O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

domingo, 10 de março de 2019

O minimo que você precisa saber sobre Olavo de Carvalho - Martim Vasques da Cunha

Nota sobre supressão de postagem em 16/09/2019: 

Recebi, na data acima, esta comunicação do Departamento Jurídico da Gazeta do Povo. Esclareço, entretanto, que minha postagem não pretendia violar nenhum direito autoral, uma vez que recebi o material de terceiros, indicando un link de acesso à matéria título.
Como meu blog se destina a informar e debater, entendi que a remessa cumpria objetivos legítimos, e assim postei o material.
Em cumprimento à notificação, fica a matéria devidamente suprimida, embora eu mantenha meu preâmbulo, eliminando, porém, o link de acesso.
Paulo Roberto de Almeida
Brasília, 16 de setembro de 2019

=============

On 16 Sep 2019, at 15:36, (via formulário do site www.pralmeida.org):

Assunto do contato: Reclamações
Mensagem: NOTIFICAÇÃO EXTRAJUDICIAL
NOTIFICADO: PAULO ROBERTO DE ALMEIDA (blog DIPLOMATIZZANDO)
Site: https://diplomatizzando.blogspot.com
Contato: http://pralmeida.org/contato/
NOTIFICANTE: EDITORA GAZETA DO POVO S.A., pessoa jurídica de direito privado com sede em Curitiba, Estado do Paraná, na Rua Avenida Victor Ferreira do Amaral, 306, Térreo, Tarumã, CEP 82.530-230, devidamente inscrita no CNPJ/MF sob o n°. 76.530.047/0001-29.
A EDITORA GAZETA DO POVO S.A., acima qualificada, vem, através da presente, apresentar NOTIFICAÇÃO EXTRAJUDICIAL, pelos fatos e os fins abaixo descritos:
1. A notificante é proprietária e titular dos direitos do jornal GAZETA DO POVO (impresso e on-line - www.gazetadopovo.com.br).
2. Não obstante às garantias legais de que desfruta, chegou ao nosso conhecimento que V.Sa. vem utilizando, de forma ilegal e SEM a devida autorização da Notificante, conteúdo disponibilizado (matéria) no jornal GAZETA DO POVO (impresso e on-line), conforme se comprova nos links abaixo destacados, de forma exemplificativa:
 Matéria / DIPLOMATIZZANDO /PAULO ROBERTO DE ALMEIDA:
https://diplomatizzando.blogspot.com/2019/03/o-minimo-que-voce-precisa-saber-sobre.html
 Matéria/ GAZETA DO POVO:
https://www.gazetadopovo.com.br/ideias/o-minimo-que-voce-precisa-saber-sobre-o-pensamento-de-olavo-de-carvalho-c68yh8qobcweicwkv32toa0px/
3. Assim, considerando que a referida conduta vai de encontro ao disposto na legislação vigente, fica Vossa Senhoria NOTIFICADA a adotar as seguintes providências:
a) Cesse o uso, no prazo improrrogável de 24 (vinte e quatro) horas, a contar do recebimento da presente notificação, de todo e qualquer material/conteúdo (incluindo, mas não se limitando, à matéria jornalística extraída do jornal Gazeta do Povo, de titularidade da Notificante, sob pena de serem adota[da]s [corrigido PRA] medidas imediatas nas esferas cíveis e penais necessárias para a inibição e reparação do ilícito.
Curitiba, 16 de setembro de 2019.
EDITORA GAZETA DO POVO S.A.
Nome: EDITORA GAZETA DO POVO S.A.
=============
Preâmbulo da postagem de 10/03/2019:

Recebi por meio de uma lista dita liberal de intercâmbio o longo texto abaixo, em relação ao qual recomendo leitura, para as pessoas minimamente interessadas num debate de qualidade. 
O fato de eu considerar Olavo de Carvalho um sofista – uma espécie de baixo clero dos filósofos gregos da Antiguidade – numa me impediu de reconhecer seu valor como pensador, como polemista e como animador de uma necessária resistência contra o marxismo vulgar – ambos fomos marxistas no passado –, contra o gramscismo acadêmico de nossas faculdades de humanidades, contra os perigos do Foro de S. Paulo – uma espécie de Cominform do Partido Comunista Cubano para controlar os partidos de esquerda na AL, nitidamente no comando do PT e de suas políticas – e contra outras bobagens de nossos intelequituais de esquerda. Eu me diverti muito lendo O Imbecil Coletivo, I e II, depois encarei com seriedade O Jardim das Aflições, assim como li, durante muitos anos, seus melhores textos, sobre Merquior, sobre Paulo Freire, sobre Oto Maria Carpeaux e vários outros temas. Só comecei a achar ele um charlatão, quando ele veio com essa paranoia esquizofrênica do antiglobalismo e da luta contra os organismos internacionais, que supostamente estariam engajados numa luta para retirar soberania aos Estados nacionais.
Teve gente que embarcou nessa canoa furada, inclusive o nosso chanceler, que veio com uma patética missão de nos retirar do globalismo, lutar contra uma indefinida "ordem global", e várias outras bobagens do gênero.

Este trabalho de Martim Vasques, que já foi amigo de OC, é uma brilhante análise sobre o seu pensamento.
Paulo Roberto de Almeida
Brasília, 10 de março de 2019
==============

Alerta inicial de quem o enviou para a lista: "Apesar de ultimamente achar que o Olavo não passa de um charlatão, vou ler este ensaio do Martim Vasques sobre ele, publicado na Gazeta do Povo (8/03/2019). Em PDF são 61 páginas ou 177 mil caracteres." 

O mínimo que você precisa saber sobre o pensamento de Olavo de Carvalho

Como o filósofo almeja a criação de uma casta espiritual-intelectual que, mais do que ser uma elite, pretende influenciar os rumos da nação no longo prazo

     


[MATERIAL SUPRIMIDO]

Martim Vasques da Cunha é autor dos livros Crise e Utopia – O Dilema de Thomas More (Vide Editorial, 2012) e A Poeira da Glória – Uma (inesperada) história da literatura brasileira (Record, 2015); pesquisador pela FGV-EAESP.

Nenhum comentário: