Concurso Itamaraty: órgão lança certame para oficial de chancelaria
O edital de abertura, publicado nesta segunda-feira (18/9), oferta 50 vagas imediatas e 50 para formação de cadastro de reserva
18/09/2023 15:31 | Atualização: 18/09/2023 15:31
Raphaela Peixoto*
A função exige diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso superior em qualquer área de formação. O salário é de R$ 10.169,77 para jornada de 40 horas semanais.
Será admitida a solicitação de inscrição somente via internet, na página oficial do concurso, no período entre 22 de setembro a 11 de outubro. O valor da taxa de inscriçao é de R$ 120,00.
Da seleção
O certame será executado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe). Ao todo, a seleção terá as seguintes etapas:
- a) primeira etapa: prova objetiva e prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório;
- b) segunda etapa: curso de formação, de caráter eliminatório e classificatório.
A prova objetiva será composta por 60 questões do tipo múltipla escolha, com cinco opções (A, B, C, D e E), sendo uma única resposta correta. Já a prova discursiva, consistirá de duas questões discursivas (uma de lingua portuguesa e uma de lingua inglesa), no valor de 20 pontos cada, a serem respondidas em, no mínimo, 35 linhas e, no máximo, 45 linhas cada.
A primeira etapa do certame será realizada nas seguintes capitais: Belém (PA), Brasília (DF), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP). A aplicação desta fase está marcada para 10 de dezembro.
Curso de formação
O curso de formação terá a carga horária de 40 horas presenciais e será realizado em Brasília/DF, em período e local a serem divulgados no edital de convocação para essa etapa. A avaliação do curso de formação consistirá de prova objetiva, composta de 50 questões de múltipla escolha, com cinco opções (A, B, C, D e E) e uma única resposta correta.
*Estagiária sob supervisão de Talita de Souza
*Estagiária sob supervisão de Talita de Souza
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.