O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

quarta-feira, 22 de abril de 2020

Brasilia, 60 anos - Ronaldo Poletti, presidente do IHG-DF

Por ocasião do 60. aniversário de Brasília, agora uma senhora sexagenária – exposta, portanto, aos perigos do Covid-19, pois já entrada no grupo de risco –, o presidente do Instituto Histórico e Geográfico, Ronaldo Poletti, escreve uma mensagem, para preencher o espaço de uma reunião agora dispensada, dadas as agruras do momento, sobre o significado da data.
Um dos membros envia seu poema em homenagem à cidade.
Paulo Roberto de Almeida

BRASÍLIA, 60 ANOS!

O Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal celebra o aniversário de Brasília, e lembra seu patrono Juscelino Kubitschek, o fundador da cidade. E registra a memória dos que criaram a entidade em 1964, pensada desde 1960. Muitos membros do IHGDF foram pioneiros na epopeia da construção da cidade pelo povo vindo de todos os rincões da Pátria. 
Brasília será sempre a expressão da unidade brasileira e o centro da política decorrente de todas as regiões do nosso imenso território, na realização de nosso destino.
No dia de hoje, as circunstâncias impedem a cerimônia que havíamos programado. Porém, todos os sócios acadêmicos estão reunidos, espiritualmente, para a comemoração da efeméride, e cumprimentam todos os habitantes de Brasília, os quais têm sabido continuar a realização do sonho iniciado há 60 anos.
Parabéns a Brasília e a todos nós.
Ronaldo Poletti
Presidente

=============


Aos Prezados Companheiros do Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal

Tenho motivos de sobra para celebrar os Sessenta 
Anos desta cidade.
Cheguei com meus pais 
em Brasília, no dia 19 de outubro de 1959. 
Nasci no Espirito Santo mas aqui vivi mais de 4/5 da minha vida e 
acompanho a sua História desde então.
Meu pai é Cidadão Honorário de  Brasília.
Todas as minhas 
filhas nasceram aqui.
É o meu mundo. É a minha cidade.

********************************
Adonias Santiago,  21 de abril de 2020.  

 BRASÍLIA, MEU TESOURO, MEU LUGAR

Brasília. Minha maravilhosa cidade
Tem especial beleza, valor e energia.
Aqui, no coração do Brasil, é realidade
Que me enche de orgulho a cada dia.

Brasília é feita de gente que trabalha,
Que luta pela vida e se sustenta
Com honestidade e brio que se espalha
Em qualquer lugar que se apresenta

Brasília, marca e símbolo da humanidade,
É a meta de quem busca um novo tempo.
Cidade para quem quer ter oportunidade
De crescer e dar à existência novo alento.

Por isso, ao completar sessenta anos
Vamos todos, de coração alegre celebrar
Esta data especial da cidade que amamos,
Que é Brasília, Meu Tesouro, Meu Lugar.

********************************



Nenhum comentário: