O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida.

sábado, 7 de dezembro de 2013

Stalin Sem Gulag, mas com blog e internet; quadrilheiro ainda nao desceu da estratosfera mafiosa...

Parece que vai demorar um pouco para cair a ficha, mas ela acaba caindo.
Vamos supor aquelas cenas de filmes de Hollywood: o bacana acaba de inaugurar a cela, e logo que entra começa a dar ordens, a torto e a direita, com o dedo apontado para os novos "companheiros".
Aí, sente uma cutucada no ombro, por trás.
A camera se move lentamente no sentido contrário, e o Stalin Sem Gulag se defronta com um negão daqueles (com perdão da expressão deliberadamente racista, mas nos filmes de Hollywood só funciona a surpresa, se for uma daqueles negões bem grandes, 2 metros de altura, braços de estivador, ou de arremessador de martelo), e seu sorriso fica repentinamente amarelo.
O negão pergunta:
-- Ô meu chapa, quem você pensa que é aqui? Pegue aquela vassoura e vá varrer o chão; depois você limpa a privada, está bem assim, ou vai querer que eu ensine a fazer?

Corta, corta, estou divagando.
O Stalin Sem Gulag ainda não desceu da estratosfera, e o pessoal de Hollywood ainda não se apresentou.
Mas, em matéria de negão, acho que na Papuda tá cheio.
Paulo Roberto de Almeida

Augusto Nunes, 6/12/2013

Depois de nomear-se xerife de cadeia, o presidiário José Dirceu promoveu o comparsa Delúbio Soares a diretor de faxina e deu uma geral na cela S 13 da Papuda. “Nem parece prisão!”, entusiasmou-se um parente. “Ficou um brinco!”, admirou-se uma amiga. Foi provavelmente por isso que Lula achou melhor não dar as caras por lá. Ele achou tão aconchegante uma UPA em Pernambuco que lhe bateu a vontade de ficar doente. Se visitar a atual moradia de Dirceu, pode sucumbir ao desejo de ser preso.
Animado com o sucesso de crítica, Dirceu parece ter confundido cela com casa ─ e desistiu do emprego de gerente de hotel para exercer o ofício de blogueiro num escritório instalado onde hoje fica a sala de visitas. Cancelou o contrato com o St. Peter e, no mesmo dia, solicitou permissão judicial para dirigir da cadeia o blog em que assina artigos escritos por outros. Por enquanto, reivindica apenas um computador com acesso à internet, assinaturas gratuitas dos principais jornais (que os carcereiros devem trazer com o café da manhã) e o direito de conceder entrevistas quando bem entender.
Caso consiga tapear o juiz, Dirceu decerto incluirá num segundo lote de pedidos a troca da única mesa por outra mais espaçosa, um banheiro padrão Fifa, um novo jogo de cadeiras, a suspensão das visitas diárias de Eduardo Suplicy, a substituição de beliches por camas de casal e, como a Copa vem aí, um telão para cada hóspede da S 13. Então, Dilma Rousseff será convidada para inaugurar, ao lado do antigo camarada de armas, a primeira unidade do Minha Cela, Minha Vida.

Se o governo conferir ao programa o status de prioridade do PAC, e se aparecer o dinheiro que anda faltando no mundaréu de canteiros de obras desertos, meio mundo para vai querer transferir-se para a Papuda. É com esse tipo de cela que sonham todos os presidiários do mundo.

Um comentário:

Anônimo disse...

http://revistapiaui.estadao.com.br/blogs/herald/brasil/inspirado-por-dirceu-delubio-sera-revendedor-avon


http://revistapiaui.estadao.com.br/blogs/herald/brasil/dirceu-cria-esquema-para-desviar-macos-de-cigarro


http://revistapiaui.estadao.com.br/blogs/herald/brasil/dirceu-pede-permissao-para-cantar-repertorio-de-orlando-morais


http://revistapiaui.estadao.com.br/blogs/herald/internacional/lula-se-oferece-para-suceder-mandela


Vale!