O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

ANPOCS aos 40 anos: algum espaço para um balanco das relacoes internacionais?

Já participei de exercícios da ANPOCS, inclusive me dedicando a fazer uma avaliação do estado da arte na pesquisa e produção de materiais sobre as relações internacionais, objeto de uma obra em três volumes:
Paulo Roberto de Almeida: “Relações internacionais”, in Sérgio Miceli (org.). O Que ler na ciência social brasileira (1970-1995), v. 3: Ciência Política (São Paulo: Editora Sumaré: ANPOCS; Brasília, DF: CAPES 1999, p. 191-255); disponível em Academia.edu (link: https://www.academia.edu/5782964/010_Rela%C3%A7%C3%B5es_internacionais_1999_). Relação de Publicados n. 241. Relação de Originais n. 684. 

Não sei se haverá espaço para balanço semelhante nesta comemoração especial dos 40 anos da ANPOCS, com sessão especial para a data:

 Colóquio Especial Comemorativo (CEC)
A ANPOCS e as Ciências Socais nos últimos 40 anos

Coordenação: André Pereira Botelho (UFRJ) e Emília Pietrafesa de Godoi (Unicamp)
Ementa: Discutir o perfil institucional e cognitivo das ciências sociais praticadas no Brasil constitui uma forma produtiva de comemorarmos os 40 anos da Anpocs. É o que propomos com este colóquio organizado em duas sessões: a primeira voltada à discussão da dimensão institucional das ciências sociais no Brasil, envolvendo temas como o crescimento da pós-graduação na área, as políticas públicas de ciência e tecnologia e a internacionalização das ciências sociais brasileiras. A segunda sessão centrada em questões cruciais da agenda cognitiva das ciências sociais nos últimos 40 anos e suas relações com a sociedade brasileira: Estado, sociedade e movimentos sociais; desenvolvimento e democracia; desigualdade social e diversidades; direitos e cidadania; cultura e sociabilidades.
1ª sessão: Desafios institucionais e consolidação das ciências sociais no Brasil 
Dia 26/10, quarta-feira, das 19h30 às 21h00, sala 7 – Hotel Glória
Coordenadora de sessão: Emília Pietrafesa de Godoi (Unicamp) 
Expositores: Hélgio Trindade (UFRGS), Guita Grin Debert (Unicamp), Helena Sampaio (Unicamp), João Marcelo Elhert Maia (CPDOC/FGV-RJ), Alexandro Dantas Trindade (UFPR)
2ª Sessão: Sociedade Brasileira, Ciências sociais e reflexividade 
Dia 27/10, quinta-feira, das 18h00 às 19h30, sala 7 – Hotel Glória
Coordenador de sessão: André Pereira Botelho (UFRJ) 
Expositores: Elide Rugai Bastos (Unicamp), José Sergio Leite Lopes (MN/UFRJ), Antonio da Silveira Brasil Jr. (UFRJ)/Bernardo Ricupero (USP), André Pereira Botelho (UFRJ)

Nenhum comentário: