O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida.

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

Epidemia de coronavirus na China: retorno de brasileiros

Coronavírus: três diplomatas brasileiros ficarão em quarentena

Eles ficarão isolados em Anápolis (GO), ao lado dos outros passageiros e da tripulação das aeronaves da FAB; poloneses pegam carona nos aviões


Flávio Luís Pazeto grava vídeo
Flávio Luís Pazeto grava vídeo Reprodução
Diplomata da Embaixada do Brasil em Pequim (China), Flávio Luís Pazeto gravou um vídeo em que relata os últimos momentos em Wuhan, cidade chinesa epicentro do coronavírus. Ele e outros 33 cidadãos devem retornar ao Brasil no final da tarde desta sexta-feira (7).
O coronavírus, que infectou mais de 31 mil pessoas na China, “deixou uma parte da comunidade brasileira no país chinês retida em suas casas, sem poder sair, com todo tipo de precariedade de deslocamento e acesso a alimentos”, segundo o diplomata.
Enquanto gravava o vídeo, Pazeto relatou que eram 23h em Wuhan e que, em breve, retornaria ao Brasil após ação do governo federal de buscar os brasileiros retidos na China. “Daqui uma hora partimos ao aeroporto para fazer checagens documentais e triagem de saúde, do lado chinês e brasileiro”, diz.
A expectativa é de que as aeronaves da FAB (Força Aérea Brasileira) cheguem por volta de meia-noite de sábado (8) na Base Aérea de Anápolis (GO),onde todas as pessoas (brasileiros retidos e tripulação) passarão por uma quarentena de 18 dias.
Oito crianças, entre as quais um bebê de um ano e meio, estão entre os 34 passageiros que embarcam no fim da tarde desta sexta. Ao lado dos militares e das equipes médicas que estão nas aeronaves, eles ficarão isolados por 18 dias para se ter certeza que não estão infectados pelo coronavírus.
No grupo, há três diplomatas brasileiros que trabalham no país asiático. Um grupo de poloneses, quatro poloneses e um chinês casado com polonesa, também estará nas aeronaves da FAB. O grupo irá desembarcar na escala em Varsóvia.
Cada passageiro só pode carregar 20 quilos de bagagem, de acordo com orientação da Embaixada do Brasil na China. O embarque para o Brasil está previsto para as 17h10 desta sexta-feira (7) — 4h10 de sábado (8) em Wuhan.

Nenhum comentário: