Temas de relações internacionais, de política externa e de diplomacia brasileira, com ênfase em políticas econômicas, em viagens, livros e cultura em geral. Um quilombo de resistência intelectual em defesa da racionalidade, da inteligência e das liberdades democráticas.
O que é este blog?
Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida.
quarta-feira, 14 de abril de 2010
2104) Obama e "o cara": fim de uma bela amizade?
Saiba por que Obama não acha mais que Lula é “O Cara”
15 de abril de 2010
As imagens e as notícias sobre a Cúpula de Segurança Nuclear mostram que resultaram esfriadas as relações entre Barak Obama e Lula.
. Obama, que já considerou Lula a verdadeira encarnação de “O Cara”, ignorou-o em Washington.
. O que ocorreu:
1) Obama caiu na real dentro do próprio contexto do papel que jogam os EUA, fazendo menos concessões a situações e figuras exóticas como Lula.
2) Lula tem criado embaraços para os americanos em função do apoio ou tolerância a notórios inimigos dos EUA.
. A hora da verdade chegou antes para Obama e muito tarde para Lula.
Políbio Braga
2 comentários:
Sem negar que às vezes sou incômoda, só posso lembrar de Gaulle: "Les Etats n'ont pas d'amis. Ils n'ont que des intérêts". Parece inacreditável julgar que a atitude de Obama, antes ou agora, tem a ver com a bela ou feia barba grisalha do seu homólogo brasileiro.
Mas claro que, pra quem vê a coisa como um conflito da Democracia Ocidental contra o Dragão da Maldade - que parece pular de país exótico em país exótico a cada 4 ou 5 anos -, com certeza é um pouco embaraçoso e até bastante inacreditável nosso governo estar do lado do Dragão.
Claro que não há nenhum risco de sermos o próximo incômodo na lista, não é? O único maluco que acredita nessas coisas exilou-se no CFR: "When Brazil looks at Iran, Brazil sees Brazil".
Glaucia,
Muito antes de De Gaulle, Palmerston ja tinha dito, no seculo 19, que "nations do not have permanent friends; nations have permanent interests".
Nao se trata de Dragao, mas de equilibrios militares e riscos de proliferacao para grupos terroristas. Exista quem prefira ignorar que o Dragao em questao financie grupos terroristas e ja esteve envolvido diretamente em atos terroristas, e existem mandados de busca e captura contra seus dirigentes, por atentados terroristas cometidos em Buenos Aires. Basta recordar isso e ver com quem se busca amizades.
Quanto ao maluco do CFR, ele estava refletindo o pensamento de malucos aqui dentro, que acham que o outro dragao, vai vir atras do nosso grandioso programa nuclear.
Tem malucos para todo lado, como voce ve.
Paulo Roberto de Almeida
Postar um comentário