O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Iran: destruir Israel continua a ser politica de Estado com novo presidente

Oriente Médio

Novo presidente do Irã insulta Israel, que reage

Premiê israelense diz que Rouhani mostrou sua "verdadeira cara"

Veja.com, 2/08/2013
O clérigo reformista Hassan Rohani venceu as eleições presidenciais
O clérigo reformista Hassan Rohani venceu as eleições presidenciais (Majid Hagdost/Reuters)
O presidente recém eleito do Irã, o clérigo Hassan Rohani, deu nesta sexta-feira uma mostra clara de como será seu governo: em evento do chamado Dia de Qods, em apoio aos direitos dos palestinos, afirmou que Israel é uma  "chaga" que deve ser removida da região. O primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu reagiu dizendo que o iraniano mostrou sua "verdadeira cara".
"O regime sionista é uma chaga que se estabeleceu no corpo do mundo muçulmano por anos e deve ser removida", disse Rohani. E Netanyahu respondeu: "A verdadeira face de Rohani foi revelada antes que o esperado... Isso é o que pensa e isto é o que o regime iraniano tem como plano de ação". O premiê israelense pediu ao mundo que despreze suas esperanças de mudança no Irã perante a eleição de Hassan Rohani.
Para Netanyahu, as declarações de Rohani "devem despertar o mundo da ilusão de que uma parte da comunidade internacional teve após as eleições no Irã". "O presidente lá mudou, mas o objetivo do regime não: conseguir armas nucleares para ameaçar Israel, o Oriente Médio, a paz e a segurança internacional", disse Netanyahu, acrescentando: "Não devemos permitir que um Estado que ameaça destruir o Estado de Israel chegue a ter armas de destruição em massa".
Rohani fez seus comentários durante a comemoração nesta sexta-feira do "Dia de Al Quds" (nome árabe de Jerusalém), realizado desde 1979, para expressar rejeição contra a ocupação pelo estado israelense. Rohani era o único candidato reformista que disputava a presidência iraniana este ano, junto a outros quatro conservadores e um tecnocrata. Ele foi apoiado pelos ex-presidentes reformistas Akbar Hashemi Rafsanjani e Mohamed Khatami.
(Com agências EFE e France-Presse)

6 comentários:

Anônimo disse...

Não é muita "ilusão" pretender que um país não possa ter acesso a armas nucleares, quando vários outros já possuem esses artefatos ?
O que garante que, para o mundo, o Irã possuir uma bomba atômica é mais perigoso que os EUA possuírem ?

Paulo Roberto de Almeida disse...

O problema dos Anônimos é que ou eles são muito tímidos para conversar abertamente, ou eles têm vergonha de suas próprias teses, e não ousam defendê-las em público.
Pois bem, eu costumo expor minha opinião, com base em minhas leituras e reflexões, mas não sou obrigado a partilhá-las com anônimos.
Paulo Roberto de Almeida

davidson disse...

Sim , eu entendo que o regime do Irã é uma puta de uma loucura opressiva , mas deixemos as consideraçoes sobre o regime iraniano de lado e partamos para analisar o interesses do Estado Iraniano . Sim , eles têm motivo valido para recorrer ao armamento nuclear por um motivo bem simples ...Israel é inimigo ...não do Brasil ou de qualquer outro pais ocidental , mas sim para o Irã ..Israel É UM INIMIGO , um inimigo bem armado e que POSSUI ARMAS NUCLEARES . Ai vale a velha logica humana , se seu inimigo tem pedaço de pau você tem de logo tratar de achar um pedaço de pau maior , não é uma logica bonita ..mas é a logica que impera entre os estados desde que o mundo é mundo. Além disso , o Irã é um grande produtor de petroleo ..e depois do Iraque ficou claro que os Estado Unidos da America não se importam de inventar qualquer desculpa para invandir um país ...sim , o Irã é um potencial alvo ...não sei se da administração Obama ...mas se dependesse da boa vontade republicana já estaria chovendo misséis em alguns lugares . Os ocidentais tendem a ver os iranianos como causadores de briga e os "vilões" ...porém não existe vilões quando se fala em países , o que existe são "interesses" . É por interesses que ocorrem guerras , não porque uma parte é "má" e outra é "boa" . O Irã nada mais esta fazendo do que ser esperto e se armar, duvido que quando ele estiver de posse de armas atomicas ..o discurso de Israel vai ser tão grosso e prepotente ...porém fica a grande duvida , o que o Irã vai fazer com essas bombas ? vai começar uma guerra de extinção mutua com Israel ???...vou ter de continuar em outro comentario

davidson disse...

Continuando ...

