O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

quinta-feira, 14 de março de 2019

Aula Magna do chanceler Ernesto Araujo no Instituto Rio Branco (11/03/2019)

Aos interessados nesta Aula Magna do chanceler Ernesto Araújo a duas turmas do Instituto Rio Branco, em 11 de março de 2019, suponho que será feita transcrição de suas palavras, ou pelo menos oferecido o texto que ele havia preparado, em formato de notas, provavelmente, para essa palestra.
O jornal O Estado de São Paulo já fez um editorial sobre um dos temas da aula, que ele chamou de "Diplomacia medíocre":
 https://opiniao.estadao.com.br/noticias/notas-e-informacoes,diplomacia-mediocre,70002754642
Coloquei também em meu site: 
https://diplomatizzando.blogspot.com/2019/03/diplomacia-mediocre-editorial-do-jornal.html
e em meu Facebook: 
https://www.facebook.com/paulobooks/posts/2360298620700241

Se por acaso o URL do vídeo original da Aula Magna: 
          https://www.youtube.com/watch?v=0Qt1kCY7D0M
for descontinuado, por razões de edição, por exemplo, eu preservei o vídeo da gravação direta em meu próprio canal no YouTube, neste link: 
         https://youtu.be/qXD0khwGdzc 

Aproveitem, pois não haverá novas palestras como esta, pelo menos não tão sincera e tão verdadeiramente representativa do personagem.

Paulo Roberto de Almeida
Brasília, 14 de março de 2019

====================

Alguns trechos selecionados por uma publicação católica: 


O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, afirmou que valores como a família e a fé cristã serão incorporados à diplomacia do Brasil.

Durante aula magna, na terça-feira (12), para estudantes do Instituto Rio Branco, o chanceler Ernesto Araújo destacou que, a partir de agora, valores como a fé cristã, a família, a liberdade e a grandeza, farão parte da agenda da diplomacia brasileira.
Segundo o chefe do Itamaraty, estes valores teriam sido negligenciados nas últimas décadas. Para o chanceler, o Brasil se acostumou a uma política externa “sem bússola moral, onde não existe o bem e o mal”.
O ministro acredita que o Itamaraty se transformou em uma espécie de escritório da ONU no Brasil:
“O povo brasileiro não quer que a gente faça uma avaliação sobre as últimas decisões da ONU, e sim a defesa efetiva de seus valores e ideias. Precisamos escutar a alma de nosso povo.”
Segundo O Globo, Araújo também enfatizou que o Brasil tende a se beneficiar com um “salto tecnológico” em suas relações com os Estados Unidos. 

O ministro disse, ainda, que Israel é um parceiro importante para o Brasil, mas também foi negligenciado e se tornou um pária na comunidade internacional.

Um comentário:

Carlos disse...

Caro PRA, o atraso tem um futuro brilhante no nosso Brasil.
Eu confesso que desisti e botei o pé na estrada.

Abraços e continue publicando seus textos por favor, precisamos mais do que nunca de suas análises e textos coerentes, inteligentes e informativas para tentar equilibrar esta onda nefasta de obscurantismo, ignorância e pura burrice mesmo.

Carlos.