O que é este blog?

Este blog trata basicamente de ideias, se possível inteligentes, para pessoas inteligentes. Ele também se ocupa de ideias aplicadas à política, em especial à política econômica. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre livros, sobre questões culturais em geral, focando numa discussão bem informada sobre temas de relações internacionais e de política externa do Brasil. Para meus livros e ensaios ver o website: www.pralmeida.org. Para a maior parte de meus textos, ver minha página na plataforma Academia.edu, link: https://itamaraty.academia.edu/PauloRobertodeAlmeida;

Meu Twitter: https://twitter.com/PauloAlmeida53

Facebook: https://www.facebook.com/paulobooks

quinta-feira, 12 de março de 2020

Política de Fronteira no Brasil, livro de Henrique Sartori


Recebi hoje, do amigo e colega acadêmico Henrique Sartori de Almeida Prado, professor Dr. na Faculdade de Direito e Relações Internacionais da Universidade Federal da Grande Dourados, este livro: 
A cooperação descentralizada e a política para a fronteira no Brasil
(Curitiba: Editora Íthala, 2019, 302 p.; ISBN: 978-85-5544-177-6)

O livro é dedicado ao papel das entidades subnacionais na região de fronteira nos temas de cooperação internacional – comumente inserido sob o conceito de paradiplomacia – mediante um estudo empírico de casos concretos, ou seja, as cidades-gêmeas de Ponta Porã, no Brasil, e Pedro Juan Caballero, no Paraguai, especialmente relevantes nas relações com o Paraguai, de todos os tipos.
Ou seja, a diplomacia não precisa ficar apenas aos cuidados do Itamaraty, pois as entidades subnacionais também podem desempenhar um papel extremamente relevante no encaminhamento de soluções e iniciativas para essas regiões de fronteira.



Fui premiado com uma dedicatória especialmente generosa, como se pode verificar pela imagem da página título: 

"Ao professor PRA, Desejo sempre que pense pelo bem do nosso país. 
Minha admiração.
Meu respeito.
Grande Abraço. 
(assinatura)
Dourados, 20/01/2020


O frontspício transcreve o teor de uma nota do grande diplomata e romancista Guimarães Rosa, de março de 1966, pouco antes de assumir uma cadeira na Academia Brasileira de Letras, e falecer logo em seguinda, na qual o intelectual, e chefe durante longos anos da Divisão de Fronteiras do Itamaraty, traça projetos para a futura cooperação dos dois países em prol do desenvolvimento das regiões limítrofes e de toda a economia.

Um estudo brilhante, que merece ser lido e conhecido por todos aqueles que se dedicam ao estudo da paradiplomacia e das relações internacionais do Brasil como um todo.

Paulo Roberto de Almeida
Brasília, 12/03/2020


Nenhum comentário: