sexta-feira, 5 de novembro de 2021

Devolução de comenda da Ordem de Rio Branco (2005) - Paulo Roberto de Almeida

 Em 2005, ao ter o Itamaraty agraciado com a Ordem de Rio Branco, no grau de Grande Oficial, o então presidente da Câmara dos Deputados, depois afastado do cargo por corrupção, eu considerei devolver a minha comenda, preparei memorando, transcrito abaixo, ao chefe do Cerimonial do Itamaraty, na qualidade de Secretário do Conselho da Ordem, procedendo a tal gesto.

Na última hora, contudo, amigos e colegas de carreira, sabedores de minha intenção (pois fiquei chocado não só com tal personagem, mas também diversos outros, me demoveram de fazê-lo, basicamente por duas razões: causaria uma "comoção desnecessária" no Itamaraty e a comenda concedida ao político corrupto não deveria ser confundida com a minha, dada a um membro da carreira, ao passo que o ladrão vulgar tinha sido agraciado na categoria de "contemplados externos".

Não desisti ainda de devolver...

1466. “Ordem de Rio Branco: Memorandum”, Brasília, 2 de setembro de 2005, 1 p. Comunicação ao Chefe do Cerimonial do Itamaraty, na qualidade de Secretário do Conselho da Ordem, a propósito da distinção concedida no grau de Cavaleiro. Não encaminhada. 


Memorandum ao Sr. Chefe do Cerimonial do Itamaraty

 

Brasília, em 2 de setembro de 2005

 

Ordem de Rio Branco. Cavaleiro

Pedido de desligamento.

Paulo Roberto de Almeida.

 

            Senhor Chefe do Cerimonial,

            Dirijo-me a Vossa Excelência na qualidade de Secretário do Conselho da Ordem de Rio Branco, de conformidade com o disposto no Regulamento do Decreto nº 51.697, de 5 de fevereiro de 1963, que dispõe sobre a concessão dessa honraria, com a qual fui distinguido, em 1986, quando Segundo Secretário, no grau de Cavaleiro do quadro Ordinário.

            Muito embora o referido Regulamento não preveja retrocessão ou recusa ulterior dessa distinção – estando apenas nele previsto a suspensão, pelo Conselho da Ordem, do “direito de usar a insígnia por motivo de condenação judiciária ou prática de atos contrários ao sentimento de honra e à dignidade nacional”, o que não se aplica ao meu caso –, venho, por meio deste Memorandum e por razões de ordem estritamente pessoal, solicitar a Vossa Excelência minha exclusão dos quadros dessa Ordem. 

Acompanha este Memorandum o estojo que contém as insígnias da ordem com que fui contemplado. Tão pronto localize, entre meus papéis, o respectivo diploma que me foi entregue na ocasião, providenciarei sua entrega a Vossa Excelência. 

 

Respeitosamente,

 

Paulo Roberto de Almeida

Ministro de Segunda Classe

 

Anexo: estojo com as insígnias da Ordem de Rio Branco, grau: Cavaleiro. 

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.