Recebi convite do Prof. João Cézar de Castro Rocha, eminente intelectual, e do editor Edson Filho, da É Realizações, editor exclusivo das reedições da obra do grande intelectual brasileiro, colega diplomata José Guilherme Merquior, e dos seus inéditos, para participar de um seminário internacional em homenagem à esse grande intelectual e de análise de sua obra intelectual.
Como sempre fui um leitor de Merquior, pelo menos de sua obra de sociologia política, preparei um texto e uma apresentação em Power Point para mostrar no seminário, marcado para os dias 9 e 10 de dezembro.
Coloco aqui, à disposição dos interessados o texto que preparei como apoio à minha apresentação oral, na companhia da antropóloga Manuela Carneira da Cunha (Universidade de Chicago), sobre inéditos do Merquior. Escolhi dois: sua última palestra em Paria, quando era representante do Brasil na Unesco, sobre os 100 anos da República, feita na Maison des Sciences de l'homem, e o prefácio que ele fez, pouco antes, quando era embaixador na México, à edição brasileira do Dicinário Crítico da Revolução Francesa, de François Furet e Mouna Ouzof. Mas falo de outra coisas também, neste texto que agora coloco à disposição dos interessados, mais de dez dias antes da realização do seminário:
4024. “Merquior: os 100 anos da República e a Revolução francesa”, Brasília, 27 novembro 2021, 11 p. Apresentação feita no Seminário Internacional José Guilherme Merquior: 80 anos (9 e 10 de dezembro de 2021), a convite do Prof. João Cezar Castro Rocha, no painel “Inéditos de José Guilherme Merquior”, dia 10/12/2021, 16h. Colocado na plataforma Academia.edu (link: https://www.academia.edu/62581764/4024_Merquior_os_100_anos_da_República_e_a_Revolução_francesa_2021_)
Em breve colocarei a apresentação em Power Point que fiz para esse seminário.
Disponham, com prazer intelectual, como devia ser a atitude de Merquior neste tipo de circunstância.
Paulo Roberto de Almeida
Merquior: os 100 anos da República e a Revolução francesa
Paulo Roberto de Almeida
Diplomata; IHG-DF; Ibmec-Brasília
Seminário Internacional José Guilherme Merquior: 80 anos
9 e 10 de dezembro de 2021
Inéditos de José Guilherme Merquior: Dia 10/12/2021, 16h
Existem muitos inéditos de José Guilherme Merquior. Durante o ano de 2021, aos 30 anos de sua morte, quando ele teria completado 80 anos a partir do seu nascimento, eu tentei imaginar, o que ele poderia ter ainda produzido, na fase mais produtiva de uma vida toda ela dedicada às leituras, aos estudos, às reflexões e à escrita, se não tivesse falecido prematuramente em 1991. Falei sobre isso numa de minhas postagens no blog Diplomatizzando logo em 5 de janeiro deste ano.
3838. “Trinta anos sem José Guilherme Merquior”, Brasília, 5 janeiro 2021, 3 p. Listagem das postagens feitas em torno do “ano Merquior”, uma série de postagens com materiais dele e sobre ele, no blog Diplomatizzando (6/01/2021; link: https://diplomatizzando.blogspot.com/2021/01/trinta-anos-sem-jose-guilherme-merquior.html).
Merquior, em vida, no curto espaço de 30 anos aproximadamente, produziu muito mais do que o que foi possível ser divulgado por seus editores de livros e revistas, pelos jornalistas aos quais ele fornecia seus artigos bem-humorados, alguns vitriólicos ou irônicos, outros irrespondíveis, contra algum parceiro acadêmico, eventualmente portador de ideias opostas, mas jamais um adversário intelectual. Ele se relacionava, pode-se dizer, com todas as seitas e tribos acadêmicas, num espírito de diálogo aberto, como se todos estivessem reunidos num daqueles salons do Ancien Régime, onde se reunia a République des Lettres, debatendo novas e velhas ideias.
Efetuei uma nova postagem sobre sua trajetória quatro meses depois:
3891. “José Guilherme Merquior, um intelectual brasileiro: 80 anos do nascimento”, Brasília, 16 abril 2021, 16 p. Dossiê seletivo com coletânea de postagens e documentos relativos à trajetória pessoal, funcional e intelectual do grande diplomata intelectual. Divulgado no blog Diplomatizzando (link: https://diplomatizzando.blogspot.com/2021/04/jose-guilherme-merquior-um-intelectual.html).
Finalmente, organizei um dossiê sobre sua obra em formato de brochura e preparei uma apresentação tentando consolidar uma ampla informação sobre a sua produção intelectual, inclusive falando de alguns inéditos, ou relativamente pouco conhecidos como seu discurso de posse no Itamaraty, sua tese do Curso de Altos Estudos e palestras variadas:
3894. José Guilherme Merquior: um intelectual brasileiro, Brasília, 19 abril 2021, 322 p. Coletânea de textos de e sobre o grande intelectual diplomata, com exceção do prefácio, agregado posteriormente. Em revisão para tornar o volume menos pesado. Versão abreviada, com links remetendo a pdfs em Academia.edu, 187 p. Postado na plataforma Academia.edu (link: https://www.academia.edu/46954903/Jose_Guilherme_Merquior_um_Intelectual_Brasileiro_2021_); divulgado no blog Diplomatizzando (20/04/2021; link: https://diplomatizzando.blogspot.com/2021/04/jose-guilherme-merquior-uma-homenagem.html).
(...)
Ler a íntegra neste link: https://www.academia.edu/62581764/4024_Merquior_os_100_anos_da_República_e_a_Revolução_francesa_2021_)
O programa do seminário está aqui:
José Guilherme Merquior: 80 anos
Seminário internacional, sob a coordenação do professor João Cézar de Castro Rocha e do editor Edson Filho, da É Realizações
9 de dezembro, 9h
Mesa de abertura: Depoimentos
Julia Merquior
Gilda Oswaldo Cruz
José Jerônimo Moscardo de Sousa (Itamaraty)
Edson Filho
9 de dezembro 11h
Merquior, leitor único (I)
Raymond Aron – Eduardo Wolf (UNB)
Walter Benjamin – Günter Pressler (UFPA)
Carlos Drummond de Andrade – Flávia Amparo (UFF / Colégio Pedro II)
9 de dezembro 14h
Merquior, leitor único (II)
Foucault – Andrea Almeida Campos (UNICAP)
Lévi-Strauss – Valter Sinder (UERJ / PUC-RJ)
Machado de Assis – Lucia Granja (UNICAMP)
9 de dezembro 18h
Merquior, pensador (I)
O Brasil no Mundo – Rubens Ricupero (Itamaraty / Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial)
Liberalismo social e Humanismo – Eduardo Cesar Maia (UFPE)
Escola de Frankfurt – Regina Zilberman (UFRGS)
10 de dezembro, 10h, Merquior, pensador (II)
Crise da cultura – Kaio Felipe (IESP-UERJ)
Lírica moderna – Adriano Lima Drummond (UESPI)
Formalismo – José Luís Jobim (UFF / UERJ)
10 de dezembro 12h
Merquior e o universo hispano-americano
Merquior e Octavio Paz – Christopher Domínguez Michael (Letras Libres / Colegio Nacional de México)
O outro Ocidente: o caso brasileiro – Cláudio Ribeiro (UFG)
10 de dezembro, 14h
Merquior e a literatura brasileira
História da Literatura – Regina Lúcia de Faria (UFRRJ)
Poesia – Antonio Carlos Secchin (UFRJ / Academia Brasileira de Letras)
Crítica – Peron Rios (Colégio de Aplicação da UFPE)
16h
Inéditos de José Guilherme Merquior
Manuela Carneiro da Cunha (Universidade de Chicago / Universidade de São Paulo)
Paulo Roberto de Almeida (IHG-DF; Ibmec-Brasília)
18h
Mesa de encerramento: Depoimentos
Edson Filho
Christopher Domínguez Michael
Heloisa Vilhena de Araujo (Itamaraty)
Julia Merquior
Nenhum comentário:
Postar um comentário