O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Campanha etilico-surrealista: confesso que nao entendi nada...

Eu bem que me esforço por entender o que leio, mas confesso que estas palavras, estes argumentos, expedidos por alguém que fala muito, demais, escapam ao meu simples modo de raciocínio linear, lógico, direto.
Como diriam os franceses: ça me dépasse...
Enfim, se alguém entendeu me avise, por favor...
Paulo Roberto de Almeida

No Piauí, Lula compara tucanos a 'gente do mal'
Maiá Menezes
O Globo, 14.10.2010

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva classificou nesta quarta-feira, sem citar nomes, os tucanos de "gente do mal", ao comparar os projetos políticos do PSDB e o seu desempenho como presidente.

Em discurso para cerca de dez mil pessoas, na Avenida Marechal Castelo Branco, em Teresina, Lula fez elogios à beleza de Dilma três vezes e atacou o adversário:

- O que está em jogo são dois projetos. Um que está aí desde que Cabral descobriu. Os de sempre mandando, ganhando, perdendo. Agradeço aos votos que vcs não deram a mim, mas também aos votos que vocês não deram a eles. Porque essa gente foi do mal com o povo pobre. Em 2006, eles acabaram com o CPMF. Eles tiraram esse imposto, R$ 120 bilhões em quatro anos, achando que iriam prejudicar o Lula. Mas o Lula não foi prejudicado porque pode pagar plano. Prejudicaram as pessoas mais pobres, que precisam do SUS. Eu disse a eles: nas eleições, eles vão ter o troco. E em 2006, no Piauí, tiveram.

Lula, ao lado de Dilma, que discursara antes, afirmou que a hora é de comparar projetos, mais que pessoas:

- Se a gente achar que a disputa que está em jogo é apenas a disputa entre a candidata Dilma e o candidato de lá a gente vai cometer um engano muito grande. Não é a disputa entre um homem e uma mulher. Se fosse só isso, eu ainda assim preferia essa mulher do que aquele homem para presidir o destino do meu país. Porque conheço a sensibilidade de cada um. Conheço a alma e a cabeça dos dois e é por isso que acho que ela é infinitamente melhor para o país.

Ele também afirmou que o PSDB foi contra políticas de inclusão:

- Vocês sabem como era o Nordeste e a vida do povo mais pobre antes de eu chegar à Presidência. Quando criamos o Bolsa Família, os de lá diziam que era esmola e que a gente estava fazendo populismo. Eles não têm noção do que significa R$ 100 para uma pessoa pobre. Eles dão de gorjeta quanto tomam de uísque. Vocês sabem como era o desemprego nesse país antes de eu chegar à Presidência. Vocês sabem a destruição das empresas brasileiras. Como andava o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal, até a Petrobras eles tentaram mudar de nome. Vocês sabem quantos investimentos deixaram de vir para o Piauí antes de eu ser presidente, porque as pessoas diziam que não iam investir aqui porque o Nordeste não ia para a frente.

Mais uma vez lamentando sua foto não ter estado nas urnas, nessa eleição, Lula afirmou que "o espírito democrático" o levou a optar por apoiar uma candidata em vez de optar pela reeleição:

- Como somos democratas e queremos fortalecer a democracia trocamos prazerozamente a voz de taquara rachada de um homem por uma mulher mineira, gaúcha, puiauisense,que tem competência para dirigir o país nos proximos anos.

===========

Retomando:
Acho que sei porque a candidata oficial caiu tanto, e porque os discursos desse personagem surrealista que está aí acima não convence mais: As pessoas são espertas, apesar de que alguns espertos querem fazê-las de idiotas. As pessoas percebem quando estão tentando enganá-las, com palavras vazias... Elas devem dizer: "Essa aí pensa que somos uns idiotas?"
Por outro lado, o maniqueismo, a simplificação e a falsidade, mentiras mesmo, de quem expede os conceitos são atrozes. Confesso que eu esperava um pouco mais de respeito aos fatos por parte de quem preside aos destinos do país.

3 comentários:

Karem Portes disse...

Ele utiliza-se da fala simples e dos ditados da cultura popular e da religião - ex: como o bem e o mal, do feio e do bonito para indicar o que é certo e errado em camadas da população que infelizmente não tem ainda condições de ter o básico da educação e que não sabem o significado de corrupção, oportunismo, entre muitas outras palavras que são exemplos desse e de outros governos.

São realmente palavras vazias mas que podem ludibriar aqueles que pela situação ou ocasião, não tem acesso ou ainda, não compreende os fatos expostos da sua e da realidade de todos. Principalmente porque a preocupação maior é a sobrevivência.

Eu particularmente gosto de discutir sobre soluções para os problemas do Brasil mas o que vejo é a sujeira de uma instituição que não está preocupada em crescer o Brasil pelas pessoas e sim de utilizar da política em única e exclusivamente para benefício próprio.

Karem Portes disse...

Ele utiliza-se da fala simples e dos ditados da cultura popular e da religião - ex: como o bem e o mal, do feio e do bonito para indicar o que é certo e errado em camadas da população que infelizmente não tem ainda condições de ter o básico da educação e que não sabem o significado de corrupção, oportunismo, entre muitas outras palavras que são exemplos desse e de outros governos.

São realmente palavras vazias mas que podem ludibriar aqueles que pela situação ou ocasião, não tem acesso ou ainda, não compreende os fatos expostos da sua e da realidade de todos. Principalmente porque a preocupação maior é a sobrevivência.

Eu particularmente gosto de discutir sobre soluções para os problemas do Brasil mas o que vejo é a sujeira de uma instituição que não está preocupada em crescer o Brasil pelas pessoas e sim de utilizar da política em única e exclusivamente para benefício próprio.

Danilo Belo disse...

O mais complexo discusso do Lula aqui no meu Piauí. Ontem, houve uma manifestação política na minha capital, Teresina, de um dos demais candidatos a Governo aliado a situação. Então, é de imaginar, caravanas, grupos e demais militantes na espera do Presidente da República depois dele ter feito uma viagem aérea sob Guaribas (cidade símbolo do Fome Zero) e demais cidades do Piauí, e a expectativa acrescida já que o mesmo não veio no primeiro turno junto à candidata Dilma. Bon vivant..