, eu disse US$ 6 TRILLIONS, quase 45% do PIB americano, com garantias de menos de 500 bilhões -- e assim, ninguém pode dizer que a ambição e a cupidez dos banqueiros, e as ações irresponsáveis dos "especuladores de Wall Street", foram responsáveis pela debâcle.
O que vai acontecer, portanto, é que o setor financeiro americano vai se tornar menos dinâmico e menos propenso a fazer lucros como fazia antes. Para quem tem preconceito contra os lucros do sistema financeiro -- que alguns idiotas chamam de "financeirização" da economia, seja lá o que isso queira dizer -- pode até parecer uma boa coisa. Eu apenas digo que isso vai deixar os americanos mais pobres e seus bancos mais propensos a serem comprados por competidores mais ativos e dinâmicos, como por exemplo os bancos chineses...
São apenas previsões de um amador...
Paulo Roberto de Almeida
Endgame: After 20-Hour Session, Reform Talks Yield Final Bill
By Stacy Kaper and Rob Blackwell
American Banker, Friday, June 25, 2010
WASHINGTON — After a marathon final day of debate, the regulatory reform process ended in the early hours of Friday in the same dramatic manner it had been conducted for more than a year: with a near breakdown followed eventually by a miraculous save.
After several hours of late-night wrangling, conferees resolved the two most problematic questions: how to finalize a ban on proprietary trading and limit banks' investment in hedge funds and private equity firms, and whether to force banks to spin-off their derivatives trading desks.
The resolution of those and other pending issues meant the regulatory reform bill is now complete and will return to the full House and Senate for votes next week, where it is expected to pass.
Although there is certain to be more rhetoric and debate next week over the merits of the bill, the end of the conference committee means the final legislation can no longer be altered, short of unforeseen circumstances.
"Nobody thought we could get this done," said Senate Banking Committee Chairman Chris Dodd, speaking immediately after the conference concluded. "It took a crisis to bring us to the point where we could actually get this done."
Although at some points the bill looked like it could still fall apart, lawmakers reached final agreement roughly 20 hours after debate first began early Thursday.
Sen. Blanche Lincoln, the chairman of the Senate Agriculture Committee, refused to budge on a provision that would force banks to spin off their swaps desks, while moderate House Democrats threatened to vote against the bill if the derivatives measure was not removed.
The final version of the Volcker Rule also remained in limbo, with Senate Democrats and Republicans sparring over how much to allow banks to invest in private-equity firms and hedge funds.
Ultimately, the Lincoln amendment was essentially split into two, so that banks would have to conduct some derivatives activities in an affiliate while it could conduct others in the bank itself.
The derivatives provision was the last to be dealt with and for a time looked like it would not be resolved. Banks have vigorously opposed the Lincoln amendment, arguing it would cost them billions of dollars to spin off their derivatives units. Regulators, too, had argued against the provision, saying it would drive derivatives trades overseas or underground, where they would not be regulated.
For weeks, banking lobbyists and moderate Democrats had been assured the provision would be watered down or eliminated as the final legislation was settled. But Lincoln had continued to hold the line as her political power was bolstered by her primary victory on June 8. The issue finally came to a head Thursday after the New Democrats, a coalition of moderate members, threatened to oppose the final bill if the provision was not removed.
That resulted in a wave of negotiations between Lincoln and House Democrats over the final provision. Around midnight, House Agriculture Committee Chairman Collin Peterson, D-Minn., suggested the basic solution where some swaps should be forced into an affiliate while others would be allowed within the bank. The Treasury Department was instrumental in helping to craft the new language.
"What can be retained by banks will be interest rate swaps, foreign exchanges, credit derivatives relative to investment grade entities that are cleared, gold and silver and hedging for the bank's own risk," Peterson said. "What would be required to go under the affiliate would be cleared and non cleared commodities, energies and metals… and all equities and any non cleared credit default swaps."
Peterson said the split was based on what activities banks could already engage in.
"Currently banks are not allowed to invest in commodities, energy; they are not allowed to invest in equities or trade in equities or agriculture," he said. "These are things that are currently not allowed in banking, so why we would allow them to do the derivatives that are related to those things that are currently not allowed in banks? So we took those provisions and put them in the affiliate. These are generally the most risky parts of these derivatives."
He was backed by House Financial Services Committee Chairman Barney Frank, who said the amendment was "the best compromise we can get."
The revised measure was welcomed by some in the banking industry, who noted that it would continue to allow them to engage in interest rate swaps, one of the most prevalent kinds of derivatives institutions engage in.
The provision would also specifically forbid the bailout of any swaps unit and be phased in over two years.
Republicans sought to remove the provision entirely. Sen. Saxby Chambliss, R-Ga., argued the Volcker Rule provision to ban proprietary trading would make the Lincoln measure moot, but the Arkansas Democrat rejected that argument.
"We need to get banks back to the business of banking," Lincoln said. "Clearly, swap dealing is a risky activity and it is something that we need to deal with… banks need to be making small business loans… and not playing in swaps."
Sen. Judd Gregg, R-N.H. said the Lincoln provision was just political and would cause a credit crunch.
"You will have less credit in the system," he said. "It's not going to make [the system] safer. It's not going to make it sounder."
Ultimately, however, conferees agreed to accept the Peterson amendment largely unchanged.
Rep. Gregory Meeks, D-N.Y., the House Financial Services Committee's international monetary policy subcommittee chairman, worked with New Democrats and New York Democrats on an alternative to the Lincoln swaps ban that would have let regulators push out swaps trading only if they had taken other steps to protect the system, including implementing the Volcker Rule and raising capital.
But Sen. Charles Schumer, D-N.Y., told Meeks that he would not have the votes in the Senate.
In an interview, Meeks said that he was disappointed with the outcome because he has concerns there could be unintended consequences of the partial pushout of derivatives activities.
"I'm scared that businesses could be driven t o move abroad," he said. "I'm nervous about that because there are various pieces that are pushed out that I wish were still in as far as derivatives go, which I hope does not force some derivatives into the shadow market."
The derivatives piece was finalized roughly three hours after the conference finalized the Volcker Rule, which would limit bank investment in private equity firms and hedge funds. Under the final measure, banks would be allowed some limited investment in such companies equal to as much as 3% of the total ownership interests of the fund. However, their collective investments in those firms could not exceed 3% of the bank's Tier 1 capital.
Senate conferees had earlier suggested a total limit of 3% of tangible common equity -- a more restrictive standard -- but were rebuffed by House conferees.
Citing the inclusion of an amendment from Sen. Susan Collins, R-Maine, in the final bill that would ban the use of trust-preferred securities from counting as Tier 1 capital, Senate Banking Committee Chairman Chris Dodd agreed the House standard made sense.
The final language also restored the so-called Hotel California provision, which would block bank holding companies from converting to investment bank status to escape provisions of the Volcker Rule.
It would allow an initial 2 year transition period for investments in liquid funds, with the possibility to win a maximum of three 1-year extensions for a total of five years. For illiquid investments, there would be a 2 year transition with the possibility of a single extension of no more than five years, for a maximum transition of seven years.
The provision would also provide exemptions for purchasing and selling government obligations, underwriting or market-making related activities, risk-mitigating hedging activities, insurance activities, and Small Business Administration small business investment company investments.
The measure would prohibit any transaction that creates a conflict of interest and limit employee investments in funds.
The conference committee also added a tax on banks to pay for the bill. Under the agreement, banks with more than $50 billion of assets and hedge funds with more than $10 billion would be subjected to risk-based special assessments levied by the Federal Deposit Insurance Corp. The agency would be required to collect $19 billion from September 2012 through September 2015, which would be put into a fund at the Treasury Department.
Cheyenne Hopkins contributed to this story
Ainda que eu não tenha lido em detalhes a proposta congressual (em grande medida impulsionada pelo Executivo) e que não me julgue minimamente competente neste tipo de assunto, tenho minha opinião sobre o assunto, derivada de certo conhecimento dos mercados financeiros e minhas impressões sobre medidas de política econômica de governos tendencialmente keynesianos, como a atual administração americana.
A despeito de o presidente Obama ter imediatamente anunciado, ao partir para o summit do G20 financeiro no Canadá, que os EUA necessitam um "robust financial sector", minha impressão é a de que os EUA vão continuar a perder espaço no sistema financeiro mundial para parceiros mais ageis e menos regulado.
O que a reforma faz, basicamente, é atar uma bola de ferro nos pés dos banqueiros americanos, para impedi-los de fazer todas aquelas loucuras que resultaram na crise de 2007-2008.
Bem, aquelas "loucuras" foram TODAS estimuladas pela política oficial do FED -- ao manter taxas de juros artificialmente baixas durante muito tempo -- e pela irresponsabilidades das próprias autoridades regulatórias americanas do setor imobiliário -- que avalizaram empréstimos hipotecários por mais de 6 trilhões de dólares, ATENÇÃO, eu disse US$ 6 TRILLIONS, quase 45% do PIB americano, com garantias de menos de 500 bilhões -- e assim, ninguém pode dizer que a ambição e a cupidez dos banqueiros, e as ações irresponsáveis dos "especuladores de Wall Street", foram responsáveis pela debâcle.
O que vai acontecer, portanto, é que o setor financeiro americano vai se tornar menos dinâmico e menos propenso a fazer lucros como fazia antes. Para quem tem preconceito contra os lucros do sistema financeiro -- que alguns idiotas chamam de "financeirização" da economia, seja lá o que isso queira dizer -- pode até parecer uma boa coisa. Eu apenas digo que isso vai deixar os americanos mais pobres e seus bancos mais propensos a serem comprados por competidores mais ativos e dinâmicos, como por exemplo os bancos chineses...
São apenas previsões de um amador...
Paulo Roberto de Almeida
Endgame: After 20-Hour Session, Reform Talks Yield Final Bill
By Stacy Kaper and Rob Blackwell
American Banker, Friday, June 25, 2010
WASHINGTON — After a marathon final day of debate, the regulatory reform process ended in the early hours of Friday in the same dramatic manner it had been conducted for more than a year: with a near breakdown followed eventually by a miraculous save.
After several hours of late-night wrangling, conferees resolved the two most problematic questions: how to finalize a ban on proprietary trading and limit banks' investment in hedge funds and private equity firms, and whether to force banks to spin-off their derivatives trading desks.
The resolution of those and other pending issues meant the regulatory reform bill is now complete and will return to the full House and Senate for votes next week, where it is expected to pass.
Although there is certain to be more rhetoric and debate next week over the merits of the bill, the end of the conference committee means the final legislation can no longer be altered, short of unforeseen circumstances.
"Nobody thought we could get this done," said Senate Banking Committee Chairman Chris Dodd, speaking immediately after the conference concluded. "It took a crisis to bring us to the point where we could actually get this done."
Although at some points the bill looked like it could still fall apart, lawmakers reached final agreement roughly 20 hours after debate first began early Thursday.
Sen. Blanche Lincoln, the chairman of the Senate Agriculture Committee, refused to budge on a provision that would force banks to spin off their swaps desks, while moderate House Democrats threatened to vote against the bill if the derivatives measure was not removed.
The final version of the Volcker Rule also remained in limbo, with Senate Democrats and Republicans sparring over how much to allow banks to invest in private-equity firms and hedge funds.
Ultimately, the Lincoln amendment was essentially split into two, so that banks would have to conduct some derivatives activities in an affiliate while it could conduct others in the bank itself.
The derivatives provision was the last to be dealt with and for a time looked like it would not be resolved. Banks have vigorously opposed the Lincoln amendment, arguing it would cost them billions of dollars to spin off their derivatives units. Regulators, too, had argued against the provision, saying it would drive derivatives trades overseas or underground, where they would not be regulated.
For weeks, banking lobbyists and moderate Democrats had been assured the provision would be watered down or eliminated as the final legislation was settled. But Lincoln had continued to hold the line as her political power was bolstered by her primary victory on June 8. The issue finally came to a head Thursday after the New Democrats, a coalition of moderate members, threatened to oppose the final bill if the provision was not removed.
That resulted in a wave of negotiations between Lincoln and House Democrats over the final provision. Around midnight, House Agriculture Committee Chairman Collin Peterson, D-Minn., suggested the basic solution where some swaps should be forced into an affiliate while others would be allowed within the bank. The Treasury Department was instrumental in helping to craft the new language.
"What can be retained by banks will be interest rate swaps, foreign exchanges, credit derivatives relative to investment grade entities that are cleared, gold and silver and hedging for the bank's own risk," Peterson said. "What would be required to go under the affiliate would be cleared and non cleared commodities, energies and metals… and all equities and any non cleared credit default swaps."
Peterson said the split was based on what activities banks could already engage in.
"Currently banks are not allowed to invest in commodities, energy; they are not allowed to invest in equities or trade in equities or agriculture," he said. "These are things that are currently not allowed in banking, so why we would allow them to do the derivatives that are related to those things that are currently not allowed in banks? So we took those provisions and put them in the affiliate. These are generally the most risky parts of these derivatives."
He was backed by House Financial Services Committee Chairman Barney Frank, who said the amendment was "the best compromise we can get."
The revised measure was welcomed by some in the banking industry, who noted that it would continue to allow them to engage in interest rate swaps, one of the most prevalent kinds of derivatives institutions engage in.
The provision would also specifically forbid the bailout of any swaps unit and be phased in over two years.
Republicans sought to remove the provision entirely. Sen. Saxby Chambliss, R-Ga., argued the Volcker Rule provision to ban proprietary trading would make the Lincoln measure moot, but the Arkansas Democrat rejected that argument.
"We need to get banks back to the business of banking," Lincoln said. "Clearly, swap dealing is a risky activity and it is something that we need to deal with… banks need to be making small business loans… and not playing in swaps."
Sen. Judd Gregg, R-N.H. said the Lincoln provision was just political and would cause a credit crunch.
"You will have less credit in the system," he said. "It's not going to make [the system] safer. It's not going to make it sounder."
Ultimately, however, conferees agreed to accept the Peterson amendment largely unchanged.
Rep. Gregory Meeks, D-N.Y., the House Financial Services Committee's international monetary policy subcommittee chairman, worked with New Democrats and New York Democrats on an alternative to the Lincoln swaps ban that would have let regulators push out swaps trading only if they had taken other steps to protect the system, including implementing the Volcker Rule and raising capital.
But Sen. Charles Schumer, D-N.Y., told Meeks that he would not have the votes in the Senate.
In an interview, Meeks said that he was disappointed with the outcome because he has concerns there could be unintended consequences of the partial pushout of derivatives activities.
"I'm scared that businesses could be driven t o move abroad," he said. "I'm nervous about that because there are various pieces that are pushed out that I wish were still in as far as derivatives go, which I hope does not force some derivatives into the shadow market."
The derivatives piece was finalized roughly three hours after the conference finalized the Volcker Rule, which would limit bank investment in private equity firms and hedge funds. Under the final measure, banks would be allowed some limited investment in such companies equal to as much as 3% of the total ownership interests of the fund. However, their collective investments in those firms could not exceed 3% of the bank's Tier 1 capital.
Senate conferees had earlier suggested a total limit of 3% of tangible common equity -- a more restrictive standard -- but were rebuffed by House conferees.
Citing the inclusion of an amendment from Sen. Susan Collins, R-Maine, in the final bill that would ban the use of trust-preferred securities from counting as Tier 1 capital, Senate Banking Committee Chairman Chris Dodd agreed the House standard made sense.
The final language also restored the so-called Hotel California provision, which would block bank holding companies from converting to investment bank status to escape provisions of the Volcker Rule.
It would allow an initial 2 year transition period for investments in liquid funds, with the possibility to win a maximum of three 1-year extensions for a total of five years. For illiquid investments, there would be a 2 year transition with the possibility of a single extension of no more than five years, for a maximum transition of seven years.
The provision would also provide exemptions for purchasing and selling government obligations, underwriting or market-making related activities, risk-mitigating hedging activities, insurance activities, and Small Business Administration small business investment company investments.
The measure would prohibit any transaction that creates a conflict of interest and limit employee investments in funds.
The conference committee also added a tax on banks to pay for the bill. Under the agreement, banks with more than $50 billion of assets and hedge funds with more than $10 billion would be subjected to risk-based special assessments levied by the Federal Deposit Insurance Corp. The agency would be required to collect $19 billion from September 2012 through September 2015, which would be put into a fund at the Treasury Department.
Cheyenne Hopkins contributed to this story
Esquizofrenia economica mundial
Leio a seguinte chamda de matéria na internet:
Brasil e EUA se unem contra corte de gastos da Europa
Com apoio de Lula, americanos pedirão no G-20 estímulo à economia, diante do aperto fiscal
E me pergunto por que essa notícia seria esquizofrênica, no sentido do título deste post.
É que o Brasil e os EUA estão querendo impedir os europeus, sobretudo os alemães, de começarem agora os ajustes, ou seja, reduzir déficit público, corrigir desequilíbrios fiscais e reduzir a dívida pública.
Por causa desses desequilíbrios, o Brasil vem crescendo cada vez menos, como também crescerão pouco nos próximos anos.
Como, aliás, não deixa de lembrar o economista Ricardo Bergamini:
Conforme informações oficias do governo, o Brasil teve um crescimento medíocre de 3,57% ao ano de 2003/2009 para uma média mundial em torno de 5% ao ano no mesmo período.
