Foi isso!
Paulo Roberto de Almeida
DÉFICIT COMERCIAL DO BRASIL COM A EUROPA AUMENTA MAIS DE 10 VEZES EM UM ANO!
(Estado de SP, 19) 1. O déficit do Brasil com a Europa aumenta mais de dez vezes em apenas um ano e os produtos nacionais perdem espaço no mercado europeu. Dados divulgados ontem (18), pela União Europeia –UE- apontam que o Brasil é o país emergente que sofreu a maior queda de vendas para o mercado da UE em 2013 e passou a ser o único membro dos BRICs (Brasil, Rússia, Índia e China), com o qual a Europa terá superávit no ano.
2. De acordo com os dados da Eurostat, as exportações do Brasil para a Europa até setembro deste ano registraram uma queda de 15%, caindo de 26 bilhões de euros para 22 bilhões. A redução fez com que o Brasil fosse superado pela Índia e Coréia do Sul, vendo sua posição cair da oitava para a décima colocação entre os fornecedores de bens para o mercado europeu.
2 comentários:
Obrigado pelo alerta. A incompetência brasileira no âmbito comercial internacional vem aumentando gradualmente, não sendo novidade. Fica então a pergunta: não seria essa redução de trocas resultado na débâcle européia, seu empobrecimento experimentado nos 2 últimos anos? Parece-me, humildemente, que o motivo é exógeno, por mais que o governo de Dilma ajude em tornar o país cada vez mais anticompetitivo. Abraços!
Sim, o efeito crise na Europa pode ter tido alguma influência no processo de redução de vendas, mas ter diminuído muito mais do que outros países não é explicado por esse fator e sim pela perda de competitividade brasileira, e esta é construída inteiramente no Brasil, é coisa nossa, ou deles...
Paulo Roberto de Almeida
Postar um comentário