sábado, 16 de março de 2019

Tolerância com o contraditório - Paulo Roberto de Almeida

Sobre a tolerância com o contraditório e a barreira contra comentários insensatos

Paulo Roberto de Almeida

Sou bastante tolerante com expressões políticas e posturas econômicas totalmente opostas às minhas, pois tenho essa atitude voltairiana na compreensão do contraditório como uma forma de preservação de espaços abertos aos debates democráticos. 
Este espaço é regulamente assediado por “inimigos” políticos que geralmente são militantes de algumas dessas seitas que pululam por aí, na certeza de que encarnam a luta do bem (de direita) contra o mal (esquerdista ou petista).
São aqueles a quem eu chamo de true believers, os verdadeiros crentes no caráter exclusivamente correto da sua fé. Antes eram os lulopetistas e esquerdistas em geral, mas eles hoje estão em baixa e pouco aparecem no meu quilombo de resistência intelectual. Agora são os direitistas radicais, templários de uma nova cruzada contra os iconoclastas e infieis (entre os quais eu me incluo, obviamente, como anarco-professor que sou).
Quando não são por demais ofensivos ou vulgares, como muito frequentemente são, eu acabo deixando, por serem uma prova viva de como o fanatismo e a ignorância continuam bastante presentes entre nós (um pouco como essas torcidas fanáticas de futebol, que são os novos bárbaros da modernidade).
Outros comentários são apenas incompreensíveis, o que me obriga a deletar sem dó.
Deixo esta nota de alerta como aviso aos true believers dos dois lados, embora a direita agressiva esteja se mostrando em sua verdadeira face: a da intolerância com posturas independentes como acredito ser a minha.

Grato Voltaire! Saudações Isaiah Berlin. Cumprimentos Raymond Aron. Salve mestre Roberto Campos. Salut Sócrates. Obrigado Maquiavel e Tocqueville. Um aceno a Marx e a Max Weber, e um grande abraço em Fernand Braudel.

Paulo Roberto de Almeida 
Brasília, 16 de março de 2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem-vindos, desde que se refiram ao objeto mesmo da postagem, de preferência identificados. Propagandas ou mensagens agressivas serão sumariamente eliminadas. Outras questões podem ser encaminhadas através de meu site (www.pralmeida.org). Formule seus comentários em linguagem concisa, objetiva, em um Português aceitável para os padrões da língua coloquial.
A confirmação manual dos comentários é necessária, tendo em vista o grande número de junks e spams recebidos.