domingo, 22 de abril de 2018

IPRI: atividades realizadas até meados de abril 2018

Atividades realizadas pelo IPRI em 2018

Paulo Roberto de Almeida
Diretor do Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais, IPRI-Funag
[Objetivo: relatório; finalidade: informação aos interessados]


Atividades desenvolvidas no âmbito do IPRI no ano de 2018, no âmbito das séries Diálogos Internacionais, Percursos Diplomáticos, ou outras: 

7 de fevereiro, 15:00 – O Itamaraty na Cultura Brasileira: Guimarães Rosa; João Almino, embaixador, diretor da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), membro da Academia Brasileira de Letras 9ABL), autor de diversas obras literárias. Local: Auditório Paulo Nogueira Batista, Anexo II, do MRE.

22 de fevereiro, 15:00 – Percursos Diplomáticos: embaixador Gelson Fonseca Jr., diretor do Centro de História e Documentação Diplomática (CHDD-RJ); ex-representante do Brasil nas Nações Unidas, embaixador no Chile, ex-presidente da Funag. Local: Auditório do Instituto Rio Branco.

2 de março, 15:00 – O Brasil na OCDE: onde estamos, para onde vamos?Carlos Marcio Cozendey, embaixador, ex-Subsecretário de Assuntos Econômicos e Financeiros, representante do Brasil junto à OCDE em Paris. Auditório Paulo Nogueira Batista.

7 de março, 15:00 – Globalização e agricultura: qual o lugar do Brasil?Zander Navarro: Doutor em Sociologia pela Universidade de Sussex (Inglaterra) e pós-doutoramento no MIT (Estados Unidos). Auditório Paulo Nogueira Batista.

9 de março, 15:00 – Diplomacia do etanol: desafios e perspectivas; Klaus Guimarães Dalgaard, professor adjunto de política internacional e comparada do Departamento de Ciência Política da UFMG. Auditório Paulo Nogueira Batista.

14 de março, 15:00 – Direitos humanos no Brasil e no mundoJosé Augusto Lindgren-Alves, embaixador em Sófia (Bulgária, 2002-2006), Budapeste (Hungria, 2006-2008), Sarajevo (Bósnia e Herzegovina, 2011 a 2015), assim como cônsul-geral em S. Francisco (Estados Unidos, 2006-2002) e Barcelona (Espanha, 2015-2016), atualmente aposentado. Diversos livros. Auditório Paulo Nogueira Batista.

20 de março, 15:00 – A presença da China no Brasil e na América do Sul; Renato Baumann, doutor em Economia pela University of Oxford (1982). Foi diretor do Escritório da Cepal no Brasil entre abril de 1995 e novembro de 2010. Atualmente é Secretário-Adjunto de Assuntos Internacionais (SAIN/MP) e professor de economia da UnB. Auditório do Instituto Rio Branco.

26 de março, 15:00 – O papel da Hungria e dos outros países de Visegrád na União EuropeiaSándor Gyula Nagy, economista pesquisador e coordenador do Instituto de Relações Internacionais e Comércio Exterior do Ministério das Relações Exteriores (IFAT), vinculado ao Ministério das Relações Exteriores da Hungria; Auditório embaixador Paulo Nogueira Batista.
 
11 de abril, 9:00-11:30 – Cual futuro para la Unión Europea? un debate sobre el White Paper 2017; Stefan Simosas, chefe da Seção Política da Delegação da União Europeia no Brasil; Palestrante: Susanne Gratius, Professora de Ciências Políticas e Relações Internacionais, Universidad Autónoma de Madrid. Local: Auditório do Instituto Rio Branco.

18 de abril, 15:00-17:30 – O Brasil e a questão nuclear global na década de 1970: novas interpretações historiográficas; Carlo Pattiprofessor-adjunto de Relações Internacionais da Universidade Federal de Goiás e docente permanente dos programas de pós-graduação de Ciência Política e História na mesma instituição. Doutor em História das Relações Internacionais pela Universidade de Florença (Itália) em 2012. Auditório Paulo Nogueira Batista.

25 de abril

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.