Taxa Média/Ano de Crescimento Econômico Real no Período de 1964 a 2009 em Percentuais do PIB
Períodos - Média/Ano
1964/84 - 6,29
1985/89 - 4,39
1990/94 - 1,24
1995/02 - 2,31
2003/09 - 3,57
Fonte: IBGE.
1 – Nos 21 anos dos governos militares, o Brasil teve um crescimento econômico real médio de 6,29% ao ano.
2 – Nos 5 anos do governo Sarney, com moratória internacional e hiperinflação, o Brasil teve um crescimento econômico real médio de 4,39% ao ano.
3 – Nos 5 anos dos governos Collor e Itamar, o Brasil teve um crescimento econômico real médio de 1,24% ao ano.
4 – Nos 8 anos do governo FHC, o Brasil teve um crescimento econômico real médio de 2,31% ao ano.
5 – Nos 7 anos do governo Lula, o Brasil teve um crescimento econômico real médio de 3,57% ao ano.
Brasil e EUA se unem contra corte de gastos da Europa
Com apoio de Lula, americanos pedirão no G-20 estímulo à economia, diante do aperto fiscal
E me pergunto por que essa notícia seria esquizofrênica, no sentido do título deste post.
É que o Brasil e os EUA estão querendo impedir os europeus, sobretudo os alemães, de começarem agora os ajustes, ou seja, reduzir déficit público, corrigir desequilíbrios fiscais e reduzir a dívida pública.
Por causa desses desequilíbrios, o Brasil vem crescendo cada vez menos, como também crescerão pouco nos próximos anos.
Como, aliás, não deixa de lembrar o economista Ricardo Bergamini:
Conforme informações oficias do governo, o Brasil teve um crescimento medíocre de 3,57% ao ano de 2003/2009 para uma média mundial em torno de 5% ao ano no mesmo período.
Taxa Média/Ano de Crescimento Econômico Real no Período de 1964 a 2009 em Percentuais do PIB
Períodos - Média/Ano
1964/84 - 6,29
1985/89 - 4,39
1990/94 - 1,24
1995/02 - 2,31
2003/09 - 3,57
Fonte: IBGE.
1 – Nos 21 anos dos governos militares, o Brasil teve um crescimento econômico real médio de 6,29% ao ano.
2 – Nos 5 anos do governo Sarney, com moratória internacional e hiperinflação, o Brasil teve um crescimento econômico real médio de 4,39% ao ano.
3 – Nos 5 anos dos governos Collor e Itamar, o Brasil teve um crescimento econômico real médio de 1,24% ao ano.
4 – Nos 8 anos do governo FHC, o Brasil teve um crescimento econômico real médio de 2,31% ao ano.
5 – Nos 7 anos do governo Lula, o Brasil teve um crescimento econômico real médio de 3,57% ao ano.
Assinar:
Comentários (Atom)
Postagem em destaque
Livro Marxismo e Socialismo finalmente disponível - Paulo Roberto de Almeida
Meu mais recente livro – que não tem nada a ver com o governo atual ou com sua diplomacia esquizofrênica, já vou logo avisando – ficou final...
-
Liberando um artigo que passou um ano no limbo: Mercosul e União Europeia: a longa marcha da cooperação à associação Recebo, em 19/12/2025,...
-
FAQ do Candidato a Diplomata por Renato Domith Godinho TEMAS: Concurso do Instituto Rio Branco, Itamaraty, Carreira Diplomática, MRE, Diplom...
-
Homeric Epithets: Famous Titles From 'The Iliad' & 'The Odyssey' Word Genius, Tuesday, November 16, 2021 https://www.w...
-
Textos sobre guerra e paz, numa perspectiva histórica e comparativa Paulo Roberto de Almeida 5136. “A Paz como Projeto e Potência”, Brasília...
-
Sobre isto: A presidente Dilma Rousseff empossou nesta quarta-feira, em Brasília, os sete integrantes da Comissão Nacional da Verdade, gr...
-
Minha preparação prévia a um seminário sobre a ordem global, na UnB: 5152. “ A desordem mundial gerada por dois impérios, contemplados por...
-
Documentos extremamente relevantes sobre a queda do muti de Berlim, o processo de unificação da Alemanha e as garantias que os então estadi...
-
The world in 2026: ten issues that will shape the international agenda - Nota Internacional (CIDOB) Hi Paulo Roberto, Today, CIDOB’s newslet...
-
I will tell you about the Ukrainian flag today Yaroslava When did the story begin? The blue and yellow flag appeared in the mid-19th cen...