segunda-feira, 20 de junho de 2016

Seminário Internacional de Planejamento Estratégico

ENSINO

``O Brasil pode se tornar uma das economias mais dinâmicas do Século XXI´´, diz professor

II Seminário Internacional de Planejamento Estratégico de Defesa Nacional foi realizado na UNIFA
Publicado: 20/06/2016 09:40h



Imprimir
Cerca de 400 pessoas participaram do evento  Suboficial Alvarez / UNIFA
"Se nós aproveitarmos as oportunidades, o Brasil pode se tornar uma das economias mais dinâmicas do Século XXI". A mensagem do economista, diplomata, cientista social e professor da Universidade Columbia, Marcos Troyo, encerrou o II Seminário Internacional de Planejamento Estratégico de Defesa Nacional, realizado na última sexta-feira (20/6) na Universidade da Força Aérea (UNIFA), no Rio de Janeiro (RJ).

Cerca de 400 civis e militares debateram sobre temas como desenvolvimento nacional, reglobalização e o conhecimento como projeção de poder. Para isso, foram analisados desde aspectos da história do Brasil até o planejamento para o futuro da Força Aérea Brasileira e do País. 

O professor Anderson Ribeiro Correia, Reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), elogiou o fato de 81% da atual frota da Força Aérea Brasileira ser composta por aeronaves produzidas ou modernizadas por empresas nacionais. "Tecnologia Aeronáutica é de longo prazo", afirmou, sobre os resultados esperados e o investimento realizado durante décadas.

O diplomata e professor Paulo Roberto de Almeida também ressaltou o papel da indústria aeroespacial. "A Força Aérea é uma força moderna, baseada em tecnologia, e por isso pode incrementar o futuro do País", disse. 

Tenente-Brigadeiro Botelho faz palestra  Suboficial Alvarez / UNIFA
Aconteram ainda palestras do professor Bolívar Lamounier, que tratou do patrimonialismo, estatismo e clientelismo como receitas para impedir o desenvolvimento do Brasil; do professor Ricardo Vieira Alves de Castro, sobre conhecimento como projeção de poder; e do professor Olavo Bittencourt Neto, sobre mineração espacial. Já o Tenente-Brigadeiro do Ar Raul Botelho, Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), palestrou sobre o conceitros e o planejamento estratégico da instituição. 

O Vice-Reitor da UNIFA, Brigadeiro Tirre Freire, explicou que o objetivo do Seminário é ampliar a capacitação dos alunos da Universidade, da Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR), da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EAOAR) e do Centro de Instrução Especializada da Aeronáutica (CIEAR). "São oportunidades para que os oficiais em cursos de carreira, de pós-formação e de pós-graduação conheçam o pensamento de grandes pesquisadores acadêmicos, com destaque no cenário internacional, o que propicia a absorção de conhecimentos contemporâneos no mundo globalizado", explicou.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.