terça-feira, 20 de abril de 2010

2045) O Pelé da diplomacia e medalhas a go-go...

Amorim compara Lula a Pelé e defende medalha dada a primeira-dama
Maurício de Moraes, do R7, em Brasília
R7, 16/04/2010

Chanceler diz que diplomacia não muda, mas próximo presidente terá menos brilho

O chanceler (ministro das Relações Exteriores) Celso Amorim disse nesta sexta-feira (16), em Brasília, que a saída do presidente Luiz Inácio Lula da Silva da Presidência não vai deixar a diplomacia brasileira menos importante.

Mas reconheceu que o próximo (a) ocupante do Palácio do Planalto terá menos brilho na cena internacional, comparando Lula a Pelé. Ele defendeu ainda a condecoração Ordem do Rio Branco dada à primeira-dama, Marisa Letícia, e à sua mulher.

Questionado sobre como será a diplomacia brasileira sem Lula na Presidência, ele respondeu que Pelé só teve um, mas o Brasil continuou a ser campeão do mundo.

Para Amorim, a diplomacia brasileira não terá mudanças significativas. Mas reconheceu, indiretamente, o papel de Lula nas relações exteriores do Brasil, que ganharam grande importância nos seus dois mandatos.

Dedicação de D. Marisa lhe valeu a medalha

Amorim também justificou porque a primeira-dama Marisa Letícia e a sua mulher, Ana Maria Amorim, receberam, no último dia 13, a Ordem do Rio Branco, no grau da Grã-Cruz, a mais alta condecoração da diplomacia brasileira.

Ele não citou nominalmente a sua mulher, mas defendeu as homenagens tomando o caso de D. Marisa.

- Não se pode imaginar uma atuação do presidente Lula sem o apoio de sua mulher, deixando horas de lazer e dedicação aos filhos.

5 comentários:

  1. Por que razão foi que as esposas do presidente e do minitro receberam mesmo essa condecoração? A mais alta condecoração da diplomacia Brasileira!! Pode até ser falta de memória minha, mas não lembro de ter lido nada a respeito delas terem fechado nenhum tratado de importância vital para o país, ou terem negociado alguma grande participação do Brasil no cenário internacional, como a nossa vaga de membro permanente do conselho de segurança da ONU, rs...

    Realmente, cuidar dos filhos e ter um marido que trabalha muito deve ser motivo de receber muitas condecorações, só esqueceram de condecorar umas outras milhões de Brasileiras em situação análoga, mas isso é detalhe... ou isso, ou realmente essa meldalha não vale mais nada.

    ResponderExcluir
  2. Não creio que seja possível. Acho que esta estória de medalha para a esposa do LULA só pode ser piada ... e de extremo mau gosto, devo dizer!!!

    ResponderExcluir
  3. Depois que o Severino Cavalcanti ganhou a sua, qualquer um pode ganhar...
    É o que se chama de desvalorização das ordens do mérito...
    Paulo Roberto de Almeida

    ResponderExcluir
  4. Paulo, sei que aqui não é o melhor espaço, mas não lembro de ter visto algum post sobre a questão nuclear do Irã e gostaria de fazer uma pergunta pra você sobre o tema, então utilizarei esta ferramenta, ok?

    Qual a sua opinião pessoal sobre o programa nuclear Iraniano e mais, sobre as recentes e controversas eleições do presidente Ahmadinejad, e qual você acha que deveria ser a postura do Brasil em relação a estes 2 temas?

    Se preferir responder por aqui, sem problemas, mas se preferir responder diretamente por mail para não misturar assuntos, segue meu endereço, lannesr@hotmail.com, só pediria que se possível, não divulgasse esta parte da mensagem (contendo meu endereço) no seu site, ok? Claro que você poderia responder criando um post específico apenas para o assunto, o que me deixaria muito satisfeito por poder conhecer suas opiniões sobre o tema mais a fundo!

    Obrigado e abraços.

    ResponderExcluir
  5. Daniel Moscoso21/04/2010, 00:45

    Prezados senhores,
    No "campo internacional", a única ação de D. Marisa de que lembro foi esta ter adquirido cidadania italiana!!!
    Curioso, mas considerando-se tal fato, os senhores não acham que as várias brasileiras viúvas de militares brasileiros mortos no Haiti seriam mais merecedoras de tais agrados?

    ResponderExcluir

Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.