O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

quarta-feira, 29 de abril de 2020

A arte da diplomacia e da negociação como fundamentos das relações internacionais - Paulo Roberto de Almeida

Não costumo, a não ser que eu seja obrigado a fazê-lo, ler textos em palestras, aliás nem em aulas magnas, pois esse nome não me impressiona muito, e creio que leituras monótonas costumam ter virtudes dormitivas.
Prefiro falar livremente, o que me permite inovar no desenvolvimento dos meus argumentos em face de uma audiência que pode ter outros estímulos do que palestras ex-cathedra.
Mas, sempre quando tenho algum convite para uma palestra, costumo escrever algumas notas, rascunhos, ou até trabalhos formais, como referência de base ou texto de apoio do que pretendo abordar ou desenvolver no evento, mas deixando, portanto, algo formal para a audiência visada e para o meu próprio registro formal da participação nessa atividade.
Esses textos escritos são geralmente oferecidos antes da palestra, seminário, exposição ou qualquer outro evento que requer uma intervenção minha. 
O ideal é que possam ler, entender, despertar curiosidade sobre algum dos argumentos – o que nem sempre é possível no imediato da hora, e nem sempre se pode anotar as minhas palavras.
Esta é a razão de escrever e de circular antes temas "parecidos" aos argumentos que pretendo abordar, ou o que foi solicitado pelos organizadores.
Acabo de redigir este texto, que não vou ler nesta "aula magna" deste dia 30/04.

3656. “A arte da diplomacia e da negociação como fundamentos das relações internacionais”, Brasília, 29 abril 2020, 14 p. Texto de apoio para uma aula magna no curso de Relações Internacionais da Universidade Salvador (BA), a convite do Prof. Felippe Ramos, no dia 30/04/2020, 19hs, via online (?). Disponível na plataforma Academia.edu (link: https://www.academia.edu/42893937/A_arte_da_diplomacia_e_da_negociacao_como_fundamentos_das_relacoes_internacionais_2020_)

A arte da diplomacia e da negociação como fundamentos das relações internacionais

Paulo Roberto de Almeida
 [Objetivo: Notas para aula magna no curso de Relações Internacionais da Universidade Salvador (BA), no dia 30/04/2020; finalidade: informação preliminar aos alunos]


Sumário: 
1. A maneira antiga das artes da negociação
2. A maneira moderna de fazer diplomacia
3. Desafios das relações internacionais na globalização e na desglobalização
4. Mudanças na geopolítica e na geoeconomia mundiais decorrentes da pandemia
5. O desaparecimento do Brasil dos radares da globalização e da racionalidade

Ler a íntegra neste link: 

https://www.academia.edu/42893937/A_arte_da_diplomacia_e_da_negociacao_como_fundamentos_das_relacoes_internacionais_2020_


Nenhum comentário: