O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

quarta-feira, 14 de abril de 2010

2104) Obama e "o cara": fim de uma bela amizade?

Da coluna diária do jornalista gaúcho Políbio Braga:

Saiba por que Obama não acha mais que Lula é “O Cara”
15 de abril de 2010

As imagens e as notícias sobre a Cúpula de Segurança Nuclear mostram que resultaram esfriadas as relações entre Barak Obama e Lula.

. Obama, que já considerou Lula a verdadeira encarnação de “O Cara”, ignorou-o em Washington.

. O que ocorreu:

1) Obama caiu na real dentro do próprio contexto do papel que jogam os EUA, fazendo menos concessões a situações e figuras exóticas como Lula.

2) Lula tem criado embaraços para os americanos em função do apoio ou tolerância a notórios inimigos dos EUA.

. A hora da verdade chegou antes para Obama e muito tarde para Lula.

Políbio Braga

2 comentários:

Glaucia disse...

Sem negar que às vezes sou incômoda, só posso lembrar de Gaulle: "Les Etats n'ont pas d'amis. Ils n'ont que des intérêts". Parece inacreditável julgar que a atitude de Obama, antes ou agora, tem a ver com a bela ou feia barba grisalha do seu homólogo brasileiro.

Mas claro que, pra quem vê a coisa como um conflito da Democracia Ocidental contra o Dragão da Maldade - que parece pular de país exótico em país exótico a cada 4 ou 5 anos -, com certeza é um pouco embaraçoso e até bastante inacreditável nosso governo estar do lado do Dragão.

Claro que não há nenhum risco de sermos o próximo incômodo na lista, não é? O único maluco que acredita nessas coisas exilou-se no CFR: "When Brazil looks at Iran, Brazil sees Brazil".

Paulo Roberto de Almeida disse...

Glaucia,
Muito antes de De Gaulle, Palmerston ja tinha dito, no seculo 19, que "nations do not have permanent friends; nations have permanent interests".
Nao se trata de Dragao, mas de equilibrios militares e riscos de proliferacao para grupos terroristas. Exista quem prefira ignorar que o Dragao em questao financie grupos terroristas e ja esteve envolvido diretamente em atos terroristas, e existem mandados de busca e captura contra seus dirigentes, por atentados terroristas cometidos em Buenos Aires. Basta recordar isso e ver com quem se busca amizades.

Quanto ao maluco do CFR, ele estava refletindo o pensamento de malucos aqui dentro, que acham que o outro dragao, vai vir atras do nosso grandioso programa nuclear.
Tem malucos para todo lado, como voce ve.
Paulo Roberto de Almeida