O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

sexta-feira, 27 de março de 2020

Mensagem do General Carlos Alberto dos Santos Cruz: Corona Vírus, Liderança e Coordenação

Mensagem do General Carlos Alberto dos Santos Cruz, sobre o momento presente.
Paulo Roberto de Almeida

General Santos Cruz
5 h
CORONA VÍRUS – LIDERANÇA E COORDENAÇÃO
Pandemia do corona vírus - a responsabilidade é de todos e não só dos governos (federal, estaduais e municipais). As opções são difíceis e complexas. Elas exigem participação individual e coletiva. A crise é mundial. Recai sobre todos uma grande responsabilidade, principalmente sobre os governos, que precisam coordenar, orientar e regular todas as áreas. O ministério da saúde, desde o início, vem mantendo uma linha confiável, transmitindo tranquilidade, realismo e conhecimento. O pessoal dos setores público e privado da área de saúde têm sido exemplares.
Existe uma infinidade de opiniões pessoais, já que o problema é novo há muitas informações divergentes e até algumas falsas na mídia. Isso exige clareza, preparo e segurança nas informações oficiais. A vida das pessoas e a normalidade da vida do país estão afetadas e em risco. Nesse contexto é preciso liderança, coordenação, equilíbrio, flexibilidade e método decisório.
O apoio político à área técnica é fundamental. É hora de estar acima das disputas partidárias, ideológicas, eleitoreiras e de unir os governadores, prefeitos, poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, empresariado, população. É importante confiar na área técnica, discutir as opções internamente na área governamental e, após decidir, preservando a flexibilidade, prestigiar as recomendações, ter uma coordenação de governo, transmitir tranquilidade, equilíbrio, coerência e exemplo.
Discussões públicas e contradições mostram falta de coordenação e não trazem a tranquilidade e a paz necessárias para a população enfrentar este período difícil. É na dificuldade que a liderança emerge. O líder tem que transmitir uma orientação segura, serena, exemplar e tem de prestigiar seus assessores, tem que assumir a responsabilidade de todo o processo. As mudanças e adaptações que a dinâmica impõe precisam ser dirigidas com mão segura pelo líder. A hora é crítica, pois afeta a vida das pessoas e todos os campos da vida nacional. A liderança, nesse momento crítico, exige percepção, calma e sensibilidade. Tem que ter bom senso, autoconfiança e humildade para tentar recuperar o tempo perdido.
Carlos Alberto dos Santos Cruz

Nenhum comentário: