O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

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sábado, 31 de julho de 2021

19º Congresso Brasileiro de Direito Internacional - ABDI, Campo Grande (25-28/08/2021, virtualmente)

Convite recebido neste último dia de inscrição:


Professor Paulo Roberto de Almeida

Estimado amigo

 

É com alegria que comunico a realização do 19º Congresso Brasileiro de Direito Internacional, de forma virtual, entre os dias 25 e 28 de agosto de 2021.

Ao longo desses 19 anos, e de forma ininterrupta, muita coisa aconteceu especialmente para o aprimoramento na pesquisa do Direito Internacional com a publicação dos anais, o lançamento de teses e ideias durante o Congresso, a organização de apresentações e publicação de acordo com regras rigorosas para apresentação de trabalho, quando definimos um conselho científico de alto nível formado pelos senhores.

O Congresso reúne os principais nomes do estudo do Direito Internacional no Brasil e é foro aberto e democrático de todos nós como ambiente de expressão de ideias, estabelecimento de parcerias acadêmicas, produção de teses e posições acadêmicas.

Nesse sentido, eu ficarei muito feliz por contar com uma palestra sua no Congresso, de acordo com sua agenda, sobre tema que estiver pesquisando. Caso queira enviar um artigo para publicação em uma obra coletiva especial, ficaremos honrados em receber seu texto.

A confirmação de sua palestra, bem como a definição de sua participação, poderá ser feita diretamente no sistema do Congresso: https://sistemaabdi.com.br/2021/01/29/19-congresso-brasileiro-de-direito-internacional/. O artigo pode ser enviado para meu e-mail até 30 de setembro de 2021.

O convite formal segue anexo.

Cordialmente,

Professor Wagner Menezes

Department of International and Comparative Law 

Faculty of Law - University of São Paulo - USP - Brazil

 

The Wages of Destruction - Adam Tooze on the German economy under Hitler and during WWII - WW2TV

The Wages of Destruction

 Part of Reanalysed Week on WW2TV

https://www.youtube.com/watch?v=e_pZtzELV48

Professor Adam Tooze is a British historian who is a Professor at Columbia University and Director of the European Institute. From a start in modern German history with a special focus on the history of economics and economic history his interests have widened to take in a range of themes in political, intellectual and military history, across a canvas stretching from Europe across the Atlantic. 

https://adamtooze.com/ 

In today's show we look at Germany's wartime economy as explored by Adam's in his award winning book The Wages of Destruction. Our talking points will include the fact that after the Germans had failed to defeat Great Britain in 1940, the economic logic of the war drove them to an invasion of the Soviet Union. Hitler was constrained do so in 1941 to obtain the natural resources necessary to challenge two economic superpowers: the United States and the British Empire. 

That sealed the fate of the Third Reich because it was resource constraints that made victory against the Soviet Union impossible, especially when it received supplies from the Americans and the British to supplement the resources that remained under Soviet control. We will also talk about Strategic bombing, Albert Speer and also German's pre-WWII rearmament. 

Buy the book

USA https://bookshop.org/a/21029/97801431... 

UK https://uk.bookshop.org/a/5843/978014... 

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Any book listed here comes with the personal recommendation of Paul Woodadge, the host of WW2TV.

For full disclosure, if you do buy a book through a link from this page WW2TV will earn a commission. 

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https://www.youtube.com/watch?v=e_pZtzELV48


Teorias da conspiração no máximo da potência - Anne Applebaum (The Atlantic)

 Se vcs pensam que o Bolsonaro é maluco, vão gostar desta história (verdadeira) relatada pela Anne Applebaum, a autora de Gulag, Red Famine e Twilight of Democracy.

Nos EUA, terra da liberdade, tudo é possível, até um novo dilúvio, pois não faltarão Noés dispostos a construirem arcas gigantescas para abrigarem americanos e animais.

Paulo Roberto de Almeida


MyPillow Guy emerging out of a destroyed Capitol building amid a sea of MAGA supporters
Photo-illustration by Adam Maida / The Atlantic*

THE MYPILLOW GUY REALLY COULD DESTROY DEMOCRACY

In the time I spent with Mike Lindell, I came to learn that he is affable, devout, philanthropic—and a clear threat to the nation.

About the author: Anne Applebaum is a staff writer at The Atlantic, a fellow at the SNF Agora Institute at Johns Hopkins University, and the author of Twilight of Democracy: The Seductive Lure of Authoritarianism.

When you contemplate the end of democracy in America, what kind of person do you think will bring it about? Maybe you picture a sinister billionaire in a bespoke suit, slipping brown envelopes to politicians. Maybe your nightmare is a rogue general, hijacking the nuclear football. Maybe you think of a jackbooted thug leading a horde of men in white sheets, all carrying burning crosses.

Here is what you probably don’t imagine: an affable, self-made midwesterner, one of those goofy businessmen who makes his own infomercials. A recovered crack addict, no less, who laughs good-naturedly when jokes are made at his expense. A man who will talk to anyone willing to listen (and to many who aren’t). A philanthropist. A good boss. A patriot—or so he says—who may well be doing more damage to American democracy than anyone since Jefferson Davis.

I met Mike Lindell, the CEO of MyPillow, in the recording studio that occupies the basement of Steve Bannon’s stately Capitol Hill townhouse, a few blocks from the Supreme Court—the same Supreme Court that will, according to Lindell, decide “9–0” in favor of reinstating Donald Trump to the presidency sometime in August, or possibly September. I made it through the entirety of the Trump presidency without once having to meet Bannon but here he was, recording his War Room podcast with Lindell. Bannon has been decomposing in front of our eyes for some years now, and I can report that this process continues to take its course. I walked in during a break and the two men immediately gestured to me to join the conversation, sit at the table with them, listen in on headphones. I demurred. “Anne Applebaum … hmm,” Bannon said. “Should’ve stuck to writing books. Gulag was a great book. How long did it take you to write it?”

In the room adjacent to the basement studio, an extra-large image of a New York Times front page hung on the wall, featuring a picture of Bannon and the headline “The Provocateur.” A bottle of Bio-Active Silver Hydrosol, whatever that is, sat on the desk. The big-screen TV was tuned to MSNBC. This wasn’t surprising: In his podcasts, Bannon carries on a kind of dialogue with Rachel Maddow, playing her sound bites and then offering his own critique. Later, Lindell told me that if it weren’t for attacks by “the left”—by which he means Politico, the Daily Beast, and, presumably, me—his message would never get out, because Fox News ignores him.

Bannon, too, lives outside the Fox bubble these days. Instead, he inhabits an alternate universe in which every minute of every day seems to be entirely devoted to the discussion and analysis of “electoral fraud,” with just a little time devoted to selling wellness products and vitamins that, despite his claims, won’t actually cure COVID-19. Bannon’s podcast, which he says has millions of listeners (it is ranked 59th on Apple Podcasts, so he might be right), is populated by full-time conspiracy theorists, some of whom you have heard of and some of whom you probably haven’t: Peter “Trump Won in a Freakin’ Landslide” Navarro, Rudy Giuliani, Garland Favorito, Willis @treekiller35, Sonny Borrelli, the Pizzagate propagator Jack Posobiec, and, of course, Lindell. Bannon calls them up one by one to report on the current status of the Trump-reinstatement campaign and related fake scandals. There are daily updates. The guests talk fast and loud. It is very exciting. On the day I was at the studio, Bannon was gloating about how President Joe Biden was now “defending his own legitimacy”: “We are going to spring the trap around you, sir!” He kept telling people to “lawyer up.”

Even in this group, Lindell stands out. Not only is he presumably much richer than Garland Favorito and Willis @treekiller35; he is willing to spend his money on the cause. MyPillow has long been an important advertiser on Fox News, so much so that even Trump noticed Lindell (“That guy is on TV more than I am”), but has since widened its net. MyPillow spent tens of thousands of dollars advertising on Newsmax just in the week following the January 6 attack on the Capitol.

And now Lindell is spending on more than just advertising. Last January—on the 9th, he says carefully, placing the date after the 6th—a group of still-unidentified concerned citizens brought him some computer data. These were, allegedly, packet captures, intercepted data proving that the Chinese Communist Party altered electoral results … in all 50 states. This is a conspiracy theory more elaborate than the purported Venezuelan manipulation of voting machines, more improbable than the allegation that millions of supposedly fake ballots were mailed in, more baroque than the belief that thousands of dead people voted. This one has potentially profound geopolitical implications.

That’s why Lindell has spent money—a lot of it, “tens of millions,” he told me—“validating” the packets, and it’s why he is planning to spend a lot more. Starting on August 10, he is holding a three-day symposium in Sioux Falls (because he admires South Dakota’s gun-toting governor, Kristi Noem), where the validators, whoever they may be, will present their results publicly. He has invited all interested computer scientists, university professors, elected federal officials, foreign officials, reporters, and editors to the symposium. He has booked, he says variously, “1,000 hotel rooms” or “all the hotel rooms in the city” to accommodate them. (As of Wednesday, Booking.com was still showing plenty of rooms available in Sioux Falls.)

Wacky though it seems for a businessman to invest so much in a conspiracy theory, there are important historical precedents. Think of Olof Aschberg, the Swedish banker who helped finance the Bolshevik revolution, allegedly melting down the bars of gold that Lenin’s comrades stole in train robberies and reselling them, unmarked, on European exchanges. Or Henry Ford, whose infamous anti-Semitic tract, The International Jew, was widely read in Nazi Germany, including by Hitler himself. Plenty of successful, wealthy people think that their knowledge of production technology or private equity gives them clairvoyant insight into politics. But Aschberg, Ford, and Lindell represent the extreme edge of that phenomenon: Their business success gives them the confidence to promote malevolent conspiracy theories, and the means to reach wide audiences.

In the cases of Aschberg and Ford, this had tragic, real-world consequences. Lindell hasn’t created Ford-level havoc yet, but the potential is there. Along with Bannon, Giuliani, and the rest of the conspiracy posse, he is helping create profound distrust in the American electoral system, in the American political system, in the American public-health system, and ultimately in American democracy. The eventual consequences of their actions may well be a genuinely stolen or disputed election in 2024, and political violence on a scale the U.S. hasn’t seen in decades. You can mock Lindell, dismiss him, or call him a crackhead, but none of this will seem particularly funny when we truly have an illegitimate president in the White House and a total breakdown of law and order.

Lindell had agreed to have lunch with me after the taping. But where to go? I didn’t think it would be much fun to take someone inclined to shout about rigged voting machines and fake COVID-19 cures to a crowded bistro on Capitol Hill. Because Lindell is famously worried about Chinese Communist influence, I thought he would like to pay homage to the victims of Chinese oppression. I booked a Uyghur restaurant.

This proved a mistake. For one thing, the restaurant—the excellent Dolan Uyghur, in D.C.’s Cleveland Park neighborhood—was not at all close to Bannon’s townhouse. Getting there required a long and rather uncomfortable drive, in Lindell’s rented black SUV; he talked at me about packet captures the whole way, one hand on the steering wheel, the other holding up a phone showing Google Maps. Once we got there, he didn’t much like the food. He picked at his chicken kebabs and didn’t touch his spicy fried green beans. More to the point, he didn’t understand why we were there. He had never heard of the Uyghurs. I told him they were Muslims who are being persecuted by Chinese Communists. Oh, he said, “like Christians.” Yes, I said. Like Christians.

He kept talking at me in the restaurant, a kind of stream-of-consciousness account of the packet captures, his mistreatment at the hands of the media and the Better Business Bureau, the dangers of the COVID-19 vaccines, and the wonders of oleandrin, a supplement that he says he and everyone else at MyPillow takes and that he says is 100 percent guaranteed to prevent COVID-19. On all of these points he is utterly impervious to any argument of any kind. I asked him what if, hypothetically, on August 10 it turns out that other experts disagree with his experts and declare that his data don’t mean what he thinks his data mean. This, he told me, was impossible. It couldn’t happen:

“I don’t have to worry about that. Do you understand that? Do you understand I’ve been attacked? I have 2,500 employees, and I’ve been attacked every day. Do I look like a stupid person? That I’m just doing this for my health? I have better things to do—these guys brought me this and I owe it to the United States, to all, whether it’s a Democrat or Republican or whoever it is, to bring this forward to our country. I don’t have to answer that question, because it’s not going to happen. This is nonsubjective evidence.”

The opprobrium and rancor he has brought down upon himself for trying to make his case are, in Lindell’s mind, further proof that it is true. Stalin once said that the emergence of opposition signified the “intensification of the class struggle,” and this is Lindell’s logic too: If lots of people object to what you are doing, then it must be right. The contradictions deepen as the ultimate crisis draws closer, as the old Bolsheviks used to say.

But there is a distinctly American element to his thinking too. The argument from personal experience; the evidence acquired on the journey from crack addict to CEO; the special kind of self-confidence that many self-made men acquire, along with their riches—these are native to our shores. Lindell is quite convinced, for example, that not only did China steal the election, but that “there is a communist agenda in this country” more broadly. I asked him what that meant. Communists, he told me, “take away your right to free speech. You just told me what they are doing to these people”—he meant the Uyghurs. “I’ve experienced it firsthand, more than anyone in this country.”

The government had taken his freedom away? Put him in a reeducation camp? “I don’t see anybody arresting you,” I said. He became annoyed.

Okay, I’m not talking about the government,” he said. “I’m talking about social media. Why did they attack me? Why did bots and trolls attack all of my vendors? I was the No. 1 selling product of every outlet in the United States—every one, every single one, all of them drop like flies. You know why? Because bots and troll groups were hired. They were hired to attack. Well, now I’ve done investigations. They come out of a building in China.”

It is true that there has been some organized backlash against MyPillow, which is indeed no longer stocked by Bed Bath & Beyond, Kohl’s, and other retailers. But I suspect that this reaction is every bit as red-white-and-blue as Lindell himself: Plenty of Americans oppose Lindell’s open promotion of both election and vaccine conspiracy theories, and are perfectly capable of boycotting his company without the aid of Chinese bots. Lindell’s lived experience, however, tells him otherwise, just like his lived experience tells him that COVID-19 vaccines will kill you and oleandrin won’t. Lived experience always outweighs expertise: Nobody can argue with what you feel to be true, and Lindell feels that the Chinese stole the election, sent bots to smear his company, and are seeking to impose communism on America.

Although he describes the packet captures as “cyberforensics”—indisputable, absolute, irreversible proof of Chinese evildoing—Lindell is more careful about evidence that isn’t “nonsubjective.” When I asked him how exactly Joe Biden’s presidency was serving the interests of the Chinese Communist Party, for example, his reasoning became more circuitous. He didn’t want to say that Joe Biden is himself a Communist. Instead, when I asked for evidence of communist influence on Biden, he said this: “Inauguration Day—I’ll tell you—Inauguration Day, he laid off 50,000 union workers. Boom! Pipeline gone. The old Democrat Party wouldn’t lay off union workers.”

In other words, the evidence of Joe Biden’s links to the Chinese Communist Party was … his decision to close the Keystone XL pipeline. Similarly convoluted reasoning has led him to doubt the patriotism of Arizona Governor Doug Ducey as well as Georgia Governor Brian Kemp and Secretary of State Brad Raffensperger, all of whom deny the existence of serious electoral cheating in their states. “My personal opinion,” he told me, is that “Brian Kemp is somehow compromised and maybe could be blackmailed or in on it or whatever. I believe Raffensperger’s totally in on it.”

In on what? I asked.

“In on whatever’s going on …”

I asked if he meant the Chinese takeover of America. Was Raffensperger pro-China?

“I believe he’s pro-China.”

MyPillow Guy
Michael Reynolds / Getty; Adam Maida / The Atlantic

Alongside the American business boosterism, Lindell’s thinking contains a large dose of Christian millenarianism too. This is a man who had a vision in a dream of himself and Donald Trump standing together—and that dream became reality. No wonder he believes that a lot of things are going to happen after August 10. It’s not just that the Supreme Court will vote 9–0 to reinstate Trump. It is also that America will be a better place. “We’re going to get elected officials that make decisions for the people, not just for their party,” Lindell said. There will be “no more machines” in this messianic America, meaning no more voting machines: “On both sides, people are opening their eyes.” In this great moment of national renewal, there will be no more corruption, just good government, goodwill, goodness all around.

That moment will be good for Lindell, too, because he will finally be able to relax, knowing that “I’ve done all I can.” After that, “everything will take its course. And I don’t have to be out there every day fighting for media attention.” He won’t, in other words, have to be having lunch with people like me.

Alas, a happy ending is unlikely. He will not, on August 10, find that “the experts” agree with him. Some have already provided careful explanations as to why the “packet captures” can’t be what he says they are. Others think that the whole discussion is pointless. When I called Chris Krebs, the Trump administration’s director of the Cybersecurity and Infrastructure Security Agency, he refused even to get into the question of whether Lindell has authentic data, because the whole proposal is absurd. The heavy use of paper ballots, plus all of the postelection audits and recounts, mean that any issues with mechanized voting systems would have been quickly revealed. “It’s all part of the grift,” Krebs told me. “They’re exploiting the aggrieved audience’s confirmation bias and using scary yet unintelligible imagery to keep the Big Lie alive, despite the absence of any legitimate evidence."

What will happen when Lindell’s ideological, all-American, predicted-in-a-dream absolute certainty runs into a wall of skepticism, disbelief, or—even worse—indifference? If history is anything to go by … nothing. Nothing will happen. He will not admit he is wrong; he will not stop believing. He will not understand that he was conned out of the millions he has spent “validating” fake data. (One has to admire the salesmanship of the tech grifters who talked him into all of this, assuming they exist.) He will not understand that his company is having trouble with retailers because so many people are repulsed by his ideas. He will not understand that people attack him because they think what he says is dangerous and could lead to violence. He will instead rail against the perfidy of the media, the left, the Communists, and China.

Certainly he will not stop believing that Trump won the 2020 election. The apocalypse has been variously predicted for the year 500, based on the dimensions of Noah’s Ark; the year 1033, on the 1,000th anniversary of Jesus’s birth; and the year 1600, by Martin Luther no less; as well as variously by Jehovah’s Witnesses, Nostradamus, and Aum Shinrikyo, among many others. When nothing happened—the world did not end; the messiah did not arrive—did any of them throw in the towel and stop believing? Of course not.

Lindell mostly speaks in long, rambling monologues filled with allusions and grievances; he circles back again and again to electoral fraud, to the campaigns against him, to particular interviewers and articles that he disputes, some of it only barely comprehensible unless you’ve been following his frequent media appearances—which I have not. At only one moment was there a hint that this performance was more artful than it appeared to be. I asked him about the events of January 6. He immediately grew more precise. “I was not there, by the grace of God,” he said. He was doing media events elsewhere, he said. Nor did he want to talk about what happened that day: “I think that there were a lot of things that I’m not going to comment on, because I don’t want that to be your story.”

Not too long after that, I suddenly found I couldn’t take any more of this calculated ranting. (I can hear that moment on the recording, when I suddenly said “Okay, enough” and switched off the device.) Although he ate almost nothing, Lindell insisted on grabbing the check, like any well-mannered Minnesotan would. In the interests of investigative research, I later bought a MyPillow (conclusion: it’s a lot like other pillows), so perhaps that makes us even.

When we walked outside, I thought that I might say something dramatic, something cutting, something like “You realize that you are destroying our country.” But I didn’t. He is our country after all, or one face of our country: hyper-optimistic and overconfident, ignorant of history and fond of myths, firm in the belief that we alone are the exceptional nation and we alone have access to exceptional truths. Safe in his absolute certainty, he got into his black SUV and drove away.


*Photo-illustration images: MyPillow; AP; Brent Stirton / Michael Negro / Pacific Press / LightRocket / Getty 

Anne Applebaum is a staff writer at The Atlantic, a fellow at the SNF Agora Institute at Johns Hopkins University, and the author of Twilight of Democracy: The Seductive Lure of Authoritarianism.

sexta-feira, 30 de julho de 2021

Bandeirantes: o mito e a história - Edison Veiga (BBC-Brasil)

Um excelente artigo sobre a verdade e os mitos sobre os bandeirantes. (PRA)

 

Como os bandeirantes, cujas homenagens hoje são questionadas, foram alçados a 'heróis paulistas'

https://www.bbc.com/portuguese/brasil-53116270?fbclid=IwAR3RtG5xoKqQPNRhEmSxNXioTi-6DBuw5cvQWsMtkomzrOnpzy1R1bJWXHY

Edison Veiga, De Bled (Eslovênia) para a BBC News Brasil, 20 junho 2020

 

Retrato de Domingos Jorge Velho mostra "muitas das características que acabaram por se tornar uma convenção de como representá-los", diz historiador

 

Eles eram rudes, geralmente iletrados, passavam longos períodos embrenhados em matas e campos desconhecidos, comiam mal e perseguiam índios. Figuras típicas do Brasil colonial, diretamente responsáveis pelas incursões "do homem branco" pelos confins então desconhecidos do Brasil, os bandeirantes acabaram elevados ao panteão dos heróis — sobretudo dos paulistas —, em um movimento iniciado no fim do século 19, incorporado aos discursos das comemorações do primeiro centenário da Independência, em 1922, reforçado na Revolução Constitucionalista de 1932 e consolidado nas celebrações do Quarto Centenário de São Paulo, em 1954. 

Documentos do Arquivo Histórico Municipal de São Paulo atestam que o primeiro logradouro público a ser batizado com o termo foi a rua dos Bandeirantes, no bairro do Bom Retiro, em maio de 1891. De lá para cá, o povo paulista ganhou a avenida dos Bandeirantes, a rodovia dos Bandeirantes, o canal de TV Bandeirantes e até a sede oficial do governo do estado se chama Palácio dos Bandeirantes. 

Monumentos e estátuas são inúmeros. Do Monumento às Bandeiras, obra de Victor Brecheret (1894-1955) concluída em 1953, à estátua do Borba Gato, polêmico trabalho de Júlio Guerra (1912-2001), inaugurada em 1957, não faltam homenagens aos bandeirantes pelas ruas e espaços públicos da cidade.

Na esteira dos movimentos que pedem a retirada de monumentos racistas ao redor do mundo — alguns indo às vias de fato —, o Brasil vive, sobretudo nas redes sociais, fenômeno semelhante. E o alvo tupiniquim são os bandeirantes. 

"É importante que a gente derrube, reescreva, renomeie. Mas que fique registrada a historicidade disso", opina à BBC News Brasil o historiador Marcelo Cheche Galves, professor da Universidade Estadual do Maranhão (UEM) e membro do instituto Proprietas, que fomenta discussões sobre o bem comum.

 

"Não basta derrubar, não basta renomear. É preciso registrar o momento histórico em que isso ocorreu, por que isso ocorreu. Afinal, se trata de disputas por memória. E nos momentos em que essas questões emergem, memórias em disputa podem provocar renomeações e derrubadas. Isso é positivo."

Segundo o historiador Paulo César Garcez Marins, professor do Museu Paulista da Universidade de São Paulo (USP), quem primeiro elegeu os bandeirantes, também chamados de sertanistas, como heróis foram os membros do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP), na década de 1890, em conjunto com genealogistas de então. 

"Os sertanistas, vistos como bárbaros por grande parte dos membros do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, sediado no Rio de Janeiro, e por artistas cariocas, foram progressivamente enaltecidos nos círculos literários e intelectuais paulistas como líderes do processo de construção territorial do Brasil", contextualiza ele.

"Romances, artigos em jornais e na revista do IHGSP, livros de história, monumentos escultóricos públicos e pinturas históricas foram os maiores responsáveis pela disseminação de uma visão positiva dos bandeirantes, que enalteciam como heróicos os feitos de 'desbravamento' — a retirada do bravio dos sertões — por meio da destruição das missões jesuíticas espanholas, de quilombos, como o de Palmares, e de populações indígenas sertanejas das capitanias do Norte, atual Nordeste."

"A figura do bandeirante como aquele herói que ampliava as fronteiras da então colônia, ou daquele que descobre as riquezas minerais, começou a ser construída a partir da ascensão econômica de São Paulo, especialmente a partir dos fim do século 19 e início do século 20", explica o historiador Luís Soares de Camargo, diretor do Arquivo Histórico Municipal de São Paulo. 

"O contexto histórico é fácil de ser entendido: São Paulo despontava como a grande potência econômica, mas faltava-lhe uma base historiográfica que desse uma base a esse novo papel do povo paulista. Faltava um 'herói' para dar mais consistência a uma tese de que desde o passado São Paulo já estava à frente das demais capitanias. Assim, alguns historiadores deram início a esse processo de glorificação do passado paulista e a figura que mais se adequava era a dos sertanistas. Forte, corajoso, guerreiro."

Professor na Universidade Estadual Paulista (Unesp), o historiador Paulo Henrique Martinez também atribui a consolidação do mito do bandeirante ao poderio econômico experimentado por São Paulo a partir do início do século 20. 

"Houve a consagração e associação deste espírito aventureiro [dos bandeirantes] com os empreendimentos econômicos no estado de São Paulo, impulsionados pelo café e que alcançaram o mercado imobiliário, ferrovias e navegação, bancos e indústria", comenta ele à BBC News Brasil.

 

Os "que vão ao sertão"

Uma pesquisa nas atas da Câmara de São Paulo comprova que o termo bandeirante não existia antes do fim do século 19. "A documentação oficial não se referia a eles nem como bandeirantes nem como sertanistas", pontua Camargo. "O mais próximo que vi é 'homens que vão ao sertão'."

Em 16 de maio de 1583, por exemplo, a Câmara registrou a reclamação de Jerônimo Leitão, capitão de São Vicente, indignado com as pessoas que iam "ao sertão" sem sua licença, causando "prejuízo" para a capitania. Ele contava estar "informado de muita devassidão" nessas empreitadas mata adentro.

Camargo aponta o historiador e monge beneditino Gaspar Teixeira de Azevedo (1715-1800), mais conhecido como Frei Gaspar da Madre de Deus, como o primeiro a chamar, em livro, de bandeiras as incursões pelo sertão — o faz em "Memórias Para a História da Capitania de São Vicente", publicado originalmente em 1797. "Mas ele ainda não empregava o termo bandeirantes. Chamava-os apenas de paulistas", atesta Camargo. 

Em 1870, o historiador, militar e diplomata Francisco Adolfo de Varnhagen (1816-1878) publicou "História Geral do Brasil". Na obra ele também usa o termo bandeiras — mas não menciona nem bandeirantes nem sertanistas.

Segundo as pesquisas do historiador Camargo, a primeira menção do termo bandeirante pela imprensa ocorreu em 11 de abril de 1837. Uma nota publicada pelo jornal "Pharol do Império", do Rio de Janeiro, narrando que um "bandeirante", Sebastião Fernandes Tourinho, chefiou em 1573 uma expedição que "subiu pelo Rio Doce, e atravessando imensos sertões desceu pelo Jequitinhonha para a província da Bahia conduzindo escravos, algumas amostras de esmeraldas ou safiras". 

Em 1867 o escritor e jornalista português José da Silva Mendes Leal (1820-1886) publicou o romance Os Bandeirantesem cuja primeira página o leitor já é apresentado a "um viageiro de trajo modesto e boa presença". 

Na tese de doutorado "Entre Batismos e Degolas: (Des)caminhos Bandeirantes em São Paulo", defendida na USP, a socióloga e antropóloga Thaís Chang Waldman afirma que o primeiro registro da palavra bandeirante em um dicionário de língua portuguesa data de 1871. Trata-se do dicionário publicado pelo frei Domingos Vieira, diz Waldman, no qual "bandeirante é definido como 'o afiliado da bandeira, ou companhia de exploração das matas virgens". 

A pesquisadora ainda cita o dicionário Houaiss, edição de 2009, em que "o bandeirante é registrado como substantivo masculino que denomina um 'indivíduo que no Brasil colonial tomou parte em bandeira (expedição)'". 

Vale ressaltar que a palavra bandeirante, portanto, passa a ser utilizada quando o ciclo das bandeiras já estava encerrado — conforme assinala o historiador e sociólogo Ricardo Luiz de Souza no artigo "A Mitologia Bandeirante: Construção e Sentidos".

Martinez lembra que o "termo bandeirante se refere aos integrantes das bandeiras, expedições de portugueses e colonos ao interior do continente sul-americano que resultavam em múltiplos ganhos: conhecimento geográfico, escravização de indígenas, estabelecimento de povoações e pontos de apoio a futuras expedições, localização de minas de ouro e prata, terras para agricultura, entre outros".

Taunay: o 'formulador' do mito

Mas para compreender totalmente a instauração do mito do bandeirante como herói paulista é preciso voltar a um intelectual da primeira metade do século 20: o historiador, biógrafo, romancista, tradutor e professor Afonso d'Escragnolle Taunay (1876-1958). 

"A construção desse imaginário histórico teve nele o seu principal formulador e divulgador, em várias obras históricas e no Museu Paulista [o Museu do Ipiranga]", ressalta Martinez.

"Taunay escreveu muito para jornais e depois refundia os textos em livros sem citar nenhuma fonte de documentação e das publicações anteriores", contextualiza o historiador. "Mas esse mito foi sendo construído ao longo de décadas e as caracterizações sofrem variações de autor para autor."

Entre 1924 e 1950, Taunay publicou "História Geral das Bandeiras Paulistas", obra em 11 tomos. Como diretor do Museu do Ipiranga — cargo ocupado de 1917 e 1953 —, o historiador também contribuiu para a consolidação desse imaginário. "Ele encomendou toda a representação iconográfica e a estatutária do bandeirismo que decora os salões do museu", diz Martinez. "O ano chave aqui foi 1922, nos preparativos para as comemorações do centenário da Independência do Brasil." Taunay trabalhou, segundo o historiador, para "enaltecer o papel dos paulistas na conquista territorial do interior do continente".

Camargo vê Taunay como o primeiro a "tratar o bandeirante como herói". 

"É preciso lembrar que sua tarefa foi facilitada pelo acesso que ele teve aos documentos do Arquivo Histórico Municipal. Autor positivista, que somente dá crédito a partir de provas documentais, ele teve nesses documentos a prova necessária para suas análises", afirma.

A própria imagem do bandeirante, com suas características físicas e vestuário, acabou sendo criada nesse momento. 

"Não existem retratos de bandeirantes realizados no momento em que esses homens viveram. Por isso, nada sabemos sobre suas fisionomias e pouco sobre como andavam vestidos pelos sertões", pontua o historiador Marins. 

Como exemplo, ele cita o retrato de Domingos Jorge Velho (1641-1705), obra executada em 1903 por Benedito Calixto (1853-1927). "Foi a primeira representação visual de um bandeirante a entrar na coleção do Museu Paulista. Nessa tela, já aparecem muitas das características que acabaram por se tornar uma convenção de como representá-los: traços europeus e pele branca, chapéus de aba larga, botas de cano alto, bacamarte e a pose altiva inspirada diretamente nos retratos de reis, a partir do modelo de Hyacinthe Rigaud para o célebre retrato de Luís 14, hoje no Louvre", contextualiza ele.

 

Taunay trabalhou, segundo historiador, para "enaltecer o papel dos paulistas na conquista territorial do interior do continente"

 

Segundo o historiador, as obras encomendadas por Taunay acabaram "reforçando as características visuais [dos bandeirantes] e trazendo outras, como o uso do gibão acolchoado em losangos, cobrindo o tronco". 

"Essas características iconográficas estabelecidas no Museu Paulista foram muito utilizadas em dois momentos chave da história paulista: a Revolução de 1932 e o Quarto Centenário de São Paulo", prossegue Marins. "Foi assim que apareceram em cartazes, cédulas, selos, porcelanas, anúncios comerciais, murais e em monumentos públicos, como o Monumento às Bandeiras, inaugurado em 1953, e no Mausoléu ao Soldado Constitucionalista de 1932, inaugurado em 1955, ambos no Ibirapuera (principal parque da cidade de São Paulo)."

Aos poucos, o paulista passa a se identificar — e a ser identificado — como bandeirante, como o sucessor do bandeirante. 

Em sua tese, a antropóloga Waldman se debruçou sobre a transformação da acepção da palavra. A resposta estava em jornais antigos. "Notei que na década de 1920 o termo paulista já era amplamente evocado como bandeirante nas mais diferentes colunas jornalísticas, seja em discussões sobre 'a moda bandeirante', 'o esporte bandeirante', 'a lavoura bandeirante', 'a jurisprudência bandeirante', 'o meio social bandeirante', 'a terra bandeirante', entre tantas outras referências que remetem a São Paulo de então e aos seus habitantes", escreve ela. 

"Mas afinal, quem é esse personagem que se insere em frentes, espaços e ramos tão diversos? Desbravador do Brasil, assassino, herói, genocida e mártir?", afirma a antropóloga. "(Des)portador do sertão, caçador de índios, destruidor de quilombos e soldado pacificador do gentil inimigo? Ou capitão do mato, sertanista e pioneiro no garimpo do ouro e das pedras preciosas? Inimigo dos espanhóis e dos jesuítas, defensor dos interesses da Coroa portuguesa e ao mesmo tempo insubmisso vassalo do rei de Portugal? E ainda aristocrata, bruto, milionário, despojado e self-made man? Mameluco, português, indígena? Caipira, monçoneiro, tropeiro, cafeicultor? Quatrocentão, modernista, imigrante, migrante, negro e mulher paulista?"

No artigo "Bandeirantismo e Identidade Nacional", publicado em Terra Brasilis, revista da Rede Brasileira de História da Geografia e de Geografia Histórica, a geógrafa Silvia Lopes Raimundo afirma que o "discurso regionalista, centrado na figura do bandeirante", se tornou ponte entre o local e o nacional em São Paulo. 

"Na historiografia paulista produzida nesse período as ideias de conquista e civilização aparecem relacionadas com qualidades que as elites desejavam ver no Brasil da época, tais como progresso, modernidade, riqueza e integração territorial", escreve ela. "Nesse momento o estudo do movimento das bandeiras também foi utilizado para destacar a singularidade do habitante de São Paulo e seu papel na conquista e, posteriormente, na ocupação do território."

Taunay não foi o único a definir o bandeirante. Outra obra de referência nesse quesito é "Vida e Morte do Bandeirante", publicada em 1929 pelo jurista e escritor José de Alcântara Machado de Oliveira (1875-1941). Outro autor que também contribui para esse imaginário foi o caricaturista, pintor, cronista, escritor e ilustrador Belmonte, como era conhecido Benedito Carneiro Bastos Barreto (1896-1947) — é dele o livro "No Tempo dos Bandeirantes". "Suas representações dos bandeirantes serviram como inspiração para outros artistas também representarem essa figura do herói", comenta Camargo. "Acredito até que Júlio Guerra, autor do monumento 'Borba Gato', se inspirou em Belmonte para fazer sua estátua."

"A construção de uma mitologia implica na invenção de tradições, e a mitologia bandeirante foi utilizada neste sentido pelas elites paulistas; para enobrecer suas origens", escreve Souza.

Momentos-chave

Durante o movimento conhecido como Revolução de 1932, quando tropas paulistas estavam guerreando contra o restante do país, a ideia do bandeirante servia como argumento a diferenciar os de São Paulo dos brasileiros de outros Estados. 

No livro "Confederação ou Separação" publicado em 1933, o historiador e sociólogo Alfredo Ellis Júnior (1896-1974) partiu do caráter do bandeirante para defender que os paulistas eram "diferentes" dos demais. "Eles [os bandeirantes] eram apelidados de 'portugueses', de 'vicentinos' ou de 'paulistas'. Jamais foram brasileiros", escreveu. 

A relação com os bandeirantes estava presente até nos nomes dos batalhões. Muitos deles homenageavam figuras históricas do tipo, como Fernão Dias, Paes Leme Raposo Tavares e Anhanguera. "A revolução usou algumas imagens dos bandeirantes como os grandes heróis paulistas para conquistar corações e mentes durante o período", afirma o pesquisador e colecionador Ricardo Della Rosa, autor do livro "Revolução de 1932: A História da Guerra Paulista em Imagens, Objetos e Documentos". "Isso foi feito de forma intensiva, por meio da propaganda de guerra."

Essa ligação persistiu no pós-revolução. Maior exemplo é o Obelisco Mausoléu aos Heróis de 32, mais conhecido como Obelisco do Ibirapuera, monumento feito por Galileo Emendabili (1898-1974) entre 1947 e 1970. "É o maior ícone de todos. Carrega essa simbologia", comenta Della Rosa. "As faces externas do Obelisco trazem associações de imagens do passado bandeirante paulista com o soldado de 32."

 

Taunay trabalhou, segundo historiador, para "enaltecer o papel dos paulistas na conquista territorial do interior do continente". Aqui, retrato dele feito pelo artista Henrique Manzo

 

Essas mensagens viveram um auge nos anos 1950, sobretudo por conta das comemorações pelos 400 anos da fundação de São Paulo. "Em vários momentos a figura [do bandeirante] foi exaltada, mas o grande ápice foi mesmo em 1954 por conta das comemorações do Quarto Centenário. Naquela época, a figura gigante do bandeirante passou a ilustrar anúncios e outras publicações que exaltavam a cidade e seu povo. Nos jornais da época era comum essa utilização", afirma Camargo.

Pesquisador da história de São Paulo, Della Rosa afirma que esse movimento de revisão do heroísmo bandeirante começou a ser visto no fim dos anos 1960. 

"Observamos uma degradação da imagem do bandeirante, que deixava de ser herói e passava a ser retratado como um escravizador e matador de índios", pontua. 

Em sua opinião, tal revisionismo é cheio de riscos — e ele não concorda com a ideia de retirar monumentos ou renomear espaços públicos, por exemplo. "Hoje em dia vejo uma espécie de revisionismo histórico que me preocupa bastante, é o que coloca o bandeirante como se ele descesse ali, entrasse no sertão, com um exército de homens brancos… É preciso lembrar que os índios já eram bélicos. O europeu é outro ser bélico. Quando este chegou, acabou se associando a alguns índios e, se não fossem essas associações, não teriam existido as bandeiras. Colocar tudo na conta do bandeirante é um desconhecimento histórico."

 

Cultura e história alemã serão assuntos no Goethe-Institut São Paulo em agosto (Estadão)

 Cultura e história alemã serão assuntos no Goethe-Institut São Paulo em agosto


CONTEÚDO ESTADÃO
da Redação

O Goethe-Institut São Paulo, órgão cultural do governo da Alemanha, oferecerá, a partir de agosto, uma imersão na história, nos costumes e na política alemã.

A instituição irá oferecer cursos especiais que vão abordar desde a biografia de irmãos muito conhecidos como Jacob e Wilhelm Grimm, Alexander e Wilhelm von Humboldt e Fanny e Felix Mendelssohn, passando pelo Romantismo, até a presença de partidos políticos alemães no Brasil, suas fundações e ideologias.

Além do ensino do idioma, o Goethe-Institut São Paulo oferece esses cursos especiais para pessoas que já têm conhecimento básico da língua, com uma proposta de unir o ensino do alemão com aspectos culturais e históricos da Alemanha.

Por causa da pandemia de covid-19, os cursos estão sendo ministrados em plataforma online. O instituto também oferece cursos de alemão direcionados a profissionais de direito, de saúde e tradutores, além dos preparatórios para exames de proficiência.

Para participar, basta entrar em contato com o Goethe-Institut para mais informações. Confira a programação.

CURSOS ESPECIAIS GOETHE-INSTITUT EM AGOSTO:

Resistência ao nacional-socialismo: biografias, cartas e diários dos combatentes da resistência

A história do Nacional-Socialismo a partir da perspectiva de grupos de resistência e pessoas que se opõem ao sistema e trabalhavam pela paz e justiça, como Sophie Scholl, Helmuth James Graf von Moltke e Dietrich Bonhoeffer.

Quando: De 5/8 a 10/8, das 18h45 às 22h

Biografias de irmãos - parte 1

As histórias de vida dos irmãos muitas vezes refletem a situação histórica de todo um século. A relação entre assuntos sociopolíticos e privados como um influenciado o outro mutuamente será analisada a partir de três biografias de diferentes épocas: Jacob e Wilhelm Grimm, Alexander e Wilhelm von Humboldt e Fanny e Felix Mendelssohn.

Quando: De 16/8 a 4/10, das 20h30 às 22h

A época do Romantismo e seus temas centrais

"Romântico": conceito este conceito compreende o sinistro, o fantástico, o assunto, trata das personagens aventureiras e apaixonadas. O Romantismo Negro, em particular, manifestou o fascínio por ocorrências estranhas e malignas. ETA Hoffmann, com as suas histórias de Sandmann e da Casa Vazia, é um exemplo paradigmático do narrador irônico e pouco confiável desta época. Neste curso texto explicativo e ocasionalmente adaptações cinematográficas e musicais para entender aspectos específicos da época do Romantismo.

Quando: De 26/8 a 9/12, das 18h45 às 20h15

Os partidos políticos alemães no Brasil - suas fundações e ideologias

Os partidos políticos alemães estão ativamente presentes no Brasil há muitos anos através de suas fundações, que oferecem bolsas de estudo e programas diferentes. Neste curso, vamos explorar as ideias e os políticos por trás dessas fundações. Um panorama compacto de 1950 até hoje, incluindo retratos dos três candidatos ao cargo de Chanceler Federal após 16 anos de Angela Merkel: Olaf Scholz, Armin Laschet e Annalena Baerbock.

Quando: 16/8 a 13/12, das 18h45 às 20h15

SERVIÇO:
Cursos especiais Goethe-Institut
Quando: a partir de agosto
Onde: Online pela plataforma Zoom
Contactos : cursos-saopaulo@goethe.de ou pelo telefone (11) 3296-7000, das 9h às 18h

(Com Agência Estado)

https://www.hnt.com.br/brasil/cultura-e-historia-alema-serao-assuntos-no-goethe-institut-sao-paulo-em-agosto/233525