Deverei participar de um seminário na Biblioteca Mindlin, da USP, sobre a longa história da independência, sob a ótica do historiador Oliveira Lima, projeto concebido por meu colega do Itamaraty, historiador André Heráclio do Rego.
Vejam o link: https://www.bbm.usp.br/3x22
Paulo Roberto de Almeida
3 vezes 22
Ao completar o bicentenário da Independência e o centenário da Semana de Arte Moderna no ano de 2022, abre-se oportunidade para refletir e redimensionar a história da nossa formação – do Estado e da Sociedade, assim como da cultura histórica brasileira. O projeto
3 vezes 22 não será apenas a celebração de duas datas canônicas, mas uma tentativa de entrecruzar as temporalidades da Independência (1822), do Modernismo (1922) e da história do nosso tempo presente (2022). A reflexão crítica mediada pelos desafios do presente contemplará o legado deixado pelas narrativas sobre o movimento modernista e os projetos de construção da nação. O projeto
3 vezes 22, portanto,
vale-se do rico material conservado pela
Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin para encontrar nos documentos, nos livros e nos autores esquecidos e renegados pelas vertentes dominantes de nossa historiografia as evidências, as perspectivas e as interpretações que possam contribuir para a análise de nossa história, projetando questões que possam nortear a construção de um novo horizonte de autonomia, ao menos no plano da cultura e da ciência.
https://www.bbm.usp.br/3x22
A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin recebe nos dias 10 e 11 de setembro o seminário "Oliveira Lima e a (Longa) História Da Independência", com idealização e coordenação do diplomata e historiador André Heráclio do Rêgo. Em complemento ao seminário, haverá uma exposição para "ilustrar" e contextualizar a trajetória de Oliveira Lima e seus grandes feitos.
O Prof° Dr. João Paulo G. Pimenta leciona no departamento de História da USP e foi professor visitante do Colegio de México (2008) e da Universitat Jaume I, na Espanha. No vídeo, comenta sobre o processo de Independência nas diferentes regiões do Brasil, destacando a chegada da família real portuguesa, o processo de integração dentro do território nacional e a constituição do Império.
A Profª Dr. Cecilia Helena de Salles Oliveira leciona no Programa de Pós-Graduação em História Social da USP e é professora titular no Museu Paulista da USP. No vídeo, ela comenta sobre o processo de Independência, citando os conflitos entre Brasil e Portugal. Ela também fala sobre a construção de símbolos nacionais, como o Palácio do Ipiranga e a Estátua Equestre de D. Pedro I.
O Prof° Dr. Alexandre Macchione Saes leciona História Econômica na FEA-USP e é coordenador do projeto 3X22 na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin. No vídeo, ele comenta o contexto econômico em 1822 e em 1922, traçando paralelos com a economia atual e destacando os desafios que o país vai enfrentar até 2022.
Nenhum comentário:
Postar um comentário