O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sábado, 3 de outubro de 2009

1405) Turismo academico: ultima experiencia na Torino gastronomica e alguns passeios livrescos

Sábado, 3 de outubro de 2010
Helàs, la stada italiana prende fine, senza che il piacere del buon mangiare e gli passegiatte in cità hanno preso fine.
Passeio na cidade, primeiro no Palazzo Madama, museo di arte, um pouco barroco demais para o meu gosto, mas também atinha paratodos os gostos, peças da Idade Média, tapessarias, tecidos (inclusive uma história e a tecnologia do veludo), um bom café (ma questo non è bisogna da dire...).
Depois, pelas galerias, negozzi, restaurantes da cidade. Depois do excelente pranzo da sera, ieri, decidimos não voltar a um restaurante que conhecíamos da tempo, Il Cambio, que vem dos tempos de Cavour e do movimento contra a dominação austríaca, pela liberação e unificação da Itália.

Comemos mais rapidamente no centro, apenas para frequentar por mais tempo as livrarias, numerosas, e o comércio. Compramos mais dois ou três livros, alguns presentes, e voltamos ao hotel, arrumar malas e preparar a viagem de volta à França, neste domingo. Também aproveitar para ler outros livros nas livrarias.

De noite, uma última incursão gastronômica, próxima do hotel onde estávamos, Best Western Genova, na via Paolo Sacchi 14.
Fomos à Trattoria La Conca (ânfora), de cozinha degli Abbruzzi: Linguine ai Frutti di Mare, Pesce Spada ai Ferri, Branzino al forno, patate fritti, vino bianco, macedonia di frutta, café. Eccelenti, como sempre.

Tenho de trabalhar em alguns textos agora, aproveitando as numerosas notas que fiz durante todo o dia, no café do museo, nas livrarias, no próprio hotel...

Addio Torino, 3 de outubro de 2009.

Nenhum comentário: