sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Pedro Teixeira, a Amazônia e o Tratado de Madri - livro da Funag

A Fundação Alexandre de Gusmão, FUNAG, lançou a edição ampliada da obra "Pedro Teixeira, a Amazônia e o Tratado de Madri"

A FUNAG lançou em 24 de novembro a edição ampliada do livro "Pedro Teixeira, a Amazônia e o Tratado de Madri", organizada por Sérgio Eduardo Moreira Lima e Maria do Carmo Strozzi Coutinho. Nela, foram incorporadas as transcrições paleográficas dos documentos levantados durante as pesquisas conduzidas no processo de elaboração da obra, sobretudo no Arquivo Histórico Ultramarino, na Biblioteca da Ajuda, em Lisboa, bem como na Biblioteca Pública Municipal do Porto. Para avaliar a dimensão do acréscimo, a primeira edição continha 309 páginas, enquanto a nova edição possui 508 páginas. Trata-se de valiosa fonte de informação para estudiosos da História, da Geografia, da Cartografia, das Relações Internacionais do Brasil e, também, da gênese do Direito Internacional moderno aplicado à formação territorial brasileira.

A obra está disponível gratuitamente para download na Biblioteca Digital da FUNAG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.