O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Querida: encolheram o global trader! Como isso foi acontecer?

Não foi por acaso: deixaram ligada a máquina de extração tributária que inviabiliza qualquer competitividade empresarial, aumentaram o poder regulatório do ogro estatal que pretende dirigir não só operações de mercado como o próprio capitalismo, e continuaram a ser tão incompetentes quanto sempre foram.
Foi isso!
Paulo Roberto de Almeida

DÉFICIT COMERCIAL DO BRASIL COM A EUROPA AUMENTA MAIS DE 10 VEZES EM UM ANO!

(Estado de SP, 19) 1. O déficit do Brasil com a Europa aumenta mais de dez vezes em apenas um ano e os produtos nacionais perdem espaço no mercado europeu. Dados divulgados ontem (18), pela União Europeia –UE-  apontam que o Brasil é o país emergente que sofreu a maior queda de vendas para o mercado da UE em 2013 e passou a ser o único membro dos BRICs (Brasil, Rússia, Índia e China), com o qual a Europa terá superávit no ano.

        
2. De acordo com os dados da Eurostat, as exportações do Brasil para a Europa até setembro deste ano registraram uma queda de 15%, caindo de 26 bilhões de euros para 22 bilhões. A redução fez com que o Brasil fosse superado pela Índia e Coréia do Sul, vendo sua posição cair da oitava para a décima colocação entre os fornecedores de bens para o mercado europeu.

2 comentários:

Anônimo disse...

Obrigado pelo alerta. A incompetência brasileira no âmbito comercial internacional vem aumentando gradualmente, não sendo novidade. Fica então a pergunta: não seria essa redução de trocas resultado na débâcle européia, seu empobrecimento experimentado nos 2 últimos anos? Parece-me, humildemente, que o motivo é exógeno, por mais que o governo de Dilma ajude em tornar o país cada vez mais anticompetitivo. Abraços!

Paulo Roberto de Almeida disse...

Sim, o efeito crise na Europa pode ter tido alguma influência no processo de redução de vendas, mas ter diminuído muito mais do que outros países não é explicado por esse fator e sim pela perda de competitividade brasileira, e esta é construída inteiramente no Brasil, é coisa nossa, ou deles...
Paulo Roberto de Almeida