Temas de relações internacionais, de política externa e de diplomacia brasileira, com ênfase em políticas econômicas, em viagens, livros e cultura em geral. Um quilombo de resistência intelectual em defesa da racionalidade, da inteligência e das liberdades democráticas.
O que é este blog?
Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida.
sexta-feira, 9 de janeiro de 2015
Charlie Hebdo: un journal iconoclaste, et fier de l'etre...
Um jornal iconoclasta, e orgulhoso de sê-lo...
De fato, não existe nenhuma vantagem, nem coragem, em ser conformista.
O importante é nadar contra a corrente, ser antagonista, ou contrarianista, em qualquer regime, e em qualquer circunstância.
Minha pequena homenagem a esse jornal excepcional, que já conhecia de sua fase Hara Kiri, exatamente igual, tão irreverente quanto, e que depois ficou ainda pior, quero dizer, melhor, para desespero de todos os poderes constituídos, de todas as igrejas consolidadas, de todas as religiões estabelecidas, e dos carolas e fundamentalistas de todas as cores...
Un journal comme il faut, ou seja, feito para incomodar, ou, como dizia Millor, "jornalismo é oposição, o resto é armazem de secos e molhados...".
Paulo Roberto de Almeida
Nenhum comentário:
Postar um comentário