O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

terça-feira, 16 de julho de 2019

Hamilton Mourao fala sobre a politica externa, racionalmente...

Mourão defende que política externa do Brasil seja flexível e pragmática

Rio de Janeiro, 15 jul 2019 (EFE). 

O vice-presidente Hamilton Mourão defendeu nesta segunda-feira que o Brasil adote uma política externa flexível e pragmática, que permita que o país se relacione com todo o mundo, independente de posições ideológicas.
"Na política externa, em um mundo conflituoso como o de hoje, com países competindo por mercados, com protecionismo, migrações, problemas climáticos e outros conflitos, temos que ser flexíveis e pragmáticos", afirmou Mourão em entrevista concedida a correspondentes estrangeiros no Rio de Janeiro.
O vice-presidente afirmou que essa estratégia torna possível não só a aproximação do Brasil aos Estados Unidos, como desejado pelo presidente Jair Bolsonaro, mas também de outros países não tão ideologicamente alinhados ao governo, como China e Rússia.
"Temos que ser flexíveis para não ficarmos presos a uma só linha de ação e poder aproveitar a melhor linha para o país, assim como temos que ser pragmáticos, porque as relações têm que ser de Estado com Estado", explicou o vice-presidente.
Por dar prioridade aos assuntos de Estado, Mourão disse que o Brasil terá relação com qualquer que seja o presidente da Argentina no ano que vem, apesar de Bolsonaro ter declarado em várias oportunidades que apoia a reeleição de Mauricio Macri.
Mourão também destacou que o Brasil aprecia as relações que têm com a China, mesmo com as declarações de Bolsonaro na campanha eleitoral, que davam a entender que o governo buscaria um alinhamento automático com os Estados Unidos.
"Temos que conversar com todas as nações do mundo e sermos pragmáticos para buscar o benefício mútuo em todas as relações", frisou o vice-presidente.
Segundo Mourão, esse pragmatismo permitirá ao Brasil fazer negócios com todos os países no mundo, elevando assim participação nacional no comércio internacional, atualmente limitada a 0,2% do total movimentado no mundo.
"Isso é baixíssimo para um país como o nosso", ressaltou.
Para o vice-presidente, a maior parte dos mal-entendidos sobre a política externa brasileira desde a chegada de Bolsonaro ao poder tem relação com a imagem negativa do governo no exterior.
"Existe uma má vontade com a figura dele. Foi criada a imagem que Bolsonaro era o Átila que tinha chegado para arrasar o Brasil. Mas ele não é, em absoluto, uma pessoa totalmente fora dos padrões aos quais estamos acostumados", garantiu.
Mourão revelou que uma das principais missões que recebeu de Bolsonaro foi viajar à China para reativar a Comissão Chinês-Brasileira de Cooperação, levando a Pequim uma mensagem política para dissipar as dúvidas surgidas durante a campanha eleitoral.
"A missão foi muito bem-sucedida, e a mensagem foi transmitida. Fui recebido pelo próprio presidente da China (Xi Jinping) e estamos conversando diretamente com os chineses, que querem participar das licitações e dos leilões para desenvolver projetos de infraestrutura no Brasil", disse Mourão.
"Ninguém pode prescindir de negociar com a China, cujo mercado é maior que o da União Europeia e o Mercosul juntos. Ninguém pode fugir de negociar com a China. Não podemos desprezar uma relação com nosso maior parceiro comercial, com o qual tivemos no ano passado um comércio de mais de US$ 100 bilhões", acrescentou Mourão.
O vice-presidente afirmou que Bolsonaro deve realizar visita oficial à China em outubro, uma viagem na qual passará por vários países do Oriente Médio e do Japão, onde participará da coroação do novo imperador Naruhito.
Mourão também disse que recebeu de Bolsonaro a missão de reativar as relações de alto nível entre Brasil e Rússia, tarefa que pretende cumprir em outubro, quando receberá o vice-primeiro-ministro russo, Anton Siluanov, para um diálogo bilateral. 
EFE

Nenhum comentário: