segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Problemas publicos, solucoes privadas? Nem sempre, nao necessariamente - Paulo Roberto de Almeida no EPL-BH

Atendo, com o maior prazer, aos jovens do movimento Estudantes Pela Liberdade, mas creio que eles não receberão com igual prazer minhas posições quanto à essência da temática que eles propuseram para o encontro deste ano:

Problemas Públicos, Soluções Privadas.

O tom, obviamente, é afirmativo, mas eu me permiti colocar um ponto de interrogação ao final do título, e agregar um alerta precaucionário, que é o que vai no subtítulo.
Em todo caso, para justificar meu ceticismo, elaborei não apenas um, mas dois pequenos textos explicando porque não posso adotar essa unidirecionalidade na equação.
Os dois textos, aliás colocados à disposição dos participantes, e de todo e qualquer curioso, estão linkados abaixo.
E por que o fiz, ou seja, porque preparei antecipadamente minhas respostas a essa grande questão?
Porque prefiro dar mais espaço à curiosidade dos presentes, e manter um debate com a audiência durante a maior parte do tempo disponível. Melhor assim.
Paulo Roberto de Almeida


3039. Problemas Públicos, Soluções Privadas? Nem sempre, não necessariamente”, 
Brasília, 12 setembro 2016, 9 p. 
Reflexões de um liberal contrarianista para palestra organizada pelos Estudantes Pela Liberdade, capítulo de Belo Horizonte, em 20 de setembro, tentando demonstrar a importância de não ser fundamentalista de mercado no encaminhamento de questões de interesse relevante para a sociedade. Palestra divulgada no site dos Estudantes Pela Liberdade (link: http://epl.org.br/2016/09/15/professor-e-diplomata-paulo-roberto-almeida-escreve-sobre-problemas-publicos-solucoes-privadas/).  
Texto disponibilizado no mesmo site (link: https://epl.org.br/files/2016/09/Problemas-P%C3%BAblicos-Solu%C3%A7%C3%B5es-Privadas.pdf
e na plataforma Academia.edu (13/09/2016; link: https://www.academia.edu/s/e4d696a571/3039-problemas-publicos-solucoes-privadas-nem-sempre-nao-necessariamente-2016).  
Divulgado no blog Diplomatizzando (13/09/2016; link: http://diplomatizzando.blogspot.com.br/2016/09/problemas-publicos-solucoes-privadas.html). 

3040. “Quem mudou, de fato, a humanidade? Uma reflexão contrarianista”, 
Brasília, 19 setembro 2016, 3 p. 
Novas reflexões a propósito da palestra objeto do trabalho 3039, para o encontro organizado pelos Estudantes Pela Liberdade, capítulo de Belo Horizonte: uma mensagem de ponderação, no espírito do ceticismo sadio que busco imprimir a minhas análises dos problemas humanos e sociais. 
Incorporado ao site do EPL (link: http://epl.org.br/2016/09/15/professor-e-diplomata-paulo-roberto-almeida-escreve-sobre-problemas-publicos-solucoes-privadas/; no link específico: https://epl.org.br/files/2016/09/Quem-mudou-a-humanidade.pdf).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.