Deixo bem claro que não apoio nenhum tipo de exterminio contra o "povo de israel " que não tem nada a ver com a ação prepotente e genocida praticada pelo governo israelita contra os palestinos . Que a Israel foi o maior erro de todos que a ONU , eu da minha parte considero mais que provado . Criar um pais do nada num lugar que A BIBLIA ( oh !! a unica fonte de verdade ...) diz que é dos judeus , porém é fato que este mesmo territorio vem sendo habitado por dezenas de povos durante o tempo ...se formos seguir o mesmo raciocinio ..deveriamos dar a "terra historica do curdos " ....o Brasil deveria ser devolvido aos Indios e um monte de outros casos . Porém , isso é impraticavél e a prova maior disso é Israel . Um estado insustentavel que não acredito que vá sobreviver até o final deste seculo ( fala serio , eu nao sei nem se o mundo aguenta até o final deste seculo ) . Resumindo , Irã está fazendo o que ele tem de fazer , Israel defendera-se ...e podemos ter uma guerra .Uma guerra com G MAIUSCULO , pois Irã não é presa fácil e os Estado Unidos dificilmente fariam uso de força nuclear ...Israel , já nao sei ...seria uma guera dura com repercussões severas , e com a possibilidade perigosa de envolvimento tanto da China quanto da Russia , o que levaria a um clima propicio para a eclosão da nossa querida WWIII...serio meu , o mundo hoje esta tão ferrado que até um conflito num pais como o Irã, que não nenhum Grande pais ocidental ou mesmo uma potencia ...pode causar um provavel apocalipse para a raça humana ( não extinção ...muito dificil extinção ) . Parece piada , mas o mundo está tão desenvolvido que as guerras tornaram-se coisas que ja não se pode se dar ao luxo de fazer .

Paulo Roberto de Almeida disse...

Davidson,
Lamento dizer, mas suas teses são, não apenas viciadas, mas viciosas, erradas, equivocadas, deformadas, deturpadas e absolutamente inaceitaveis.
Vc nao tem nenhum conhecimento histórico para dizer o que diz, e aliás, não tem nenhuma logica no que voce diz.
Lamento dizer, mas voce sabe muito pouco, ou nada, das relações entre Israel e o Iran.
Os dois países eram amigos, aliados, cordiais companheiros na balanca de poder do Oriente Medio aos tempos do Xa Rheza Pahlevi, e estavam em otimas relações, com troca de informacoes, venda de armas e consultas de inteligência sobre os arabes.
Ou seja, Israel NUNCA foi inimiga do Irã.
Quem é inimigo de Israel é a teocracia iraniana.
Aprenda um pouco de história, rapaz, vai lhe fazer bem.
Quando não sabe uma coisa, evite falar bobagem.
Paulo Roberto de Almeida

davidson disse...

Ótimo, eu pesquisei sobre o assunto e realmente eu me equivoquei bastante ao dizer que o ESTADO Iraniano é inimigo de Israel , na verdade é o REGIME ATUAL que é inimigo de Israel . Porém mesmo assim , levemos por outro lado . Todo governo, por mais torpe que seja o sistema , uma de suas metas é sempre perdurar , ou seja , impedir que outras forças tanto internas quanto externas , vejamos o caso externo , qual seria uma ponto de ameaça para o ATUAL governo iraniano ...Os Estados Unidos ...não estou enganado ao dizer que quando a administração Bush classificou o Irã, Iraque e Coreia do Norte no eixo do mal , e logo após invadiu o Iraque , ela mandou um recado claro aos outros dois paises ... . Não pretendo dizer que o Irã nao pratocina o terrorismo , não reprime seus cidadãos e pratica crimes inomináveis contra seus cidadãos ..em nenhum momento simpatizo com o regime iraniano e nem com regime norte-coreano ... . Porém o Irã nada mas está fazendo do que se prevenindo contra seus atuais opositores no cenário mundial, assim como fizeram França e Inglaterra que desenvolveram a bomba no contexto da Guerra Mundial , para intimidar uma poderosa União Soviética . Ninguém hoje contesta a razão desses paises em desenvolver bombas atomicas , porém hoje no caso de outros paises , as pessoas já vem com esse argumento de que os outros países não tem direito de desenvolver a arma atomica pois isso levaria a um eventual fim da humanidade . Fala sério , o atual numero de ogivas já é suficiente para isso . E você pode dizer o que quiser , mas um país com a bomba tem atualmente muito mais poder de auto-determinação ...hoje está tudo muito tranquilo ...tudo na base da diplomacia . Porém ouso dizer quue esse clima de paz entre os grandes é recente e não acredito que vá perdurar para sempre . Hoje vivemos na epoca em que a competição economica , é uma valvula de escape para a rivalidade entre as naçoes . Mas senhor Roberto , você acredita mesmo que quando tivermos uma grande crise no nosso modo de vida, esse mundo diplomático vai se sobrepor a uma eventual repartição do mundo por aqueles que são poderosos militarmente ?. Eu gostaria de lembrar que a própia ciencia diz que o crescimento atual da raça humana é insustentavel. Não sou eu que digo , porém a propia ciencia diz seguindo a linha de desenvolvimento que temos hoje , o sistema logo entrará em colapso e quando não tivermos recursos para todos , vale sempre a lei do mais forte . Embora isso não diga respeito ao ATUAL quadro do desenvolvimento da bomba pelo Irã , sim , não duvido nada que o Irã ´´e bem capaz de querer exterminar Israel . Porém eu ainda fico com a duvida o Acordo de Não Proliferação das Armas Atomicas é um acordo justo ?

Caso esteja errado, peço o favor de me corrigir , essa é minha opinião como individuo . Exceto na questão de que o atual nivel de consumo é insustentavél e de que os estados unidos considera o Irã um regime do "mal" , o resto do que disse é uma opinião minha e puramente minha .