O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sábado, 25 de abril de 2020

O fim de uma era? Família Rockefeller retira seus ativos das companhias de petróleo e carvão

O fim de uma era? Família Rockefeller retira seus ativos das companhias de petróleo e carvão 

''Não há nenhuma razão sensata para que as empresas continuem explorando novas fontes de hidrocarbonetos'' 

 
25/04/2020 14:25
(Pixabay)
Créditos da foto: (Pixabay)
O Fundo da Família Rockefeller Family anunciou nesta quarta-feira (22/4) que abandonará seus investimentos em combustíveis fósseis “o mais rápido possível”, e acrescentou que vai retirar o capital que mantém até agora na empresa de petroleira Exxon Mobil Corp, argumentando que a companhia, associada à fortuna da família, enganou o público a respeito dos riscos das mudanças climáticas.

Embora apenas uma pequena parte dos ativos do fundo esteja investida em combustíveis fósseis, o anúncio tem grande importância, pois há um século John D. Rockefeller fez fortuna à frente da Standard Oil, precursora da Exxon Mobil. A organização disse que também se despojaria de seus investimentos em carvão e em áreas petrolíferas do Canadá, segundo informou a agência Reuters.

Devido à ameaça que a atividade representa para a sobrevivência dos ecossistemas humanos e naturais, “não há razão sensata para as empresas continuarem a explorar novas fontes de petróleo”, observa o grupo que administra o Fundo da Família Rockefeller, através de uma carta publicada em sua página web.

A organização também ressaltou que a conduta da Exxon em questões climáticas é “moralmente reprovável”.

Em 2014, o Fundo dos Irmãos Rockefeller – outra fundação da mega milionária familiar, que conta com cerca de 860 milhões de dólares – anunciou que se unirá a 11 outras empresas que decidiram abandonar os investimentos em carvão e áreas petrolíferas.

*Publicado originalmente em 'RT News' | Tradução de Victor Farine

Nenhum comentário: