domingo, 2 de julho de 2023

Oswaldo Aranha: textos e fotobiografia sobre sua vida e carreira diplomática e política

 


Oswaldo Aranha: Fotobiografia e dois volumes de seus mais importantes textos sobre diplomacia e política externa do Brasil.

Pedro Corrêa do Lago, Oswaldo Aranha: uma fotobiografia (Rio de Janeiro: Capivara, 2017), e a coletânea Oswaldo Aranha: um estadista brasileiro (Brasília: Funag, 2017, 2 vols.). 


        Montagem audiovisual com fotos variadas de Oswaldo Aranha, em diversas fases de sua carreira política e diplomática, com frases retiradas de seus discursos ou declarações, com um fundo de música brasileira. Serviu de simples ilustração de fundo quando do lançamento de dois livros sobre o ele: a fotobiografia de Pedro Corrêa do Lago e os dois volumes dos mais importantes discursos e textos de Oswaldo Aranha sobre temas de relações internacionais e política externa do Brasil.

Lançamento dos livros no Itamaraty, em 2017.

https://youtu.be/nG7pPEVpL0I

Pedro Corrêa do Lago é o autor de Oswaldo Aranha: uma fotobiografia (Rio de Janeiro: Capivara, 2017). Junto com os editores da coletânea Oswaldo Aranha: um estadista brasileiro (Brasília: Funag, 2017), ele apresentou, com a participação do embaixador Rubens Barbosa, ex-embaixador em Washington, e do diretor do IPRI-Funag, Paulo Roberto de Almeida, as duas obras, focadas na personalidade e na ação do famoso político gaúcho, um dos líderes da Revolução liberal de 1930, ministro da Justiça e da Fazenda no governo provisório de Getúlio Vargas (1931-34), embaixador em Washington (1934-37), chanceler do Brasil (1938-44), no período mais decisivo do século XX, e novamente ministro da Fazenda no governo constitucional de Vargas (1953-54). 

A fotobiografia tem mais de 600 imagens e 500 depoimentos, ao passo que a obra da Funag, em dois volumes, coleta tudo o que de mais importante Aranha escreveu ou falou entre 1930 e 1959. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.