O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

segunda-feira, 22 de julho de 2019

Política externa: o servilismo aos EUA, em sua forma mais sabuja

‘Estamos alinhados à política dos EUA’, diz Bolsonaro sobre navios iranianos

Duas embarcações estão no Paraná 
Aguardam abastecimento da Petrobras
Jair Bolsonaro disse nesse domingo que o Brasil está alinhado às políticas do governo dos Estados Unidos Sérgio Lima/Poder360 – 4.jul.2019
Poder 360, 22.jul.2019 (segunda-feira) - 7h34
O presidente Jair Bolsonaro disse no domingo (21.jul.2019) que o Brasil está alinhado à política dos EUA de sanção econômica contra o Irã. Bolsonaro foi questionado por jornalistas sobre duas embarcações iranianas que estão no porto de Paranaguá (PR) e que aguardam abastecimento da Petrobras.
“Sabe que nós estamos alinhados à política deles. Então, fazemos o que tem de fazer”, disse o presidente.
Os navios Bavand e Termeh estão parados desde o início de junho, aguardando abastecimento. As embarcações vieram ao Brasil carregadas de ureia e deveriam retornar ao Irã carregando milho brasileiro.
Por temer represália dos Estados Unidos, a Petrobras não abasteceu as embarcações.
A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, deu parecer favorável à Petrobras na última semana. Dodge argumenta que a empresa pode obter o produto de outra forma.

Nenhum comentário: